Minhas Viagens
Porto de Galinhas é um dos destinos de praia mais queridos do Brasil. E motivos não faltam: a praia, que fica na cidade de Ipojuca, a 66 km de Recife, tem mar clarinho, rodeado de resorts e represado por corais, com a agradável temperatura de 28°C – um delicioso passeio de jangada leva até piscinas naturais cheias de peixinhos coloridos. No mesmo município ainda ficam praias lindas como Maracaípe, Muro Alto e Camboa: ou seja, há muito o que fazer em Porto de Galinhas. Passeio para ver cavalos-marinhos, lojinhas de artesanato e restaurantes de iguarias locais, como bolo de rolo e pratos à base de carne de sol, também fazem parte da experiência. E, uma vez lá, ainda é possível dar um pulo em lugares imperdíveis como Maragogi (no estado vizinho de Alagoas) e Praia dos Carneiros.
Além da faixa de areiaprincipal, que tem boa oferta de hotéis, restaurantes, bares e serviços em geral, a região de Porto de Galinhas tem outras praias ótimas. Com ondas, a do Cupe e Maracaípe agradam a turma do surfe (no Pontal do Cupe, porém, o mar é mais tranquilo). Muro Alto tem mar tipo piscina, com um trecho de barreira de corais. Serrambi é boa para banho e muito procurada por mergulhadores curiosos em explorar os navios naufragados na região. Camboa é perfeita para quem deseja um ambiente mais reservado, e em Toquinho dá para ver o encontro do Rio Sirinhaém com o mar.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no sitePorto de Galinhas esbanja não só culinária litorânea, com peixes frutos do mar, mas também receitas tradicionais de outras partes de Pernambuco. Caldinhos – de feijão, peixe, marisco, polvo ou sururu –, bolo de rolo, bolo Souza Leão (com massa de mandioca), tapioca, cartola, buchada, dobradinha, sarapatel, chambaril e pratos à base de carne de sol são algumas das delícias que podem ser saboreadas na região. O restaurante Beijupirá, famoso por usar frutas e ingredientes regionais e sazonais em seus pratos contemporâneos, e o Munganga Bistrô, especializado em frutos do mar e receitas sertanejas, são alguns dos melhores endereços para se comer em Porto de Galinhas.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no siteÀ noite, não faltam opções do que fazer em Porto de Galinhas. O burburinho se concentra nas ruas da vila, onde dá para bater perna na feirinha de artesanato e escolher um dos restaurantes e bares com música ao vivo para encerrar o dia. O Giroskka Bar fica de frente para o mar e funciona de segunda a domingo. Já o Brisa Pub é para quem curte virar a noite na balada.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no siteGrande parte das lojas, galerias e barraquinhas está na Rua da Esperança, na vila. O que mais chama a atenção são as galinhas, que estampam itens diversos, de imãs de geladeira a bordados, cadernos e quadros coloridos. Também fazem sucesso as bonecas de cerâmica, as pinturas em tecido, as redes e as bolsas de palha. Muitos estabelecimentos ficam abertos até tarde da noite durante a alta temporada. O ateliê de Gilberto Carcará, artista que criou muitas das galinhas que se vê pela cidade, é parada obrigatória.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no sitePorto de Galinhas fica perto de muitos outros destinos interessantes, facilitando a vida de quem gosta de explorar mais de um local na mesma viagem. Na Praia dos Carneiros, em Maragogi, no Cabo de Santo Agostinho e na Ilha de Santo Aleixo, o maior atrativo são as faixas de areia banhadas pelo mar esverdeado. Em Caruaru e Nova Jerusalém, pode-se conhecer um pouco da cultura e das tradições pernambucanas. E Recife e Olinda têm um cardápio incrível de atrações históricas e culturais, quase sempre com vista para o mar. Todos esses passeios podem ser incluídos no roteiro de quem reservar uma viagem para Porto de Galinhas.
Encontre a loja mais próxima Monte sua viagem pelo siteConfira dicas dos melhores lugares para visitar
De jangada chega-se às piscinas formadas entre os recifes de corais. Debaixo d’água, há tantas espécies de peixes que a sensação é de se estar em um aquário natural. Dica: programe o passeio para a lua nova ou a lua cheia, quando as piscinas ficam mais rasas e cristalinas.
O roteiro mais famoso de Porto de Galinhas percorre a região de ponta a ponta, começando pelas praias da orla norte – Muro Alto e Pontal do Cupe, com parada para banho –, seguindo para Maracaípe e Pontal de Maracaípe. O passeio pode durar de duas a quatro horas.
Nesse passeio, você embarca em uma jangada pelo Rio Maracaípe e o impressionante manguezal. No caminho, o jangadeiro dá uma verdadeira aula sobre esse ecossistema tão especial e, quando chega no Pontal do Maracaípe, mostra os pequenos cavalos-marinhos em seu ambiente natural. Quem vai no entardecer ainda assiste a um belo pôr do sol.
O adorável centrinho junto à praia central de Porto de Galinhas reúne bons restaurantes, bares e ateliês de arte. Há galinhas por toda parte, seja em forma de suvenir nas lojas ou de esculturas espalhadas pelas ruas. Não deixe de bater perna por ali à noite, sentindo o clima descontraído do destino.
Inaugurado em 2020 na área do Munganga Bistrô, a réplica de um farol de 14 metros de altura possibilita vista de 360 graus da praia central de Porto de Galinhas. Os visitantes podem ir de elevador até o primeiro pavimento; depois, é preciso subir escadas.
As marcas registradas do artesão Gilberto Carcará são as galinhas artesanais feitas com material reciclado, raízes de coqueiros mortos e troncos de árvores. Também há esculturas criadas com coco seco.
A praia é considerada uma das mais bonitas do Nordeste, com coqueirais, areia branca, águas esverdeadas e piscinas naturais. Ali, de frente para o mar, fica a Capela de São Benedito, construção do século 18 que compõe um cenário dos mais fotogênicos. A partir de Porto de Galinhas, há passeios de catamarã que levam até Carneiros.
Maragogi é famosa pelas piscinas naturais rasinhas, chamadas de galés. Formadas por arrecifes e águas transparentes, as galés fazem parte da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais e têm uma rica fauna marinha, incluindo muitos peixes coloridos, que podem ser observados durante um mergulho com snorkel. Fica a 88 km de Porto de Galinhas.
Ofertas incríveis de pacote de viagem pra Porto de Galinhas, passagens aéreas baratas e hotéis em promoção!
Fique por dentro de tudo sobre Porto de Galinhas
Em Porto de Galinhas, faz calor o ano inteiro, mas chove mais entre abril e agosto. A estação seca vai de setembro a fevereiro. É preciso ter em mente que em janeiro, devido às férias escolares, o destino fica mais cheio, e os preços, mais altos.
Em quatro dias é possível conhecer as melhores atrações da região. Mas, para relaxar e fazer os passeios com mais calma, o ideal é ficar uma semana em Porto de Galinhas.
As praias da região de Porto de Galinhas têm diferentes características. A faixa de areia principal tem ótima infraestrutura de hotéis e restaurantes e é de onde partem os passeios para as piscinas naturais. A Praia do Cupe e Maracaípe têm boas ondas para o surfe. Em Muro Alto e no Pontal do Cupe, as águas são tranquilas. Serrambi é boa para banho e procurada por mergulhadores.
Quem está sem carro e quer ficar perto de tudo pode optar por se hospedar na vila. Mas, se quiser mais tranquilidade à beira-mar, é só escolher a sua praia preferida. Todas têm diversas opções de hospedagem.
Com hospedagens que vão de pequenas pousadas a resorts estrelados, Porto de Galinhas é um destino democrático. Para economizar, a dica é viajar na baixa temporada e planejar o roteiro com antecedência.
O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre é o mais próximo de Porto de Galinhas (a cerca de 52 km). De Recife para Porto de Galinhas, você pode ir de carro, ônibus, táxi, carro de aplicativo ou transfer. A rodovia BR-101 é a principal via de acesso à região.
Não podem faltar na mala para Porto de Galinhas protetor solar, óculos escuros, sandálias, chapéu ou boné, além de roupa de banho, é claro.