MAIOR CIDADE DA AUSTRÁLIA, SYDNEY É VIBRANTE E MODERNA
A maior e mais populosa cidade da Austrália é frequentemente confundida como capital do país – na verdade, é Camberra – e tanta popularidade não foi construída à toa. Sydney é uma metrópole de 4,8 milhões de habitantes, repleta de atrações inesquecíveis e paisagens naturais que irão te impressionar. Moderna e vibrante, a cidade tem povo simpático e acolhedor, sendo muitos moradores imigrantes das mais diversas partes do globo. A diversidade garante culinária variada e que agrada a praticamente todos que visitam o país. Alguns dos pontos turísticos são internacionalmente famosos, como a Opera House e a Harbour Bridge, ponte que atravessa a Baía de Sydney. Outra vantagem desta cidade são as praias, desejadas pelos surfistas do mundo inteiro. Destaque para a Bondi Beach, Coogee e Manly.
QUANDO IR
Você pode visitar Sydney em qualquer época do ano, mas é no verão (dezembro a fevereiro) que você aproveitará melhor as praias. Se prefere temperaturas medianas, a dica é viajar entre setembro e dezembro e entre fevereiro e abril, primavera e outono.
CURIOSIDADES
Fique atento se for consumir bebidas alcoólicas na Austrália. A lei não permite o consumo em lugares públicos – isto inclui praias, parques e áreas de piqueniques. Quem desobedece pode ser multado.
O QUE FAZER EM SYDNEY
Mesmo que você disponha de um período grande para visitar Sydney, é provável que haverá uma atração nova para cada dia que passar na cidade. Isso porque a capital do Estado de New South Wales tem inúmeros pontos turísticos e atividades ao ar livre. Passe um dia nas belas praias da região, faça passeio pela Baía de Sydney e visite o incrível zoológico da cidade, com animais que só existem por lá.
Sydney Opera House
Um dos principais cartões-postais da Austrália, a construção foi desenhada pelo arquiteto dinamarquês Jorn Utzon e declarada Patrimônio da Humanidade em 2007. Funciona como centro cultural que abriga o Concert Hall, o Opera Theatre e a Playhouse. A Opera House conta também com bares e restaurantes.
ENDEREÇO: Circular Quay, s/nº.
Sydney Harbour Bridge
Outro ícone da cidade, a Harbour Bridge é uma ponte de aço construída sob a Baía de Sydney e liga as partes sul e norte da cidade. Você pode conhecê-la mais de perto, fazendo uma “escalada”. Nessa aventura, você subirá pela estrutura metálica superior, chegando à área mais alta. O passeio pode ser feito em diferentes horários do dia e oferece uma das vistas mais espetaculares da cidade.
Sydney Tower Eye
A Torre de Sydney possui mirante panorâmico de vidro que oferece vista de 360° da cidade. O local ainda oferece restaurante giratório no topo do edifício. No térreo fica o Westfield, shopping com ótimas lojas e várias opções de alimentação. A torre possui, no total, 309 metros de altura.
ENDEREÇO: 100, Market St.
The Rocks
Bairro histórico onde Sydney começou, The Rocks tem construções do período colonial, muitas feitas em pedra, e edifícios históricos. Conta com bons restaurantes, galerias de arte, bares e casas noturnas. Na região ficam o Museum of Contemporary Art, o Cadman’s Cottage, o First Fleet Park e o Sydney Observatory.
Darling Harbour
Esta área portuária funciona como um complexo de entretenimento, com shopping, restaurantes e cinema. Ideal para caminhadas ao livre e admirar as embarcações, o local ainda é endereço do Zoológico de Sydney, Aquário de Sydney e o museu de cera Madame Toussads. Outra dica é visitar a Darling Harbour aos sábados, por volta das 21h15, quando acontece uma queima de fogos.
Hyde Park
Situado no coração de Sydney, o parque possui 16 hectares e é considerado o mais antigo da Austrália. Dividido em “norte” e “sul”, costuma ser utilizado para eventos e possui áreas gramadas, com árvores e alguns monumentos. Ali fica também a Archibald Fountain, fonte datada de 1932.
Blue Mountains
As Blue Mountains fazem parte de um parque nacional de mesmo nome, a 110 quilômetros de Sydney. A região montanhosa possui várias trilhas, cachoeiras e formações rochosas como as Three Sisters (Três Irmãs), que ganham colorações diferentes de acordo com a incidência da luz do sol. Destaque também para as Kaotomba Falls, os vilarejos de Leura e Katoomba, Gordon Falls e Leura Cascades, além do Scenic World, um complexo com bondinho e trenzinho que faz passeios no meio da floresta.
Art Gallery Of NSW
A Galeria de Arte de New South Wales fica dentro no jardim botânico de Sydney. Fundada em 1871, possui obras modernas e contemporâneas da Austrália, além de exposições temporárias e eventos, como exibição de filmes, shows de música e palestras. A entrada é gratuita.
ENDEREÇO: Art Gallery Rd.
Zoológicos
Existem duas opções de zoológicos que você pode visitar na cidade. O Zoológico de Sydney, conhecido também como Wild Life Sydney, fica na Darling Harboure e é de pequeno porte. Reúne alguns dos principais animais da Austrália, entre eles coalas, cangurus, crocodilos, lagartos e roedores. Já o Taronga Zoo, localizado em Mosman, área norte de Sydney, é bem maior, com mais de 4 mil espécies de animais de várias partes do mundo, entre cangurus, coalas, leões marinhos, zebras, girafas, diabo da Tasmânia e leões, por exemplo.
PRAIAS PARA IR EM SYDNEY
As praias de Sydney são obrigatórias para quem vai à cidade. Quando as condições climáticas estão favoráveis, o mar se transforma em uma piscina de águas claras – mas ainda sim, bem geladas. Um dos pontos altos é a infraestrutura, já que as praias australianas costumam ter sempre guarda-vidas, chuveiro e banheiros públicos, além de área verde para curtir o sol e piscinas públicas alimentadas com a água do mar.
Bondi Beach
A praia tem águas cristalinas, apesar de estar em uma área urbana bem movimentada. Atrai públicos variados, mas principalmente jovens que gostam de surfar. Durante o verão e aos finais de semana a praia fica lotada. Perto do trecho de areia fica um parque, estacionamento, banheiros públicos e calçadão. A praia também tem chuveiros e restaurantes próximos.
Coogee Beach
Uma das praias mais famosas de Sydney, tem águas azul turquesa e tranquilas. Não é o melhor lugar para surfar, mas é ótima para mergulhar e curtir um dia quente na frente do mar. Tem guarda-vidas, chuveiros públicos e calçadão.
Bronte Beach
A praia fica no caminho entre Bondi e Coogee, então você poderá incluir em seu roteiro para conhecê-la numa mesma caminhada. Tem boa infraestrutura e fácil acesso, com águas cristalinas e duas piscinas públicas: uma natural formada entre as pedras, e outra artificial e azulejada.
Manly Beach
Uma das praias mais conhecidas de Sydney, tem trechos com ondas fortes e áreas protegidas por pedras, onde o mar é calmo. O calçadão é pequeno, mas possui vários bancos e muitas árvores. Também há chuveiros e banheiros públicos. O comércio local é variado, com muitos restaurantes, lojas de roupas, farmácias e cafeterias.
ONDE FICAR EM SYDNEY
Existem várias regiões para você escolher seu hotel em Sydney e a melhor opção depende do perfil de cada viajante. Para quem planeja conhecer mais da parte histórica, o centro é ideal. Para quem prioriza as praias, prefira Coogee e Bondi. Na área central de Sydney, se destacam: Circular Quay, The Rocks, Darling Harbour, CBD e City East.
Informações importantes
Idioma | Inglês |
---|---|
Moeda | Dólar australiano |
Fuso horário | Cerca de 10 horas a mais que Brasília |
Aeroporto mais próximo | Sydney Airport |
Voltagem | 220 volts | Tomada tipo I |
Peso da bagagem | Consulte sua companhia aérea |
Taxas | É obrigatório o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela |
Vacina | É exigido visto de entrada para brasileiros |
Documentação | ENDEREÇO: 45, Clarence Street |