Minhas Viagens
O sol nasce cedinho no Recife – por volta das 5h – e junto com o mar, de água esverdeada e morninha, convidam a curtir a praia. Mas a cidade é muito mais que um destino de praias do Nordeste . Palco da ocupação holandesa no século 17, Recife é repleta de atrações históricas, cultura fervilhante, delícias gastronômicas e museus.
Bem servida pelo sol quase o ano inteiro, a capital pernambucana é cortada pelos rios Capibar e Beberibe e tem tantos canais, pontes e ilhas que ostenta o apelido de “Veneza Brasileira” – aproveite para incluir passeios de barco no seu roteiro de viagem.
Durante o Carnaval, a animação toma conta do Recife, ao som de muito frevo e maracatu. Os maiores destaques são o bloco gigantesco Galo da Madrugada e o desfile de bonecos gigantes da cidade vizinha, Olinda .
A Praia de Boa Viagem, com 8 km de orla, é a principal e mais famosa da cidade. Com uma extensa faixa de arrecifes – que dá nome à cidade –, tem mar menos agitado e piscinas naturais na maré baixa. Há uma boa infraestrutura para os turistas, com barracas na areia e ótimos hotéis e restaurantes à beira-mar.
Ao lado de Boa Viagem, a Praia de Piedade fica no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes – onde está o aeroporto. Tem uma larga faixa de areia dourada e fofa, hotéis com acesso direto à areia e bares e quiosques à beira-mar.
Os arredores de Recife também guardam praias belíssimas. A Praia dos Carneiros, de areias brancas e mar calmo, é uma das mais bonitas do Nordeste – fica 100 km ao sul de Recife, em Tamandaré. Em Ipojuca, 66 km ao sul da capital, há praias repletas de piscinas naturais e rica fauna marinha, como a badalada Porto de Galinhas e a bela e sossegada Praia de Muro Alto. Se tiver dias disponíveis, vale esticar até Maragogi, em Alagoas, a 130 km do Recife, famosa pelas galés (piscinas naturais).
Dependendo da região, do horário e das condições do mar, há risco de ataques de tubarão nas praias de Recife. Evite entrar no mar quando a maré estiver alta e fique de olho nas placas que demarcam as áreas de perigo. Em geral, é mais seguro ficar nas piscinas naturais.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
Recife é palco de diversos eventos ao longo do ano, o que permite combinar dias de sol e mar com ricas experiências culturais. O mais famoso é o Carnaval de Recife, que reúne milhões de foliões nas ruas ao ritmo do frevo, maracatu, caboclinho, coco-de-roda e ciranda. O bloco Galo da Madrugada já foi considerado o maior do mundo pelo Guinness Book.
Em Olinda, os bonecos gigantes desfilam pelas ladeiras acompanhados pelo povo. Em junho, acontece o São João nas cidades próximas, com destaque para Caruaru. Mais de 1 milhão de pessoas se divertem com shows, fogueiras, quadrilhas e muita comida. Na Semana Santa, os católicos acompanham a Paixão de Cristo na cidade-teatro de Nova Jerusalém e em procissões pelas ruas da capital.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no site
Bolo de rolo, cartola (doce feito com bananas, queijo manteiga, açúcar e canela), caldinhos, tapioca, empada de queijo do reino, bolo Souza Leão... Recife é um paraíso gastronômico, com delícias para todo tipo de paladar.
A iguaria mais famosa é o bolo de rolo – melhor não chamar de rocambole, se não quiser ofender os pernambucanos. Declarado Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco desde 2008, o doce tradicional é feito enrolando camadas bem fininhas de massa e de goiabada – mas outras versões, como doce de leite, também fazem sucesso. Não deixe de provar também a cartola, doce feito com banana, queijo manteiga e canela.
O petisco mais comum entre os locais é o caldinho, nos sabores peixe, camarão, sururu ou feijão – o Caldinho do Leandro, vendido por dezenas de ambulantes nas praias, é o que mais faz sucesso.
Entre os restaurantes imperdíveis da cidade estão o Parraxaxá, o Tio Pepe, o Camarada Camarão e o tradicional Restaurante Leite – o mais antigo do Brasil, em funcionamento desde 1882.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no sitePeças de madeira entalhada, objetos feitos de barro e tecidos rendados são alguns dos itens de artesanato que os turistas que visitam Recife mais procuram para compras. Vale ir ao Mercado de São José, que tem 500 estandes vendendo artesanato, ervas medicinais e artigos religiosos.
A Casa da Cultura, que fica no prédio da antiga Casa de Detenção, funciona hoje como espaço comercial e cultural, com lojas de artesanato, galerias de arte e área para shows folclóricos. O Centro de Artesanato de Pernambuco, a Feirinha de Boa Viagem e a Feira do Bom Jesus são outras boas pedidas para comprar artesanato, roupas, presentes e até mesmo as comidinhas típicas da região, como queijo manteiga e bolo de rolo.
Encontre a loja mais próxima Monte sua viagem pelo site
Recife tem vários museus interessantes, como o Museu do Homem do Nordeste, que abriga mais de 15 mil peças indígenas e da cultura afro-brasileira. O Instituto Ricardo Brennand, instalado na réplica de um castelo medieval, reúne obras de arte, objetos e documentos sobre o período da ocupação holandesa no Brasil.
Vale visitar também o Museu Cais do Sertão, que trata da obra do artista pernambucano Luiz Gonzaga. No Paço do Frevo, turistas podem aprender sobre a história e os personagens do frevo em mostras permanentes e temporárias.
Já a Oficina Brennand abriga as peças do artista pernambucano Francisco Brennand – são esculturas, painéis de azulejos e pinturas. O complexo tem um jardim projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, com fontes e lagos.
Confira dicas dos melhores lugares para visitar
A região que, no século 16, deu origem à cidade reúne centros culturais e museus instalados em coloridos edifícios históricos – incluindo a Sinagoga Kahal Zur Israel, primeira sinagoga das Américas, e a Torre Malakoff, construída em 1855.
De frente para o mar, é o local onde a cidade do Recife nasceu e onde funcionou seu primeiro porto. Os turistas adoram tirar fotos com o letreiro da cidade e, ao fundo, admirar o Parque das Esculturas de Francisco Brennand.
A praça está rodeada de edificações históricas, como o Teatro de Santa Isabel (de 1850) e o Palácio do Campo das Princesas (1841), compondo um importante conjunto arquitetônico. Também ostenta jardins desenhados pelo paisagista Burle Marx.
Tours de catamarã percorrem o rio e permitem observar a cidade de um ângulo diferente. Há roteiros com temas específicos, contando sobre as pontes e os bairros de Recife, ou ainda com histórias mal-assombradas ou de piratas.
Na Rua do Bom Jesus – a mais antiga de Recife –, um acervo rotativo mostra alguns dos mais famosos bonecos gigantes do Carnaval de Olinda. É a chance de ver várias celebridades – em suas versões gigantes –, feitas de gesso, fibra de vidro e isopor.
É um dos mais bonitos e modernos estádios do país e um dos que sediou jogos da Copa do Mundo de 2014. Nos domingos em que não há partidas de futebol, fica aberto ao público para eventos de lazer, cultura e esportes, além de ter tours guiados sob reserva.
Vizinha de Recife, é conhecida por suas ladeiras de pedra, igrejas dos séculos 16 e 17 e uma vista incrível da parte mais alta da cidade – especialmente no Alto da Sé. Além, é claro, da animação do frevo e dos bonecos gigantes do Carnaval. Outro destaque da cidade é a Basílica de São Bento, com altar totalmente revestido de ouro.
A feira de Caruaru é reconhecida pela Unesco como o maior centro de artes figurativas das Américas – saindo de Recife, são 130 km até lá. Na feira, você encontra produtos como imagens de barro retratando santos, cangaceiros e trios de forró; trajes de couro de vaqueiros; xilogravuras de cordel; fantoches típicos (mamulengos) e carrancas de madeira. A 47 km de Caruaru, no município de Brejo da Madre de Deus, fica o Teatro Nova Jerusalém, onde a peça da Paixão de Cristo é encenada na Semana Santa.
Ofertas incríveis de pacote de viagem pra Recife, passagens aéreas baratas e hotéis em promoção!
Fique por dentro de tudo sobre Recife
A melhor época para ir a Recife é na primavera e no verão (meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março), quando o clima fica mais firme. O período mais chuvoso é em abril, maio, junho e julho.
O melhor programa para quem não quer gastar dinheiro é curtir a praia. Quando cansar de ficar de bobeira de frente para o mar, outra alternativa de passeio grátis em Recife é visitar o centro histórico e admirar a arquitetura dos prédios centenários. Alguns museus da cidade têm entrada gratuita em dias específicos da semana – vale se programar. Em Olinda, caminhe pelas ladeiras de pedra e aproveite para conhecer algumas das muitas igrejas que a cidade reúne – no Alto da Sé, tem-se a melhor vista da cidade.
Os principais pontos turísticos são a Praia de Boa Viagem, o centro histórico – chamado de Recife Antigo –, os museus dos Brennand (Instituto Ricardo Brennand e Oficina Cerâmica Francisco Brennand) e a cidade vizinha de Olinda.
A cidade do Recife fica em Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.