Que tal esquiar na majestosa Cordilheira dos Andes? Pertinho de Santiago e cerca de 3.200 metros acima do nível do mar, Valle Nevado, a maior estação de esqui chilena, é destino imperdível tanto para quem quer aprender a esquiar quanto para quem já tem prática em esportes de inverno.
Todo mundo encontra seu lugar ao sol – ou melhor, na neve – em Valle Nevado, inclusive grupos de jovens e famílias. São 45 km² de área esquiável e 40 pistas – metade delas voltada a iniciantes e esquiadores intermediários, e a outra metade destinada às categorias avançada e expert.
Após dois anos fechado por conta da pandemia, o resort de neve inaugurado no fim dos anos 1980 voltou a receber turistas. A temporada de inverno 2022 em Valle Nevado começa no dia 17 de junho – e deve se estender até meados de setembro.
Onde fica Valle Nevado e como chegar
Localizado a cerca de 60 km de Santiago, Valle Nevado é uma boa opção de passeio de bate-volta para quem está na capital chilena. O resort de esqui faz parte de um complexo com a maior área esquiável da América do Sul.
Para chegar ao Valle Nevado, é preciso percorrer uma estrada sinuosa (são 60 curvas durante o trajeto) – por segurança, a recomendação é contratar transfers partindo de Santiago, com motoristas experientes. O resort tem 14 teleféricos para subir as montanhas, além de uma gôndola. O cartão que dá direito a usar os teleféricos pode ser comprado na recepção do complexo – mas se você vai se hospedar nos hotéis, o Ski Pass já está incluído na diária.
O que fazer no Valle Nevado
Se for sua primeira vez na neve, não precisa se intimidar: há a possibilidade de investir em aulas coletivas ou particulares de esqui e de snowboard na área de iniciantes. Equipamentos e roupas podem ser alugados no local.
Para os mais experientes, dá pra ir esquiando até a elegante estação vizinha de La Parva ou para El Colorado/Farelllones, de perfil mais jovem e econômico – ainda mais próxima de Santiago, essa última tem atividades para famílias que não esquiam, como o tubing (espécie de esquibunda), o que a torna favorita para bate-voltas de Santiago para quem quer só aproveitar a neve, sem pretensão de esquiar.
Quer ainda mais adrenalina? Coloque o heliski na sua programação. Nessa modalidade, um grupo de quatro esquiadores, acompanhado de um guia, sobe de helicóptero até áreas mais altas e intocadas dos Andes, para uma descida radical e íngreme nas montanhas.
Prefere só admirar a imensidão de neve, sem se aventurar? Adquira o tour de um dia para curtir a vista espetacular da estação de esqui. Quatro bares e seis restaurantes – com opções de mesas ao ar livre ou internas, em ambiente aquecido – fazem parte do complexo, garantindo refeições e drinques com uma paisagem deslumbrante de fundo.
Onde se hospedar em Valle Nevado
O complexo tem oito condomínios de apartamentos para locação, além de três hotéis – todos funcionam em regime de meia pensão (com café da manhã e jantar) e incluem Ski Pass (válido até o dia anterior ao check-out) e wi-fi em todos os ambientes. Todos têm piscina externa aquecida, espaço para guardar os equipamentos de esqui, estrutura de lazer para as crianças e Fitness Center (com opções de massagens, pagas à parte). Conheça mais sobre cada um deles para escolher o seu:
Hotel Valle Nevado – Mais elegante do complexo, é o único ski-in/ski-out – ou seja, você tem acesso às pistas de esqui desde a porta do hotel. Todos os quartos têm varanda com uma vista espetacular para as montanhas ou para as pistas.
O hotel tem um restaurante – o elegante La Fourchette, especializado em comida mediterrânea. A área de lazer infantil recebe crianças a partir de 7 anos.
Puerta del Sol – Maior entre os hotéis do complexo, é de conforto intermediário e recebe bastante famílias e casais. Fica a 50 metros das pistas de esqui e tem opções de quartos com varanda e com vista para as pistas.
O hotel tem um restaurante e um bar.
Tres puntas – Mais simples e econômico entre os hotéis do complexo, atrai principalmente grupos de jovens – há quartos que acomodam até 6 pessoas. Fica a 150 metros das pistas.
O hotel tem um restaurante, um pub com música ao vivo e um animado Après ski (espécie de happy hour após as atividades na neve).
Dica CVC: como escolher a melhor estação de esqui chilena para você
Comparando aos outros destinos chilenos de neve, Valle Nevado é o point do agito, enquanto Portillo, ao norte, é bem mais pacata – com um hotel pequeno e as pistas favoritas dos experts – e a charmosa Termas de Chillán, ao sul, é mais romântica – com piscinas de águas termais e um excelente spa, além do esqui entre lindos bosques.