Minhas Viagens
A Serra Gaúcha é um dos destinos mais completos do Brasil. Entre belas paisagens com morros e florestas de araucárias, a região reúne construções históricas que remetem às imigrações italiana e alemã, vinícolas charmosas, restaurantes top, atividades de ecoturismo, eventos bacanas durante o ano todo e um cardápio de atrações variadíssimo. Por lá, dá tanto para fazer uma estadia romântica regada a bons vinhos, noites de lareira e vistas para a serra quanto uma viagem em família recheada de parques de diversões e espaços temáticos com personagens que vão de dinossauros a Papai Noel e Turma da Mônica. A seguir, veja mais sobre o que fazer em Gramado e outros destinos da Serra Gaúcha.
A Serra Gaúcha chega a ter temperaturas abaixo de zero durante a estação – ou seja: o clima ideal para uma fondue, um café colonial, um chocolate artesanal e um bom vinho regional, de preferência com vista para as montanhas. As construções de inspiração alpina, as pousadas e hotéis com quartos com calefação e banheira de hidromassagem e atrações como o parque de neve artificial Snowland Gramado contribuem para o clima invernal.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
A culinária da Serra Gaúcha é um mix de referências: junte o café colonial alemão, com delícias como a cuca e o strudel, com quitutes italianos, como o galeto, a polenta e as massas frescas, a criações gaúchas, como o sagu, o “xis” e o churrasco, e importações que acabaram se firmando, como a dos chocolates artesanais e a da fondue. E some ainda a produção de vinhos e a mais recente onda de cervejarias artesanais. Você pode provar tudo isso tanto em em cantinas, cafés e docerias tradicionais quanto em gastrobares e restaurantes moderninhos.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
A história das populações italiana e germânica na região é contada em casas que preservam o mobiliário de época – como o Castelinho Caracol, em Canela –, e fazendas abertas ao agroturismo. Mas o cardápio de atrações vai muito além, em lugares como o Museu da Moda, dedicado ao vestuário feminino, o Hollywood Dream Cars, que expõe carros antigos, e o Terra Mágica Florybal, parque que faz a alegria dos pequenos. A novíssima Vila da Mônica Gramado, com cenários e personagens da Turma da Mônica, é imperdível.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
Quem quiser rechear a viagem com ecoturismo pode conhecer matas, cachoeiras, cânions e formações rochosas. Ninguém sai da Serra Gaúcha sem ver a Cascata do Caracol, com 130 metros, que pode ser admirada de vários ângulos. Não muito longe fica o Ecoparque Sperry, com quatro cachoeiras de fácil acesso. Em Bento Gonçalves, está o Parque de Aventuras Gasper, com atividades como tirolesa, rapel, bungee jump e tour de quadriciclo. E anda tem Cambará do Sul, que guarda os monumentais cânions Fortaleza e Itaimbezinho, dos mais impressionantes do Brasil.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no siteDe novembro a janeiro, a região é embalada pelo Natal Luz, que deixa Gramado ainda mais mágica, com decoração, shows e desfiles. Em agosto, acontece o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais prestigiados do país, e, em setembro, o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que traz chefs visitantes e tem menus exclusivos pela cidade. Entre janeiro e março, acontecem as festas da vindima, quando as vinícolas promovem visitas com pisa de uvas, degustações, jantares e apresentações artísticas. O Bento em Vindima e a Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul trazem shows e venda de produtos.
Encontre a loja mais próxima Monte sua viagem pelo site
Confira dicas dos melhores lugares para visitar
A estrela da Serra Gaúcha foi ganhando uma gama tão ampla de atrações ao longo dos anos que proporciona viagens diferentes a depender do seu perfil. Quer um roteiro mais clássico? As fábricas de chocolate, os pedalinhos do Lago Negro e as miniaturas do Minimundo estão lá. Está com crianças? Elas vão adorar a Aldeia do Papai Noel, o Gramado Zoo, o Vale dos Dinossauros e o Snowland. Quer mais atrações elaboradas? Veja o museu de cera Dreamland, o museu de carros de luxo Supercarros e o parque de diversões Alpen Park. Para programas mais bucólicos, tome um café no Parque de Lavanda Le Jardin e visite as fazendas de agroturismo.
Vizinha de Gramado, é reduto de hospedagens charmosas e um centrinho tranquilo, com sua famosa Catedral de Pedra. A cidade sempre foi muito visitada pelo Parque do Caracol, com mirante para admirar a cascata; mas hoje a queda d’água pode ser vista também em uma viagem nos incríveis Bondinhos Aéreos. Outra atração recente é o Skyglass Canela, uma plataforma de vidro com vistas de tirar o fôlego do Vale da Ferradura e do Rio Caí, a 360 metros de altura. E ainda há programas como o Mundo a Vapor, museu de ciências dedicado a mecanismos a vapor.
O famoso passeio de maria-fumaça, com parada em Garibaldi, conta a história da imigração italiana com apresentações com atores e degustação de vinhos. É imperdível também a rota turística chamada “Caminhos de Pedra”, com paradas como a Casa da Tecelagem, com itens produzidos no tear, e a Casa das Cucas Vitiaceri, para provar cucas com recheios diversos. Aliás, quando a fome bater, têm massas, galeto e sopa de capeletti no Giordani e no Mamma Gemma e cozinha autoral contemporânea no Valle Rústico, do chef gaúcho Rodrigo Bellora.
Com colinas cobertas por vinhedos a perder de vista, a região concentra grande parte da produção brasileira de vinhos. E o enoturismo se desenvolveu muito na última década: a premiada vinícola Casa Valduga, com seu restaurante excelente, continua sendo uma das vinícolas mais procuradas, junto a Miolo, que tem um lindo “wine garden”. Na Pizzato, os vinhos da casa são harmonizados com queijos e frios regionais. Na Cave do Sol, novo empreendimento da família Passarin, tradicional da região, tem instalações modernas e experiências como degustação de vinhos com chocolates.
A apenas 40 km de Bento Gonçalves, a cidade é lugar de mais atrações históricas relacionadas à imigração italiana e boa mesa. Não perca as Casas Bonnet, construções de madeira e de pedra do fim do século 19, e o Monumento Epopeia Imigrante, com belos painéis que resgatam a jornada dos europeus. Depois, faça um roteiro por vinícolas e restaurantes como a Vinhos Zanrosso, a Cantina e Vinícola Tonet e a Don Giusepp. Amantes de passeios na natureza podem curtir o distrito de Criúva, com cânions, cascatas e trilhas.
Posicionado entre os parques nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, o município é porta de entrada para conhecer alguns dos maiores cânions do país: Fortaleza e Itaimbezinho, muralhas verdes de até 800 metros de profundidade. Também dá para fazer trilhas por seus desfiladeiros, além de tours de 4x4, cavalgadas e passeios de balão. Pousadas confortáveis acolhem casais e famílias com noites de fogueira sob o céu sempre forrado de estrelas.
Ofertas incríveis de pacote de viagem pra Gramado, passagens aéreas baratas e hotéis em promoção!
Fique por dentro de tudo sobre Gramado e a Serra Gaúcha
Gramado tem temperaturas médias máximas de 25°C no verão e mínimas de 8°C no inverno. Se vier uma frente polar, o número pode cair para zero. E pode chegar a nevar em Gramado, mas não acontece todo ano.
Os aeroportos mais próximos são o regional de Caxias do Sul, Hugo Cantergiani (a 65 km de Gramado), e o Salgado Filho, em Porto Alegre (a 120 km). De lá, é possível contratar um transfer privativo ou compartilhado com a CVC, chamar um táxi ou carro de aplicativo ou pegar um ônibus.
No primeiro dia, você pode conhecer as atrações clássicas de Gramado, como a Rua Coberta, o Lago Negro, o Minimundo e fábrica de Chocolate Prawer. No segundo, vá a Canela para ver o Castelinho Caracol, passear nos Bondinhos Aéreos e conhecer algum museu ou parque de diversões. No dia três, se esbalde no Snowland.
A Serra Gaúcha é um destino democrático: há hospedagens que vão de pousadas econômicas a hotéis de luxo, restaurantes que vão de quilos a casas de luxo, atrações com ingressos a R$ 10 e outras que são mais de R$ 100. Você pode mesclar experiências de acordo com o seu orçamento.
Com três dias de viagem, fique por Gramado e Canela. Com cinco a sete dias, dá para incluir pernoite em Bento Gonçalves e no Vale dos Vinhedos. Com oito, esticar para Caxias do Sul. Quem quiser conhecer os cânions de Cambará do Sul pode começar a viagem com duas ou três noites por lá e depois seguir a Gramado e Canela.
É recomendável alugar um carro para passear com liberdade pela região, mas você também pode circular com os passeios organizados pela CVC.