Minhas Viagens
Não é difícil entender por que a Cidade Luz desperta tanta paixão em viajantes de todos os cantos: na capital da França, cada pedacinho é inspirador, de suas avenidas glamurosas aos bistrôs com mesinhas nas calçadas, parques com canteiros floridos, boutiques de marcas famosas e pontes sobre o rio Sena. Suas ruas, entre as mais poéticas do mundo para se percorrer a pé, convidam a um verdadeiro passeio pela história, com uma mistura do melhor do velho e do novo como só acontece por lá. É aficionado por museus? Dá para conhecer mais de um por dia. Seu foco são lojinhas, feiras e bairros charmosos? Marais, Quartier Latin e Montmartre te aguardam. Quer comer muito bem? Pois essa é uma das capitais mundiais da gastronomia. Entre os muitos lugares para conhecer em Paris, encontre a versão da cidade que mais combina com você.
O circuito básico do que visitar em Paris inclui uma visita ao Museu do Louvre , com suas esculturas gregas e pinturas impactantes, e ao Museu D'Orsay, com sua coleção de arte impressionista. Quem além pode incluir o Museu Rodin, para esculturas incríveis de Auguste Rodin (1840-1917), o Centro em arte moderna, focado em Georges Pompidou, o Atelier des Lumiéres, que projeta obras de arte de paredes com música e movimento. Para a programação musical, vale assistir a uma ópera ou balé na chiquérrima Ópera Garnier e um concerto no prédio audacioso da Cité de la Musique. Fãs de cinema podem se esbaldar na Cinemateca Francesa, enquanto quem ama livrarias não pode perder a histórica Shakespeare and Company. Para ver arte de rua, vá ao bairro de Belleville.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
As andanças por Paris são repletas de respiros por áreas verdes: a Cidade Luz tem mais de 400 parques e jardins. Os mais visitados são o Jardim des Tuileries, que se estendem da Praça da Concórdia até o Museu do Louvre, o Campo de Marte, com vista para a Torre Eiffel. Na margem esquerda do Sena, o Jardim de Luxemburgo é imperdível, com palácio e canteiros floridos. Quem for com crianças pode gostar do Jardin des Plantes, onde ficar um Zoológico e um museu de história natural. No Marais, a Place Vosges é uma praça romântica que já foi habitada pela realeza. Mais afastado do centro, o imenso Bois de Bologne garante um passeio completo: tem parquinho, lago, restaurante, palácio histórico e a Fundação Louis Vuitton, de arte contemporânea.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no siteParis tem monumentos e edifícios com estilos de diversas fases da arquitetura. Há construções com quase mil anos, como a Catedral de Notre Dame, uma famosa universidade Sorbonne e a antiga prisão La Conciergerie. É interessante dar umaval Napoleão, um museu militar Des Intiroides, construído em 1670, onde fica o túmulo de Bonaparte, e no Panteão, do século 18, onde há criptas de poetas, túmulos e escritores. Também é notável o Grand Palais, do século 19, que sustenta o maior telhado de vidro da Europa.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
Em bistrôs e resultados de Paris você pode provar pratos clássicos franceses como sopa de cebola, steak tartare (carne crua cortada na ponta da fachada), boeuf bourguignon (cozido de carne no vinho tinto) e crepes. Mas a cidade é totalmente cosmopolita: por suas ruas há comida judaica, marroquina, japonesa, italiana e de muitas outras especialidades. Um bom jeito de não errar onde comer em Paris e provar quitutes diferentes é nos mercados, como o Marché de Enfants Rouges ou comprar lanches em feiras como a da Rua Mouffetard para fazer um almoço em um parque. Os doces de Parissão um capítulo à parte espacial: bombons de chocolate, macarons, mil-folhas e outras delícias vendidas tanto em confeitarias de bairro quanto em boutiques de luxo, como se fossem naves.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no siteLouis Vuitton, Chanel, Hermès, Cartier… a França é o berço de algumas das marcas mais famosas do mundo da moda, perfumaria e alta joalheria. Grandes lojas de departamento como as Galeries Lafayette Printemps reúnem várias lojas e essas marcas. Na famosa avenida Champs-Élysées, há grifes convivendo com lojas como Adidas, Sephora e Levi's. A Rue de Rivoli, paralelamente ao Jardim des Tuileries, também concentra uma série de lojas, que vende desde souvenires baratinhos a itens de designers atuais. Os bairros Marais e Haut-Marais têm uma seleção eclética de lojas que desde marcas conhecidas são boutiques que só existem ali. Ou seja: há muitas opções do que comprar em Paris.
Encontre a loja mais próxima Monte sua viagem pelo siteA Cidade Luz se transforma ao anoitecer – não perca, aliás, como as luzes da Torre Eiffel brilhando depois que o sol se põe. Depois, além de escolher uma programação cultural, você pode simplesmente sentar em um café com mesas na calçada ou, quem sabe, subir a um bar em um dos telhados da cidade. Dançar em uma balada personalizada de Champs-Élysées, ver um show estilo cabaré em Pigalle/Montmartre e a um bar descolado em Belleville também são opções.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem pelo siteConfira dicas dos melhores lugares para visitar
Símbolo de Paris, uma estrutura de ferro tem 324 metros de altura – gigantesca quando vista de pertinho, do Campo de Marte, do Campo de Marte. Há entradas para tanto de escada quanto de elevador, mas para chegar ao topo, o trecho final é só de elevador. A vista lá de cima fica ainda mais bonita no pôr do sol. À noite, a torre ganha luzes que piscam por alguns minutos, a cada hora cheia.
Guarda um dos acervos mais ricos e completos do mundo: são 35 mil obras que, distribuídas em oito áreas temáticas, datam desde a Antiguidade até o século 20 – a mais famosa, é claro, é a “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci . Vale comprar o ingresso pela internet e chegar bem na hora de abertura para evitar filas. Do lado de fora, procure o melhor ângulo para uma foto em frente às emblemáticas pirâmides de vidro do arquiteto Ieoh Ming Pei e passeie pelas alas do Jardim des Tuileries.
A avenida mais glamourosa de Paris tem quase 2 km de extensão de árvores, canteiros muitas luzes à noite. Estão disponíveis em lojas de grifes como Dior e Chanel e redes de fast-food como Five Guys e Starbucks. Em uma das pontas da avenida fica o Arco do Triunfo, monumento encomendado por Napoleão Bonaparte para homenagear suas próprias vitórias militares. Dentro, há um museu com a história da construção e um mirante com vista panorâmica da cidade.
Você deve cruzar o rio algumas vezes durante sua estadia em Paris – suas belas pontes são atrações à parte, como a Alexandre III, com suas esculturas douradas. Vários passeios estão próximos de suas margens, como o próprio Museu do Louvre . Também dá para caminhar ou descansar nas passarelas bem pertinho da água, visitar a Ilha de la Cité para ver a fachada da Catedral de Notre Dame e fazer passeios de barco.
Em uma estação antiga de trem do fim do século 19, às margens do Sena , é um dos museus essenciais na sua lista d o que fazer em Paris . Suas galerias reúnem obras do impressionismo e os períodos que o antecedem e sucedem, muitas delas retratando paisagens parisienses e de outras partes da França, de artistas como Monet, Degas, Renoir e Van Gogh. O café dentro do museu tem design dos brasileiros Irmãos Campana.
O elevador de 1873 foi o primeiro do mundo a servir de transporte público, ligando-se à Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio. Não tem vista panorâmica sem percurso, pois o aumento da paisagem é todo fechado – em alta compensação, a paisagem que se da parte é vista principalmente, não entardecer fechado.
Quem desce à Cidade Baixa pelo Elevador Lacerda dá de cara com a construção amarela do século 19 que abriga mais de 200 lojas de artesanato e suvenires, além de praça de alimentação e rodas de capoeira. Ali também funcionam restaurantes tradicionais, como o Maria de São Pedro e o Camafeu de Oxóssi, outros especializados em moquecas e preparos de frutos do mar à moda baiana.
A 21 km de Paris, o palácio recebe os visitantes com seus imponentes portões dourados. Ícone da opulência que cercava a nobreza antes da Revolução e o máximo do barroco, a Versa francesa foi construída pelo rei Luís 13 e ampliada por seus sucessores, que ainda amplia mais suntuoso. Além de visitar seus cômodos, é essencial passear pelos jardins.
Ofertas incríveis de pacote de viagem pra Paris, passagens aéreas baratas e hotéis em promoção!
Fique por dentro de tudo sobre Paris
Os meses de maio e junho são dos mais agradáveis, com cores da primavera e temperatura gostosa. Em julho e agosto podem haver ondas de calor e as atrações ficam muito cheias, mas há dias mais longos e muitos eventos e festivais. Setembro e outubro são boas pedidas; em novembro, o frio já chega e o sol se põe antes das 17h. O inverno tem seu charme principalmente perto do Natal, quando a cidade fica toda enfeitada. É raro nevar em Paris.
Pelo menos quatro dias inteiros são produzidos para ver as principais atrações. Se os jardins podem estender-se, Paris preenche até dez dias de viagem, contando passeios até os jardins próximos , a Disneyland Paris e Giverny, onde fica a antiga casa e os do Claude Monet (1984-1926 ) .
O transporte público é bem integrado e tem boa cobertura, principalmente o metrô. É possível pedir táxis na rua ou chamar um carro pelos apps da Uber, FreeNow e Bolt. De bicicleta, você dribla o trânsito e conhece a cidade no seu ritmo. A capital tem mais de mil milhas de ciclovias e programa de bicicletas compartilhadas, como o Vélib' Métropole, da prefeitura. O aluguel de carro é recomendado para explorar os arredores, pois o tráfego de Paris é intenso.
Muitos prazeres parisienses são livres, como passear por seus parques paisagens e jardins e admirar como ao redor do Rio Sena . E muitas atrações podem ser admiradas de fora, sem pagar, como a Torre Eiffel , o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre Dame. Alguns museus têm entrada grátis no primeiro domingo do mês, como o Museu D'Orsay, o Museu Rodin e o Museu do Picasso. Para comer, dá para comprar itens em feiras como a Rua Mouffetard e preparar no hotel ou muitas vezes fazer um lanche, e também há opções de refeições rápidas e baratas, como falafels, pizzas, crepes, sanduíches e outros quitutes.
Depende da data da sua visita. Nos meses de meia-estação, leve calças, casacos e malhas para os dias mais frios e saias, shorts e camisetas para os mais quentes. No verão, dá para usar roupa de calor tranquilamente; no inverno, tenha todo aparato de frio, com casacos grossos, gorros, luvas e cachecóis. Leve sapatos muito confortáveis: caminha-se muito em uma viagem para Paris .