Minhas Viagens
No topo da América do Sul, a Colômbia é um país belo e diverso. Suas paisagens mesclam altíssimos picos andinos com densas florestas tropicais e um litoral banhado pelo inigualável Mar do Caribe. Sua cultura é composta por heranças indígenas, africanas e europeias. Há muito o que fazer na Colômbia, entre metrópoles vibrantes, cidades coloniais charmosas e destinos de praia incríveis. Grande parte dos visitantes não deixa de fora do roteiro Cartagena, com suas construções históricas coloridas entre muralhas, e San Andrés, ilha conhecida por seu mar com muitas tonalidades de azul. Uma viagem pelo país é embalada por sua gente hospitaleira, que fala um espanhol facinho de entender, e produtos típicos como rosas e cafés especiais.
Na capital, Bogotá, há museus de primeira, como o Museu Nacional da Colômbia, que trata da história do país sob diversos aspectos, e o Museu do Ouro, com mais de 50 mil itens feitos com o metal nobre por povos originários. Em Cartagena, você pode ouvir histórias de piratas e explorar igrejas, palácios e outras construções dos séculos 16 e 17 – não perca o Castillo de San Felipe de Barajas, um antigo forte de pedra com muitas vielas e túneis. O mais famoso artista colombiano é o pintor e escultor Fernando Botero, conhecido por suas figuras voluptuosas. Suas obras podem ser vistas no Museu Botero, em Bogotá, e na Plaza Botero, em Medellín, com mais de 20 esculturas dispostas ao ar livre.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no siteO que comer na Colômbia: o cardápio de quitutes no país é vasto e apetitoso. Entre os mais tradicionais, destacam-se as arepas (“panquecas” de massa de milho onipresentes como o pão de queijo no Brasil), os tamales (primos da pamonha), os patacones (chips de banana da terra) e a ajiaco (sopa feita à base de milho com frango e vegetais). Para beber, há sucos de frutas como guanabana (graviola), mora (um tipo de amora) e a exótica lulo, além do café colombiano, prestigiado mundialmente. Principalmente em Bogotá e Cartagena há desde restaurantes simples de bairro a templos premiados de cozinha contemporânea.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no sitePerto de Cartagena estão algumas das melhores praias da Colômbia, acessíveis de carro e de barco. São muito comuns as excursões à Isla Barú e outras ilhas do arquipélago das Islas del Rosário, como a Isla Grande, com praias de águas azul-clarinho e areia bem branquinha. Há vários hotéis espalhados pelas ilhas. Quem preferir praias mais vazias pode procurar passeios para as Islas San Bernardo, próximas das de Rosário, ou visitar o Parque Nacional Tayrona, a 220 km de Cartagena. Outras faixas de areia maravilhosas estão em San Andrés e Providencia, a cerca de 700 km da costa colombiana, em uma região conhecida pelo “mar de sete cores”, com muitos tons de azul.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no siteSeja em shoppings, galerias, lojas de rua ou ferinhas, há inúmeras possibilidades de compras na Colômbia. O país é conhecido mundialmente pela extração de esmeraldas, e muitas joalherias são especializadas na pedra verde. Mas, claro, há opções de produtos para todos os orçamentos. Pacotes de cafés especiais são um bom souvenir, assim como os chapéus do tipo sombrero vueltiao e as coloridas bolsas wayuu, tecidas à mão por produtores indígenas. Em Cartagena, você pode descobrir lojas sofisticadas de designers locais com produtos como roupas e artigos de decoração. Em San Andrés, vale a pena explorar as lojas “duty free” para adquirir artigos de grife por preços convidativos.
Encontre a loja mais próximaMonte sua viagem no siteConfira dicas dos melhores lugares para visitar
Construída em um vale aos pés da Cordilheira dos Andes, a capital colombiana tem clima friozinho o ano todo. Leve um casaco para passear pelas ruas de La Candelaria, como é chamado o centro histórico da cidade, e ver as construções icônicas ao redor da Plaza Bolívar e alguns dos melhores museus do país. Quando o tempo abrir, um passeio clássico é subir de teleférico ou funicular ao Cerro Monserrate, um morro a mais de 3 mil metros de altitude, e admirar a vista. À noite, a boa é ir aos restaurantes e bares de Chapinero e da Zona T, e, aos sábados e domingos, à feira de artesanato de Usaquén. De lá ainda dá para visitar de bate-volta a incrível Catedral de Zipaquirá, construída em uma antiga mina de sal.
O segundo maior centro urbano da Colômbia ficou conhecido pela história de Pablo Escobar, mas hoje é uma cidade superfestiva, artística e segura, repleta de cafés, cervejarias e lojinhas descoladas. Você pode entender mais sobre seu passado em lugares como o Museu Casa de la Memória, dedicado às vítimas dos conflitos armados no país. Valem a visita também o Museu de Antioquia, com obras de grandes artistas colombianos, o Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe, com 14 hectares de área verde, e a Basílica Nuestra Señora de la Candelaria, a igreja mais antiga da cidade. O bate-volta mais comum é Guatapé, casa da rocha El Peñol, da onde se tem uma vista incrível.
Fundada em 1533, Cartagena das Índias foi um importante porto nos tempos coloniais. Hoje, suas muralhas guardam um conjunto arquitetônico colorido e bem preservado, com pracinhas ajardinadas, igrejas, monumentos e antigas mansões que hoje abrigam cafés, docerias, lojas e restaurantes. Na Cidade Amuralhada você pode se perder pelas ruas para ver construções como a Catedral Basílica Menor, decorada com muito ouro, e a Puerta del Reloj, uma torre amarelo-mostarda de 30 metros de altura. No bairro vizinho de Getsemaní ficam muitos lugares para comer e beber. Já na orla de Bocagrande estão vários hotéis e um belo calçadão à beira-mar.
Localizado a cerca de 100 km de Cartagena, o arquipélago é um destino ideal para quem busca praias de areia branquinha em contraste com um mar azul-turquesa, típico do Mar do Caribe. Muitos passeios levam à linda Playa Blanca, na Isla Barú, e à Isla Grande, onde há praias privadas onde você precisa consumir em um “beach club” para passar o dia. Quem quiser esticar o passeio pode escolher um dos hotéis presentes nas ilhas para se hospedar por alguns dias e ter um cantinho de paraíso só para si.
A ilha faz parte de um arquipélago que fica a pouco mais de 700 km do continente. Ali, o Mar do Caribe ali atinge tons quase inacreditáveis, entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda. Sua área tem apenas 26 km²; por isso, é fácil alugar um carrinho elétrico para circular por praias, parques e outros atrativos. Também pode-se praticar atividades como mergulho com snorkel ou cilindro e tour de caiaque com fundo transparente (para admirar a paisagem subaquática enquanto rema!). Há desde hotéis menores e mais econômicos a resorts all inclusive.
Em comparação com a vizinha San Andrés, Providencia é uma ilha menor e mais pacata, com praias vazias perfeitas para mergulhar e relaxar. É possível chegar de barco, com três horas de viagem, ou de avião, em apenas 20 minutos. A ilha está ligada a Santa Catalina (que tem 1 km²) através da Ponte dos Namorados – ambas as ilhas estão rodeadas por uma barreira de corais que permite observar peixes e tartarugas-marinha. Passeios de barco levam a Cayo Cangrejo, uma ilhota cinematográfica.
Ofertas incríveis de pacote de viagem para Colômbia, passagens aéreas baratas e hotéis em promoção!
Fique por dentro de tudo sobre a Colômbia
Os roteiros de viagem pela Colômbia costumam incluir Bogotá, Cartagena (com visita às Islas del Rosário), e San Andrés.
Na Colômbia, usa-se o peso colombiano. Um real equivale a cerca de 900 pesos colombianos.
Brasileiros não precisam de visto. É possível entrar na Colômbia com passaporte ou RG. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira não é aceita na fronteira.
Algumas delas estão próximas de Cartagena, nas Islas del Rosário e nas Islas San Bernardo. Outras ficam no Parque Nacional Tayrona, um tesouro caribenho a 225 km de Cartagena, próximo da cidade de Santa Marta. E também são maravilhosas as praias de San Andrés e Providencia.
O melhor período do ano para viajar é a estação mais seca, de dezembro a abril.
De avião. Não há voos diretos do Brasil para San Andrés. Dependendo da companhia aérea, a conexão pode ser feita em Bogotá, Lima ou Cidade do Panamá.
O melhor mesmo é se hospedar dentro da Cidade Amuralhada ou no bairro vizinho de Getsemaní para poder passear a pé.