Minhas Viagens
Porto Seguro é uma combinação de tudo que remete à Bahia: extensas faixas de areia, banhos de mar tranquilos para quem quer descansar, praias badaladas para a turma do agito, gastronomia autêntica repleta de temperos. E muito, muito sol.
No sul do estado, é a principal cidade da região em que Pedro Álvares Cabral aportou suas caravelas, hoje conhecida como Costa do Descobrimento. Mas Porto Seguro oferece bem mais que história.
O município tem 85 km de litoral, incluindo os charmosos (e famosos) distritos de Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva. Uma temporada na cidade tem incontáveis possibilidades de diversão: parque aquático, enormes barracas de praia com muito axé, mergulho em piscinas naturais, passeio de chalana, bate-voltas para praias famosas dos arredores, visitas a aldeias e sítios históricos... Venha descobrir!
Próxima ao Centro Histórico, a Praia de Mundaí tem boas barracas e águas calmas para banho, atraindo famílias com crianças. Se você procura por agito, a pedida é Taperapuan, um pouco mais adiante, onde estão as megabarracas Tôa Tôa e Axé Moi, com muitos shows – vale deixar a vergonha de lado, aprender as coreografias e se jogar!
Prefere sossego? A dica é partir para praias paradisíacas mais afastadas. Rumo ao norte, estão a do Mutá, com suas piscinas naturais, quase na divisa com o município de Santa Cruz Cabrália, e Coroa Vermelha (onde foi celebrada a primeira missa no Brasil), com mar tranquilo para passeios de caiaque e restaurantes de comida típica .
Ao sul, estão Arraial d'Ajuda (8 km), com as lindas praias de Taípe e Pitinga, e Trancoso (80 km), com as badaladas Praia do Coqueiro e dos Nativos. A 91 km, a Praia do Espelho é considerada uma das mais bonitas do Brasil.
Monte sua ViagemEncontre a loja mais próxima
Porto Seguro tem fama – mais que merecida! – de baladeira. E o agito rola dia e noite. Começa nas mega barracas com shows de axé e muitas coreografias para aprender.
À noite, o ponto de encontro é a Passarela do Descobrimento – mais conhecida como Passarela do Álcool. Garanta o seu “capeta”, o drinque mais famoso dessas bandas (com leite condensado, achocolatado, mel, guaraná em pó e canela), e passeie sem medo de ser feliz pelos bares com mesas na rua (há também inúmeras lojas de artesanato).
Para uma noitada diferente, a pedida é atravessar o Rio Buranhém rumo à Ilha dos Aquários. O barco parte do píer de Porto Seguro até Arraial d’Ajuda, um trajeto de sete minutos (travessia incluída no ingresso). Você dança, assiste a shows e come em lanchonetes e bares entre aquários com tubarões, arraias e peixes exóticos.
Monte sua viagemEncontre a loja mais próximaO vilarejo de Arraial d'Ajuda é separado do centro de Porto Seguro pelo Rio Buranhém, com travessia feita de balsa. Arraial combina a tranquilidade de uma vila de pescadores com noites agitadas por luaus na praia, barzinhos com MPB ao vivo e pistas de dança eletrizantes. Não deixe de passar pela igreja do século 16 que deu origem ao povoado histórico – os visitantes costumam fazer pedidos amarrando as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim no mirante logo atrás da construção. Outro programa imperdível é o Eco Parque Arraial d’Ajuda, na Praia de Mucugê, com toboáguas, piscina de ondas, rio com correnteza, esportes náuticos, tirolesa, arvorismo, escalada e rapel, além de apresentações de capoeira e de dança indígena – ou seja, programação para ocupar um dia inteiro. Já na orla, a pedida são as incríveis praias de Pitinga e Taípe.
Trancoso, por sua vez, é point de celebridades para férias, festas de fim de ano e casamentos. O Quadrado, praça central da vila, concentra lojas, restaurantes e bares que preservam as fachadas coloridas originais, coroadas por uma charmosa igrejinha (disputadíssima para casórios). Atrás da igreja, há um mirante com vista espetacular para as praias dos Coqueiros e dos Nativos, lá embaixo.
Veja mais lugares próximos a Porto Seguro para fazer um passeio bate e volta.
Monte seu pacoteEncontre a loja mais próximaPeixes frescos e frutos do mar, com bastante azeite de dendê, leite de coco, pimenta… A cozinha baiana é uma rica mistura herdada dos africanos, índios e portugueses. Você terá oportunidade de provar mil variações de acarajé, vatapá, sarapatel, moquecas e bobós. Vale ir além e provar o caruru (um cozido de quiabo e camarão seco) e lambreta (um molusco servido na concha, acompanhado do caldo do seu cozimento). Para a sobremesa, há sempre no tabuleiro algum doce com coco, como as cocadas cremosas e quindins.
Para se esbaldar, o restaurante Rabanete (antigo Portinha) é o melhor quilo da cidade. Com o pé na areia, o Cabana Sued’s Praia serve frutos do mar e drinques. O Gallo Deck é o lugar para comer frutos do mar frescos acompanhados de cerveja gelada, admirando o vai-e-vem dos barcos de pesca chegando na tarifa. Outra boa pedida é o Colher de Pau, com unidades na Passarela do Descobrimento e na orla de Taperapuan, para pescados em porções fartas.
Monte sua viagemEncontre a loja mais próximaNo Centro Histórico, a Passarela do Descobrimento abriga uma feirinha de artesanato permanente, com produção local e acessórios de praia, como cangas e biquínis. Aproveite para experimentar petiscos da culinária baiana vendidos em barracas, bares e restaurantes. Já na Praia de Coroa Vermelha, o calçadão tem outra feirinha famosa, com peças produzidas pelos indígenas pataxós que moram na região.
Em Arraial D’Ajuda, a rua principal de Mucugê concentra lojas de presentes, para bater pernas sem pressa. Ainda no vilarejo, dê uma passada na Broadway, rua de pedra repleta de lojas, galerias e pequenos shoppings.
Em Trancoso, o hype se concentra no Quadrado, com lojas de marcas famosas de roupas, moda praia e decoração. Há também artesanato em cerâmica (lindas luminárias!) e madeira. Prepare o bolso – ou melhor, o limite do cartão.
Monte sua viagemEncontre a loja mais próximaConfira dicas dos melhores lugares para visitar
O Marco do Descobrimento, datado de 1506, registrava a propriedade da Coroa Portuguesa sobre a região (preservado, ele substituiu o monumento original, ainda mais antigo, de 1503). Bem ao lado, o Museu de Porto Seguro, instalado no antigo prédio da prisão, expõe as primeiras décadas da História do Brasil, com artefatos indígenas e lusitanos. Também fazem parte do conjunto histórico as igrejas Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade, construída sobre as ruínas da antiga igreja matriz e finalizada em 1773), da Misericórdia e a Capela de São Benedito. O centro histórico de Porto Seguro é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan)
O Parque Natural Municipal Marinho Recife de Fora fica a pouco mais de 1 km da costa de Porto Seguro, e é um importante habitat de biodiversidade marinha. Você poderá mergulhar em piscinas naturais repletas de peixes e espécies marinhas – algumas, ameaçadas de extinção, como o coral-cérebro-da-bahia.
O ponto de partida desse passeio é o Memorial da Epopéia do Descobrimento, um espaço cultural com mais de 20 mil m² de mata preservada, e que abriga a réplica de uma nau do tempo das grandes navegações. Rumo ao norte (a cerca de 16 km), a parada seguinte é a Reserva Pataxó da Jaqueira, uma área de cultura indígena e preservação ambiental. O roteiro termina com o fim de tarde na Praia da Coroa Vermelha, a 5 km da reserva.
Passeio exclusivo da CVC, a chalana navega pelo Rio João de Tiba, no município vizinho de Santa Cruz Cabrália. A primeira parada é na Praia de Santo André, com tempo para banho. A seguinte é na Ilha do Sol, com shows de lambaeróbica e axé. À tarde, você curte o tempo livre na ilha (conhecida pelas lojas de doces).
A 91 km de Porto Seguro, boa parte por estrada de terra, a Praia do Espelho ganhou o apelido pelas piscinas naturais que, na maré baixa, refletem o céu e as falésias. A paisagem muda completamente ao longo do dia, ao sabor das marés. Além de nadar no mar calminho, dá para passear de stand up paddle e caiaque, tirar fotos sensacionais do alto dos mirantes nas falésias e se largar em convidativos almofadões espalhados na orla pelos charmosos bares e restaurantes.
Ofertas incríveis de pacote de viagem pra Porto Seguro, passagens aéreas baratas e hotéis em promoção!
Fique por dentro de tudo sobre Porto Seguro
A cidade tem temperaturas altas o ano inteiro. Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais quentes, quando as máximas ficam em torno de 28ºC. Mesmo em julho e agosto não faz menos de 21ºC. Porto Seguro não tem um período de chuvas intensas, mas os meses com maior precipitação são abril e novembro – ainda assim, são meses que valem a visita.
A alta temporada na região acontece nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março – quando os preços ficam mais altos e os hotéis, mais disputados. Se quiser evitar o destino em seu período mais cheio, fuja de feriados (inclusive da “Semana do Saco Cheio”, em outubro).
Porto Seguro fica na Bahia, no litoral sul do estado.
A capital baiana está a cerca de 700 km de distância de Porto Seguro. Enquanto uma viagem de carro entre as duas cidades leva por volta de 10 horas, é possível percorrer o trecho de avião em menos de 1 hora.
Porto Seguro tem seu próprio aeroporto, que fica a 2 km do Centro da cidade. Um voo partindo de Salvador, capital baiana, tem cerca de 50 minutos de duração.
Você precisa apenas do RG e/ou da Carteira Nacional de Habilitação para embarcar em um avião ou um ônibus rumo a Porto Seguro e para fazer check-in nos hotéis.
Porto Seguro tem opções de hospedagem para diferentes perfis de viajantes, muitos à beira-mar. Para famílias, não faltam hotéis com bons complexos de lazer, inclusive resorts em sistema all inclusive. Para casais, há pousadas pequenas e mais tranquilas. Converse com o seu agente CVC para conferir todas as possibilidades e condições especiais.