Minhas Viagens
Capital do Sergipe, Aracaju possui mais de 30 km de praias de águas calmas, um visual de paraíso tropical que contrasta com a cidade planejada. À beira-mar, barracas e restaurantes oferecem diversos pratos à base de caranguejo, a iguaria mais típica do local. A cidade também tem monumentos históricos e uma animada festa de São João. Em qualquer época do ano, há muito o que ver em Aracaju :)
Entre os principais lugares para conhecer em Aracaju está a Praia de Atalaia, localizada a 10 km do Centro. Conta com iluminação com 25 refletores dirigidos para o mar, equipamentos de ginástica, playgrounds, passarelas em direção ao mar, quadras de tênis e vôlei, praça de eventos e um complexo de bares e restaurantes. O point mais badalado da noite sergipana concentra hotéis, pousadas e o Centro de Arte e Cultura de Sergipe e figura entre os melhores bairros de Aracaju. São 48 boxes com trabalhos artesanais, como as esculturas de Beto Pezão, cerâmicas coloridas e a renda irlandesa feita pelas artesãs da cidade de Divina Pastora.
Monte sua viagemEncontre a loja mais próximaSe você procura por artesanato, a dica é ir até a Feira do Turista, que fica na Praia de Atalaia. Lá você encontra bijuterias, roupas, suvenires e peças de artesanato de materiais como cerâmica, madeira, tecido e pintura. Outro local muito procurado é o Mercado Municipal Antônio Franco, com preços populares. As lojinhas vendem desde castanha de caju a peças de artesanato em cerâmica, passando por bordados, redes, rendas e objetos de palha. Em alguns boxes há música ao vivo. Ao seu lado fica o Mercado Thales Ferraz, que vende produtos semelhantes e tem uma ala dedicada à farinha de tapioca. Também vizinho, o Mercado Governador Albano Franco vende frutas regionais e apresenta os vários sabores da castanha de caju: torrada, com sal, com açúcar e com pimenta.Vale muito conhecer a Confeitaria Colombo, com mais de 100 anos de tradição – que tem uma filial no Forte de Copacabana. Entre nossas dicas está o Restaurante Gula Gula, que serve saladas e refeições leves em unidades espalhadas pela cidade. E cada bairro tem seus botecos, com chope gelado, especialidades da chamada "baixa gastronomia" e público cativo – escolher seu favorito e bater cartão por lá vai fazer você se sentir parte da cidade.
Monte sua viagemEncontre a loja mais próxima
A culinária de Sergipe é de dar água na boca. Peixes e frutos do mar são especialidade - não deixe de provar o caranguejo - além de clássicos da gastronomia nordestina, como carne de sol, buchada de bode e moqueca. Entre os restaurantes recomendados estão a República dos Camarões, casa tradicional que tem cerca de 30 pratos à base de camarão, a Churrascaria Sal e Brasa, o restaurante Pitú com pirão da Eliana e o Mangará, com culinária típica nordestina que pode ser saboreada no esquema de bufê ou à la carte. Sobre o que fazer em Aracaju à noite, a dica é passar pela Passarela do Caranguejo, localizada na Praia de Atalaia. A região concentra restaurantes e bares com música ao vivo.
Faça uma emocionante viagem aos tempos do Brasil Colônia. A bela Laranjeiras, cidade de 1594, mantém um preservado conjunto arquitetônico, engenhos de açúcar e o centro histórico tombado. Visite o Museu Afro, a Igreja Matriz, Igreja Comandaroba e o Centro de Artesanato. Outra cidade que merece uma paradinha é São Cristóvão. Fundada em 1590, é a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital de Sergipe. Entre as atrações estão o Museu Sacro, com peças dos séculos 18 ao 20.
O Cânion do Xingó impressiona com seu visual. Localizado na cidade de Canindé de São Francisco, a 213 km de Aracaju, é marcado pelo contraste entre as terras áridas da região e o projeto de irrigação Califórnia, com plantações de uva, acerola, maçã, quiabo e feijão. Ali fica a Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco, com o reservatório que forma os imensos cânions.
Faça um passeio na Praia do Saco, pequena enseada a 76 km de Aracaju, no município de Estância, perto da divisa com a Bahia. A Praia do Saco até parece um cenário de cinema, com areia branca e fofa, mar calmo e cristalino, belos coqueiros e formações rochosas. Sua estrutura inclui duchas e quiosques.
A praia que foi cenário da novela “Tieta” e tem coqueiros, dunas e mar de águas calmas. Para chegar ao vilarejo, é preciso cruzar um rio de escuna a partir do povoado de Porto Cavalo, a 75 km de Aracaju. Já em Mangue Seco, você poderá alugar um bugue para visitar as dunas, avistar coqueiros e descer na praia para tomar banho de mar.
A Croa do Goré é uma ilhota do Rio Vaza Barris, na divisa de Aracaju e São Cristóvão, que aparece apenas algumas horas por dia, durante a maré baixa. Chegar lá já é uma diversão, pois o acesso é por meio de um catamarã com serviço de bordo e muita música. O passeio inclui uma passagem pela belíssima Ilha dos Namorados, onde é montada uma estrutura de lazer com tendas e redes na água, perfeitas para relaxar.
Viva a emoção de presenciar o encontro entre o Velho Chico e o mar. São 140 km até Brejo Grande, onde o você embarca em um catamarã e navega até o ponto em que o rio São Francisco desemboca no Oceano Atlântico. É ali que acontece o encontro das águas.
Em junho, as principais festas da cidade são o Forró Caju e o Arraiá do Povo, com shows de ídolos nacionais e cantores locais, quadrilhas e barracas de comidas típicas.
Ofertas incríveis de pacote de viagem para Aracaju, passagens aéreas baratas e hotéis em promoção!