Minhas Viagens
Destino mais famoso do Caribe mexicano, Cancún é um balneário planejado ao redor de praias de mar azul-turquesa. Em sua Zona Hoteleira estão enfileirados hotéis e resorts pé na areia, muitos deles com regime all-inclusive e estrutura turbinada com piscinas, spas e múltiplos restaurantes. Shoppings, discotecas e parques aquáticos com ares americanos fazem parte da programação de viagem por lá, além de passeios bate-volta para ilhas, cenotes (incríveis cavidades com rios subterrâneos) e ruínas maias. Excursões de barco para praticar snorkel e mergulho também não podem faltar, assim como um pulo nas vizinhas Playa del Carmen, com seus beach clubs badalados, e Tulum, com seu comércio rústico-chique e sítio arqueológico. Famílias com crianças, casais em lua de mel, jovens em festas de formatura, idosos querendo descansar: todos têm seu lugar em Cancún.
Simplesmente relaxar na praia e na piscina do hotel já é uma delícia. Mas você também pode rechear a viagem com muitos passeios pela região. De barco, dá para explorar os manguezais da lagoa Nichupté e observar peixinhos e recifes de corais de snorkel no mar. Ilhas próximas de Cancún, como Mujeres, com águas calminhas e um parque aquático, Cozumel, paraíso para mergulhadores, e Contoy, que guarda uma bela reserva ambiental, valem a visita. Parques naturais como Xcaret, Xel-há, Xplor e Xavage oferecem estrutura para passar o dia com uma série de atividades.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
Os hotéis estão instalados ao longo do Boulevard Kukulcán, de frente para o mar do Caribe, e grande parte deles funciona em sistema all-inclusive. Há desde opções econômicas atésuper luxuosas. Piscinas com toboágua e hidromassagem, spa, academia, campo de golfe, bares, restaurantes, clubinho e monitoria infantil, serviço de praia e quartos com vista para o mar podem fazer parte da estadia. Veja com seu agente CVC qual o melhor resort de Cancún para o seu perfil.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
Há muitos shoppings e centros comerciais espalhados pelo centro e a Zona Hoteleira de Cancún. Um dos mais completos é o Kukulcán Plaza, que tem marcas locais e internacionais e uma ala de luxo, a Luxury Avenue, com grifes como Cartier, Longchamp e Hermés. O La Isla Shopping Village conta com mais de 200 lojas em uma área ao ar livre que também abriga restaurantes, um aquário e uma roda-gigante. O Plaza Caracol reúne marcas locais e lojinhas de artesanato, boas para comprar souvenires.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no siteCancún é muito procurada pelas festas – há inclusive baladas dentro de alguns resorts. Com uma filial na cidade e uma em Playa del Carmen, a enorme Coco Bongo é uma boate-experiência com shows de acrobacias e outras performances. O Señor Frog’s, que tem outras unidades pelo Caribe, é um bar com drinques coloridos, lojinha de souvenirs e festas temáticas. O público LGBTQIA+ se encontra na 11:11 Club, e o Mambocafé é o lugar certo para dançar salsa. E há outros jeitos de curtir a noite em Cancún, como no divertido Xoximilco, no qual visitantes passeiam de barquinho entre ilhas com apresentações de músicas folclóricas e quitutes típicos (tequila inclusa!), e no Joyà, espetáculo fixo do Cirque du Soleil na Riviera Maia, a 35 km de Cancún.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no siteOs maias desenvolveram uma das culturas mais fascinantes e enigmáticas da humanidade no México e países da América Central. Na Península de Yucatán, onde fica Cancún, muitas ruínas ajudam a contar a história desse e de outros povos originários. A 200 km do balneário, Chichén Itzá é uma das mais visitadas, com várias estruturas bem preservadas. Tulum, a 110 km de Cancún, guarda um belo sítio arqueológico construído em um penhasco sobre o mar caribenho. E Cobá, a cerca de 150 km, também vale a visita: lá fica a pirâmide mais alta da região, com 42 metros.
Encontre a loja mais próxima Monte sua viagem pelo site
Confira dicas dos melhores lugares para visitar
A um curto trajeto de balsa de Cancún, a ilha tem estrutura agradável para passar o dia curtindo as praias e águas calmas e o centrinho com restaurantes e lojas. No Parque Garrafón, dá para praticar snorkel, remar em caiaques, nadar com golfinhos e deslizar em uma tirolesa.
As ruínas já formaram um dos mais importantes centros políticos e religiosos dos maias. A estrutura principal é a Pirâmide de Kukulcán, com 26 metros, mas há muitas outras, que acredita-se já terem sido templos, mercados e casas. Vale a foto o impressionante Templo dos Guerreiros, com 12 metros de altura e 40 de largura. Também há um enorme Campo de Pelota, o esporte dos maias.
A ilha é muito procurada para mergulho com snorkel ou cilindro pela riquíssima fauna marinha e os recifes de corais – quem quiser pode até se aventurar em um passeio de submarino. Há também praias lindíssimas, como Playa Encantada e Playa de Hernán, algumas delas com clubes privados pé na areia. Para chegar à ilha, é preciso pegar uma balsa que sai de Playa del Carmen.
O mais conhecido dos parques de Cancún conta com uma ampla área à beira-mar. Ali tem um mundo de atrações, que vão de espaços de zoológico como aviário, lagoa de peixes-boi e uma ilha de onças, a atividades aquáticas como mergulho em um cenote e nado com golfinhos e um centrinho com lojas, restaurantes e espetáculos de dança. O ingresso all-inclusive dá acesso a algumas atividades; outras são pagas à parte.
A 70 km de Cancún, Playa del Carmen tem vida própria, com ampla gama de hotéis e resorts. Sua 5ª avenida, reservada para pedestres, é tomada de lojas, restaurantes, bares e baladas. Na praia, há beach clubs e muito espaço na areia para passar o dia. Playa tem fácil acesso a várias atrações, como Cozumel, cenotes e o espetáculo do Cirque de Soleil, Joyà.
Cenotes são cavidades naturais com poços formados por rios subterrâneos – alguns são abertos, outros ficam dentro de cavernas. No Rio Secreto, a cerca de 9 km de Playa del Carmen, você caminha por dentro de uma caverna com formações geológicas incríveis e mergulha em águas azul-turquesa lá dentro.
A 110 km de Cancún, o sítio arqueológico de Tulum é cinematográfico, com ruínas maias espalhadas por um penhasco à beira-mar. Não perca o Templo del Dios Viento, a Casa de las Colunas e El Castillo, com sua grande escadaria central. Na última década, a zona hoteleira de Tulum ganhou um pólo turístico cheio de hotéis-boutique, estúdios de yoga, restaurantes de comida saudável e lojas de design.
Ofertas incríveis de pacote de viagem pra Cancún, passagens aéreas baratas e hotéis em promoção!
Fique por dentro de tudo sobre Cancún
Cancún fica no México, mais precisamente na Península de Yucatán, entre o Mar do Caribe e o Golfo do México.
A moeda oficial do país é o peso mexicano, mas o dólar é aceito amplamente nas atrações e hotéis. Dá para levar dólares em espécie, sacar dinheiro nos caixas eletrônicos de lá e usar o cartão de crédito.
Sim. Além disso, desde agosto de 2022 o México voltou a exigir visto físico para brasileiros. O agendamento deve ser feito online, no site citas.sre.gob.mx, para comparecer à embaixada do país em Brasília ou aos consulados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Brasileiros com visto válido para os Estados Unidos não precisam passar pelo processo. Saiba mais aqui.
Há voos entre o Brasil e Cancún com a Copa Airlines, com conexão na Cidade do Panamá, e com a Aeromexico, com conexão na Cidade do México. A companhia mexicana eventualmente opera voos sazonais diretos a Cancún saindo de algumas capitais brasileiras.
Você pode passar bastante tempo curtindo a praia e a estrutura do hotel, além dos shoppings, restaurantes e baladas da Zona Hoteleira. Passeios de barco levam para mergulhar com snorkel e cilindro pela região, além de ver o manguezal da lagoa Nichupté. Reserve um dia para conhecer um dos parques da rede Xcaret e outro para visitar pelo menos um sítio arqueológico maia, como Chichén Itzá.
O tempo é mais firme entre dezembro e julho. Entre agosto e novembro, pode haver tempestades. É também a temporada de furacões no Caribe, mas as chances de pegar um Cancún são mínimas.
Você pode escolher se quer alugar um carro para poder explorar a região com mais liberdade ou se prefere usar os transfers oferecidos pelos hotéis e agências de passeios.
Para valer o deslocamento até o México e fazer os passeios mais legais, fique pelo menos sete dias.
Não podem faltar artigos de praia, como roupa de banho, chinelos e protetor solar. Ter uma mochila pequena facilita a vida nos passeios bate-volta. E leve uma roupa mais arrumada para passear e sair à noite.