ILHA COLOMBIANA SAN ANDRÉS DESFRUTA DO MAR AZUL DO CARIBE
Localizado no Mar do Caribe, o arquipélago de San Andrés é composto pelas ilhas de San Andrés, Catalina e Providência, além de várias ilhotas chamadas cayos. Apesar de pertencer à Colômbia, a 780 km de distância, San Andrés fica mais perto da Nicarágua, são apenas 190 km. A água que rodeia o arquipélago tem tantas variações de tonalidades, que ganhou o apelido de Mar de Sete Cores.
QUANDO IR
O clima tende a se manter estável durante o ano todo, com temperaturas médias entre 28⁰C e 30⁰C. Os meses quando há menos probabilidade de chuva são dezembro e janeiro, e entre junho e agosto.
CURIOSIDADES
O paradisíaco arquipélago é formado por várias ilhotas por lá conhecidas como “cayos“. Todo esse conjunto fica em águas com tantas variações de azul, que a região ganhou o apelido de Mar de Sete Cores.
O QUE FAZER EM SAN ANDRÉS
Com praias banhadas pelo mar azul do Caribe, San Andrés é um destino excelente para os mergulhadores, já que está cercada por recifes de corais. Outras atrações imperdíveis dos pacotes para San Andrés são a Caverna de Morgan, o bairro La Loma, o Balneário West View e as ilhas próximas de Providencia e Santa Catalina.
Caverna de Morgan
Essa caverna é misteriosa desde a entrada, onde tem um espesso anel de coral por onde entra água do mar. São incríveis suas estalactites (formações rochosas parecidas com gotas petrificadas) e estalagmites (que se formam no chão). Segundo uma das lendas que envolvem a caverna, o pirata Morgan guardava seus tesouros lá dentro e até hoje eles são protegidos por um caranguejo gigante chamado King Crab.
ENDEREÇO: Avenida Circunvalar, km 8.
Balneário West View
Esse encantador balneário também é conhecido pelo nome de sua formação coralínea chamada de La Piscinita, com piscinas naturais que podem chegar a seis metros de profundidade. Com trampolim e escorregador, La Piscinita parece um aquário, devido à incrível transparência da água e dos inúmeros peixes coloridos. Ali é possível mergulhar com snorkel.
La Loma
Apenas nativos da ilha habitam esse bairro, que preserva a arquitetura tradicional de San Andrés. Ali também fica a Igreja de San Juan Bautista de la Loma, a primeira de San Andrés. Construído em 1844, o santuário tem um incrível mirante com vista panorâmica da região.
Casa Museu Isleña
Esse museu foi criado pelos nativos para apresentar aos visitantes a cultura e os costumes da população. A casa de madeira imita fielmente as construções do período colonial, além de recriar o estilo de vida da ilha de séculos atrás. O visitante assiste a um espetáculo de danças típicas, como jumpin’polca, calypso e reggae. O bar do museu serve bebidas típicas caribenhas, como piña colada.
Providencia
É possível chegar à ilha, a 72 km de San Andrés, em um avião pequeno, em 20 minutos. Os pontos imperdíveis são a Cabeça de Morgan, rocha que lembra um perfil humano e tem esse nome por causa do pirata Morgan; o Parque Nacional Mc Been Lagoon; Cayo Caranguejo, onde se pratica snorkeling; e a Ponte dos Namorados, com lindo pôr do sol.
Haynes Cay e Rose Cay (El Acuario)
Como essas duas ilhas são muito próximas, é possível caminhar de uma para a outra com a água na altura dos joelhos. Rodeada de pedras, Haynes Cay conta com um restaurante aberto na alta temporada e não tem praia. Já Rose Cay é conhecida como “El Acuario” por causa dos peixes nas suas piscinas naturais, cuja água é de uma transparência incrível e onde é possível praticar snorkel. Na praia, vendedores ambulantes vendem bebidas como refrigerante, água, cerveja e a piña colada, coquetel com rum, leite de coco e suco de abacaxi.
ONDE FICAR EM SAN ANDRÉS
Os hotéis de San Andrés mais luxuosos estão no centro, localizado na ponta nordeste. Opções mais baratas podem ser encontradas junto à orla.
ONDE COMPRAR EM SAN ANDRÉS
San Andrés é um ótimo lugar fazer compras. Isenta de impostos, a ilha possui produtos mais baratos que em free shops. A maior parte das lojas de San André está no centro da ilha e vendem diversos tipos de produtos, como calçados, alimentos, perfumes, roupas e eletrônicos.
Duty Free Center
Esse duty free vende uma grande variedade de produtos a preços imbatíveis, como eletrodomésticos, óculos de sol, bolsas, malas, perfumes e brinquedos para todas as idades.
ENDEREÇO: Aeroporto Gustavo Rojas Pinilla (Av. Colon)
Calçadão Spratt Bay (Avenida Peatonal)
De um lado, o azul do Mar com a ilhota de Johnny Cay ao fundo. Do outro, uma grande quantidade de lojas e hotéis. Por isso vale a pena caminhar por essa avenida de 2 km, que fica próxima à maioria dos hotéis.
Centro
A região concentra desde estabelecimentos independentes até centros comerciais com as melhores marcas. Entre eles, destaca-se o Centro Comercial Unisanandres, onde é possível encontrar lojas de aparelhos eletrônicos, butiques de roupas e praça de alimentação.
ONDE COMER EM SAN ANDRÉS
Com restaurantes que vão do simples ao sofisticado, San Andrés é um ótimo lugar para comer bem. A ilha oferece cardápios com muitos frutos do mar como lagostas, camarões, caracóis e peixes. Entre as bebidas, peça o coco loco, que leva três bebidas alcoólicas diferentes.
La Regatta
Esse restaurante construído sobre o mar, na Baía de San Andrés, mescla a cozinha internacional e a culinária colombiana. Tem belíssima paisagem marítima, ambiente tranquilo, cozinha sofisticada e serviço simpático. Está entre os mais badalados da ilha. Serve almoço e jantar.
ENDEREÇO: Avenida Newball, s/nº, junto ao Club Náutico.
Casablanca
Localizado dentro do hotel Casablanca, prepara delícias da culinária internacional, além de frutos do mar e peixes. Com bela decoração clean, seu ambiente é muito descontraído. Serve almoço e jantar.
ENDEREÇO: Avenida Colombia com a Avenida Costa Rica, 3-59.
Donde Francesca
Os frutos do mar e a gastronomia caribenha são os carros-chefes desse restaurante da Praia de San Luis, com uma das melhores cozinhas da região. O visual do mar paradisíaco é uma atração à parte no restaurante. Para quem quiser passar o dia na praia, a casa oferece cadeiras gratuitas. Aberto somente para almoço.
ENDEREÇO: Sound Bay, 70.
O QUE FAZER A NOITE EM SAN ANDRÉS
Aproveite a noite de San André para ter horas agradáveis dançando ao som da salsa e reggaeton. Animadas, as casas noturnas são ótimas para saborear drinks e conversar com os amigos.
Cocoloco
Com capacidade para mil pessoas, a maior discoteca da ilha toca os tradicionais calypso, reggae e soca e demais estilos musicais e serve os típicos coquetéis à base de coco. A discoteca é frequentada por colombianos e estrangeiros. Aberto de quinta a domingo.
ENDEREÇO: Avenida Colombia, Zona Rosa.
Banzai
O bar Banzai toca reggae e é ideal para tomar coquetéis exclusivos, saborear nachos e bater papo com os amigos. Aberto às sextas e sábados.
ENDEREÇO: Avenida Newball, 4-169.
The Lighthouse Lounge Bar
Com música ambiente, o pequeno bar serve coquetéis, bebidas nacionais, importadas e petiscos. Aberto de quinta a domingo.
ENDEREÇO: Avenida Colombia, Calle 1, 11a-4.
Informações importantes
Idioma | Espanhol e creole (inglês crioulo) |
---|---|
Moeda | Peso colombiano |
Fuso horário | Duas horas a menos em relação ao horário de Brasília |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Gustavo Rojas Pinilla – San Andrés |
Voltagem | 110 volts | Tomadas tipos A e B |
Peso da bagagem | Consulte a companhia aérea |
Vacina | A Colômbia exige Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela |
Documentação | Não é necessário visto, sendo possível entrar no país apenas com RG original (e foto recente) ou passaporte |
Embaixada | Calle 93, 14-20, Piso 8 | Bogotá |