Canais, monumentos e muita história. Conheça uma das cidades mais belas de toda Europa!
Outros locais pelo mundo foram nomeados “venezas”, mas nenhum se compara ao original. A ocupação de Veneza, na Itália, remonta a mais de mil anos, criando um legado histórico e cultural único. Isso é visto nos palácios, edifícios históricos e na estrutura incrível de uma cidade que se desenvolveu em pequenas ilhas e em áreas aterradas de um lago. Um passeio por seus canais, de vaporetto e nas famosas gôndolas, é a melhor forma de explorar a região e se locomover, pois carros não circulam pelas ilhas. Aventure-se!
QUANDO IR
De novembro a abril, pode haver alagamentos temporários, que não atrapalham sua viagem. De março a junho e de setembro a novembro as temperaturas são amenas. Entre janeiro e março, os preços caem.
CURIOSIDADES
Veneza foi construída sobre uma laguna e está sujeita a variações do nível das marés. Assim, no outono e no inverno, ocorrem alagamentos chamados acqua alta. Mas sem pânico: a água não costuma passar do joelho e atinge só uma parte da cidade durante algumas horas.
O QUE FAZER EM VENEZA
Parte de Veneza também está no continente, mas seus pontos turísticos estão espalhados pelas pequenas ilhas. É preciso alguns dias para conhecer seu universo, marcado pela rotina de moradores e turistas ao longo dos canais, diversos edifícios interessantes e uma arquitetura que mistura estilos. Adquira seu pacote para Veneza, ande por suas vielas e visite ilhas vizinhas, como Burano, Murano e Torcello.
Piazza San Marco
Considerada o “centro” de Veneza, a praça é o mais disputado ponto turístico da cidade – chegue bem cedo para evitar grandes aglomerações. Nela, além de diversos cafés, você conhece a milenar Basílica de San Marco, o Palazzo Ducale, as centenárias torres dell’Orologio e Campanile (esta com a melhor vista panorâmica da cidade), museus e vários edifícios antigos. Cada construção tem sua importância histórica e arquitetura recheada de detalhes.
Basilica San Marco
Desde que foi erguido, no ano 828, o santuário foi reconstruído mais duas vezes ao longo dos séculos. Diferente de outras igrejas da Itália, a basílica exibe características dos estilos gótico e bizantino, com fachada grandiosa em arcos, mosaicos, esculturas, altar em ouro e até um museu interno. Imperdível!
ENDEREÇO: Piazza San Marco
Palazzo Ducale
Construído a partir do século 12, o edifício em estilo gótico-veneziano serviu de residência dos antigos líderes de Veneza, tribunal, prisão e conselho administrativo. Os salões são ricamente ornamentados, com destaque para a sala do Grande Conselho, que abriga a maior pintura a óleo já feita até hoje, Paradiso, de Tintoretto.
ENDEREÇO: Piazza San Marco
Ponte Rialto
A ponte é um dos cartões-postais de Veneza e a única que atravessa o Grand Canal no coração da cidade, interligando os bairros San Polo e San Marco. Nas proximidades dela, faz sucesso o Rialto Mercato, um tipo de mercadão a céu aberto que vende alimentos e lembrancinhas, atração interessante para conhecer a vida e comércio locais.
Grand Canal
Considerando que o meio de transporte mais usado na cidade são os barcos, podemos chamar de “avenida principal” o Grand Canal. Ele divide Veneza em duas partes e é bem mais largo que os canais que circundam suas pequenas ilhas. Um passeio de vaporetto (tipo de ônibus-barco local) é a melhor opção para conhecer a cidade de um ponto de vista interessante, fotografando sua arquitetura única. Cuidado com os horários de pico, pois nele também há congestionamento.
Passeio de gôndola
Costuma-se dizer que quem foi a Veneza e não fez um passeio de gôndola, não foi a Veneza. Então se dirija às regiões mais movimentadas, como a Piazza San Marco ou Ponte Rialto, e prepare a carteira – uma volta de 40 minutos custa umas boas dezenas de euros. Prefira as embarcações mais conservadas e, ao escolher seu itinerário, evite o Grand Canal. Ventanias e a passagem de transatlânticos podem atrapalhar seu passeio.
Galerias de arte e museus
Assim como em outras cidades da Itália, a produção artística de Veneza se desenvolveu quando comerciantes passaram a financiar artistas, em séculos passados. Entre os mais conhecidos, estão Tintoretto, Ticiano e Canaletto. Suas obras e as de outras coleções podem ser vistas nas diversas galerias da cidade, como na Punta della Dogana, Galleria dell’Academia, Coleção de Peggy Guggenheim e outras.
Carnaval
Veneza possui um dos carnavais mais antigos do planeta – registros indicam que sua primeira realização foi no século 13, tendo como principal característica o uso de máscaras. A partir do século 16, depois de proibições e liberações, as festas viraram tradição entre os nobres, que usavam máscaras para se misturar ao povo e se divertir. Hoje, o carnaval de Veneza é feito em locais privados a preços caríssimos e alguns eventos públicos gratuitos. A data costuma ser a mesma do carnaval brasileiro.
Ilhas vizinhas
Para fugir de Veneza quando seu centro estiver abarrotado de turistas, visitar ilhas próximas é um bom programa. Em Murano, tradicional polo produtor industrial há centenas de anos, visite fábricas de vidro, showrooms e lojas com peças de todos os tamanhos. A fama de Burano se deve à produção de renda e lindas casas coloridas. Com um visual mais rural, Torcello abriga a construção mais antiga da laguna, a Catedral de Santa Maria dell’Assunta, do ano 639.
ONDE FICAR EM VENEZA
Para os melhores preços, procure hotéis em Cannaregio, o sestieri (bairro) menos abarrotado de turistas em Veneza. Se quiser ficar perto dos pontos mais procurados, a dica é reservar sua hospedagem em San Marco. Quem estiver só de passagem pela cidade pode se hospedar em locais mais afastadas, como nos municípios de Verona e Vicenza. Confira aqui hotéis em Veneza!
B & B Hotel Verona Sud
Localizado em Verona, a 1h de Veneza, o hotel oferece estacionamento gratuito, internet wi-fi gratuita em todo o hotel e café da manhã, mediante solicitação. Nos quartos, você encontra TV de tela plana e ar-condicionado.
Key Hotel
Situado em Vicenza, a 1h de Veneza, o estabelecimento dispõe de acomodações com TV, internet wi-fi gratuita e ar-condicionado. Aproveite as comodidades oferecidas pelo hotel, como café da manhã, estacionamento gratuito, recepção 24h, lavanderia e terraço coberto.
Ai Mori d’Oriente
O hotel recebe você em um ambiente acolhedor e muito bem decorado, no bairro de Cannaregio, com sala de leitura, bar, lanchonete e terraço coberto. Os quartos possuem piso em carpete, ar-condicionado, TV LCD e alguns têm vista para o canal.
Bernardi Semenzato
Aproveite a comodidade do serviço de agendamento de passeios do hotel, localizado no bairro Cannaregio. Internet wi-fi nas áreas comuns, terraço e cafeteria estão entre os outros serviços oferecidos. Nos quartos, você tem à disposição ar-condicionado, cofre, cafeteira, internet wi-fi, TV e secador de cabelo.
Becher
Localizado em San Marco, no coração de Veneza, o hotel fica a cinco minutos a pé da Piazza San Marco. Recepção 24h, computador com acesso à internet, café da manhã no quarto, lavanderia e depósito de bagagens estão entre os serviços disponíveis.
Ai Due Principi
Localizado a apenas 300 metros da Piazza de San Marco, o hotel boutique recebe você em um palácio histórico revitalizado, com TV LCD, ar-condicionado e frigobar nas acomodações – alguns oferecem vista para o canal. Você também pode contar com os serviços de internet wi-fi (pago), recepção 24h, depósito de bagagens, cofre e serviço de quarto.
Informações importantes
Idioma | Italiano |
---|---|
Moeda | Euro |
Fuso horário | Entre 3h e 5h a mais que o horário de Brasília, de acordo com a época do ano |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto de Veneza |
Voltagem | 220V | Tomadas tipo C, F e L |
Vacina | A Itália não exige Certificado Internacional de Vacinação |
Documentação | Passaporte com validade mínima de 6 meses. Não é necessário visto |
Consulado | ENDEREÇO: Corso Europa, 12 | Milão |