Minhas Viagens
Dona das praias paradisíacas do Nordeste, Maceió, a capital de Alagoas, tem um visual digno de paraíso tropical: aquele mar cristalino com vários tons de verde e azul, piscinas naturais e coqueirais acompanhando um sem-fim de faixas de areia clarinha. De lá, é possível fazer passeios para alguns dos lugares mais lindos do Brasil, como Maragogi e Barra de São Miguel, além de navegar pela foz do Velho Chico.
As praias de Maceió estão em primeiro lugar na lista do que fazer na cidade. As principais são Pajuçara, com suas piscinas naturais, jangadas coloridas e feira de artesanato; Ponta Verde, com ótimos restaurantes e bares (e também o melhor lugar para ficar em Maceió) e Jatiúca, com suas barracas de tapioca e calçadão à beira-mar. Por serem praias urbanas, antes de entrar no mar,vale checar o relatório de balneabilidade do IMA (Instituto do Meio Ambiente) de Alagoas.
Monte sua viagemEncontre a loja mais próximaNão faltam pratos à base de peixe e frutos do mar em Maceió. E como em estamos no Nordeste, a culinária local também é rica em pratos típicos como carne de sol, queijo coalho, baião de dois, cuscuz de milho e paçoca sertaneja (à base de carne de sol). Entre os restaurantes que recomendamos estão o Imperador dos Camarões, Picuí, Bodega do Sertão e Akuaba.
Monte seu pacoteEncontre a loja mais próxima
Para curtir música ao vivo (de dia ou à noite) há dois pontos certeiros em Maceió: o restaurante Lopana e o bar Maikai, com shows, dançarinos e muito forró. Já o bairro de Jatiúca é a melhor opção para quem prefere barzinhos – especialmente ao longo da avenida Júlio Marques.
Monte sua viagemEncontre a loja mais próxima
O destaque é o bordado filé, com trama delicada de fios coloridos, trabalhado com maestria pelas rendeiras do Pontal da Barra. Mas são variados os materiais usados no artesanato alagoano: madeira, cabaça, palitos, barro, papel machê, casca de coco e palha ganham forma e se transformam em belas peças pelas mãos dos artesãos locais. Dica: os melhores locais para compra de artesanato são o bairro Pontal da Barra, o Pavilhão do Artesanato (na Praia de Pajuçara) e a Feira de Artesanato de Pajuçara.
Monte sua viagemEncontre a loja mais próximaConfira dicas dos melhores lugares para visitar
A praia, que fica no município vizinho de mesmo nome, é famosa pelo mar cristalino, as areias finas, os coqueirais, recifes e as galés, que são piscinas naturais rasinhas em alto-mar, que fazem parte da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. As galés têm uma rica fauna marinha, incluindo peixinhos de várias cores que podem ser observados em um mergulho com snorkel, que você pode alugar no local.
Localizado 98 km ao norte de Maceió, o pequeno município – parte da desejada "Rota Ecológica" de Alagoas – tem praias quase desertas com piscinas naturais que se formam na maré baixa, coqueiros e mar de águas verdes, quentes e cristalinas. Na Praia do Riacho, é possível praticar mergulho ecológico nas piscinas, fazer um passeio para o Rio Tatuamunha para a observação do peixe-boi (espécie ameaçada de extinção) ou simplesmente relaxar e admirar a paisagem. Se possível, programe-se para dividir sua viagem com uns dias em Maceió e uns dias na Rota Ecológica, para aproveitar os dois ao máximo.
Situada no município de Marechal Deodoro, tem arrecifes do lado esquerdo, águas calmas e ótimos lugares para petiscar. As ondas mais fortes ficam do lado direito. Outras atrações são os passeios de barco até os bancos de corais, onde se pode mergulhar nas piscinas naturais. Você pode se divertir no banana boat e fazer aulas de surfe, caiaque e mergulho.
Distante 39 km de Maceió, a praia tem uma barreira de corais que suaviza a força da maré, formando lindas piscinas naturais em frente à areia. Além do banho de mar, aproveite para escolher onde você prefere se esticar: gazebo, espreguiçadeira ou redário?
Faça um passeio para a Praia do Gunga, a 45 km ao sul de Maceió, com águas esverdeadas que parecem um aquário natural, areias claras, coqueirais, falésias e a Lagoa do Roteiro – onde as águas doce e salgada se encontram. É possível fazer passeios de buggy se aventurar de bugue ou passear de e se aventurar com jangada.
Logo ao sul de Maceió ficam as lagoas Mundaú e Manguaba, uma do lado da outra, que podem ser desbravadas em um passeio de catamarã – com direito a mergulhos, delícias regionais à beira da lagoa e um belo pôr do sol.
O cenário exuberante já foi retratado em novelas como “Velho Chico” e “Cordel Encantado”, da TV Globo. É preciso seguir até a cidade de Piaçabuçu, 135 km ao sul de Maceió, para embarcar na escuna que navega pelo rio até o encontro com o mar. Ao redor, as dunas completam a experiência – os mais aventureiros vão adorar a adrenalina de descer de esquibunda. Quer saber mais sobre o Litoral Norte de Alagoas?
A praia é famosa pelo mar cristalino, as areias finas, os coqueirais, recifes e as galés, que são piscinas naturais rasinhas em alto-mar, que fazem parte da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. As galés têm uma rica fauna marinha, incluindo peixinhos de várias cores que podem ser observados em um mergulho com snorkel. Saiba tudo sobre Maragogi em nosso blog.
Confira outras promoções de Viagens e aproveite as ofertas da CVC
Ofertas incríveis de pacote de viagem pra Maceió, passagens aéreas baratas e hotéis em promoção!
Fique por dentro de tudo sobre Maceió
Em Maceió, faz calor o ano inteiro: o verão é mais seco e, as águas, mais cristalinas – mas os preços sobem, por causa da alta temporada.
Chove mais de maio a julho, com possibilidade de temporais até agosto.
Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são as melhores praias de Maceió. Confira também, nos arredores, a Praia do Francês e Maragogi, destinos imperdíveis para um bate-volta.
De avião, o visitante desembarca no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (a cerca de 25 quilômetros de Ponta Verde, região onde se concentram os hotéis).
A viagem de carro ou de ônibus é uma boa opção para quem já está no Nordeste, sendo que as rodovias BR-101 e AL-101 são as principais vias de acesso à capital alagoana.
A voltagem na capital alagoana é 220 volts.
Como bom destino de praia, não podem faltar na mala: protetor solar, óculos escuros e proteção para a cabeça, como chapéu de praia e boné, além da roupa de banho.