22 dicas para viajar com as crianças durante as férias escolares

Planejamento é essencial para viajar com crianças. Afinal, elas sairão completamente de sua rotina e a adaptação pode não ser imediata.

Desde o processo de escolha do destino a ser visitado até o retorno para a casa, um extenso checklist deve ser feito para a deixar a viagem mais confortável e prazerosa para todos. 

A seguir, a CVC listou uma série de dicas para ajudar a programar sua viagem de férias escolares com as crianças.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Criançada curtindo a praia

Verifique se o destino é amigável para as crianças
Antes de fechar sua viagem, pesquise tudo o que o destino oferece com ajuda do seu agente CVC e certifique-se de que há muitos atrativos para as crianças. Isso vale tanto para a cidade quanto para a hospedagem.

Certifique-se das condições climáticas do destino
Se para o adulto já é irritante viajar em condições climáticas adversas, essa situação se potencializa com crianças que, certamente, não vão gostar de ficar presas no hotel. Pesquise quais os meses mais chuvosos do destino e evite viajar nesse período.

Explique para a criança como será a viagem
Uma vez definido o destino da viagem, faça um pré-roteiro e explique para as crianças o que elas encontrarão pela frente, quais os lugares que visitarão, como serão os passeios, quantos dias ficarão fora. No caso de hotéis/resorts, mostre a área de lazer. Só não dê muitos spoilers, afinal, a surpresa também é sempre bem-vinda.

Reserve a viagem com certa antecedência
Para já ir preparando o terreno – e também evitar imprevistos – reserve a viagem alguns meses antes da partida, especialmente se for uma viagem aérea. Nesse caso, escolha os assentos rapidamente para não correr o risco de viajar separado, tendo que “negociar” o assento já dentro da aeronave. 

Confira as características do local em que vai ficar
Verifique as características da pousada ou hotel e a localização deles. Para quem viaja com bebês, cheque como é a locomoção, se não tem muitas escadas ou se é fácil transitar com um carrinho. Veja a distância em relação aos atrativos que pretende visitar: o ideal é evitar deslocamentos muito longos.

Verifique no ato da reserva se tem e como é a copa infantil do hotel
A copa infantil é uma mão na roda para quem viaja com bebês e crianças pequenas. A maioria dos hotéis oferece fogão, micro-ondas e utensílios para o preparo das refeições, mas alguns colocam também alimentos lácteos e papinhas para os bebês. Pode ser interessante também procurar hotéis com quartos com equipamentos de cozinha.

Cheque a documentação
Para viagens nacionais é exigido o RG ou a certidão de nascimento, já para quem vai ao exterior, é necessário o passaporte. Se a viagem não for feita com os pais, o responsável deve ter uma autorização assinada por eles e validada em um cartório. 

Leve um kit de primeiros socorros
É bom ir preparado, pequenos acidentes são comuns com crianças. Logo, tenha à mão um kit com algodão, curativos e medicamentos mais simples como analgésicos e antitérmicos.

Não exagere na bagagem
Faça uma relação do número de dias com as condições climáticas do destino e não leve coisas demais, porque isso dificulta o deslocamento e a organização. Lembre-se de que, a não ser que você vá a um local isolado, sempre dá para comprar algo que tenha sido esquecido ou seja necessário de última hora em farmácias e mercados.

Separe os brinquedos da preferência da criança
Quanto mais longa a viagem, mais entediante será para crianças de qualquer idade. Por isso, para entretê-las, não deixe de levar os brinquedos e outras atividades.

VIAJANDO DE AVIÃO

Família reunida no aeroporto

Leva a criança ao aeroporto antes da viagem
Se for a primeira viagem de avião da criança, vale a pena levá-la ao aeroporto alguns dias antes para ela conhecer o ambiente do aeroporto. Mostre o processo do check-in automático, as filas dos guichês, a porta de embarque, e o terraço panorâmico para ver a movimentação das aeronaves na pista.

Verifique com seu agente CVC as condições para comprar passagens
As companhias aéreas concedem preços especiais para as crianças. Geralmente, bebês com até dois anos, viajando no colo do adulto, pagam 10% da tarifa. Crianças de até 12 anos e bebês ocupando um assento com cadeirinha pagam 15% da tarifa.

Priorize voos diretos e noturnos
Procure viajar nos horários em que as crianças geralmente dormem, assim, a viagem não interfere tanto na rotina e elas chegarão descansadas no destino. Mesmo sendo mais caros, o ideal é fazer a opção por voos diretos. Se não tiver jeito, priorize um intervalo confortável entre os voos, evitando sair correndo com bebês e crianças pelo aeroporto.

Chegue com boa antecedência ao aeroporto
Quem viaja com bebês e crianças sabe que imprevistos acontecem. A chance de perder um bom tempo no banheiro é real, portanto, chegue com boa antecedência e já despache as bagagens.

Consulte o SAC da companhia aérea para ver se oferecem papinha
Quem viaja com bebês de colo, dias antes da viagem, pode entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da companhia aérea para ver se o serviço de bordo pode servir uma papinha para o bebê.

Embarque com comidinhas
Tenha em mãos snacks, bolachas e chocolates para matar a fome das crianças.

VIAJANDO DE CARRO

Veja nossas dicas abaixo

Faça uma revisão no veículo
Independente se está viajando ou não com crianças, mas por aumentar consideravelmente a segurança, faça uma boa manutenção no veículo dias antes de pegar a estrada. Cheque freios, troque óleo, calibre pneus e verifique o estado elétrico/mecânico do veículo. 

Pare a cada duas horas para um descanso
Quando não estão dormindo, crianças se estressam facilmente em viagens rodoviárias. Procure parar a cada duas horas para esticar as pernas, ir ao banheiro e fazer um lanche. Não tenha pressa no pit stop, os pequenos é que comandam o tempo.

Hidrate as crianças
A cada 30 minutos ofereça água para as crianças, mantendo-as hidratadas durante toda a viagem. 

Proponha brincadeiras lúdicas durante a viagem
Com o propósito de passar o tempo, faça da viagem uma jornada divertida. Peça para as crianças formarem palavras com as letras da chapa do carro da frente, brinque de “qual é a música”, proponha charadas.

Respeite o peso/idade dos bebês/crianças
Bebês de até um ano, ou que pesem 13 kg devem usar o bebê conforto que é instalado de costas para o movimento do carro, em um ângulo de inclinação de 45º. Entre um e quatro anos, ou 9 a 18kg, entra em cena a cadeirinha, instalada de frente para o movimento, na posição vertical. A partir dos quatro anos, utilizando até os sete anos ou atingindo 36 kg, as crianças devem andar no assento de elevação – a criança ficará mais alta e poderá usar o cinto de segurança do veículo. 

Viaje durante o dia
Ao contrário da viagem aérea, priorize o horário diurno. A estrada é mais segura durante o dia e ainda dá para curtir a paisagem.