AVENTURAS INESQUECÍVEIS
Na lista das sete novas maravilhas do mundo, Machu Picchu é um daqueles lugares que merecem ser visitados ao menos uma vez na vida. A região montanhosa, cercada por vales, fica a mais de dois mil metros acima do nível do mar e se tornou o destino peruano mais procurado entre os apaixonados por aventura. Além do visual inesquecível, a viagem rende passeios de trem, trilhas e visita a templos construídos pelos incas. Programe-se e aproveite a viagem!
QUANDO IR
A época mais procurada para fazer as trilhas é maio a setembro, quando o tempo é seco. Os meses de julho e agosto recebem mais turistas. De janeiro a março é período de chuvas no destino, mas somente quando há chuva muito intensa os passeios não são realizados.
CURIOSIDADES
Estudiosos apontam que o explorador Hiram Bingham tenha feito uma trilha de seis dias até encontrar Machu Picchu, em 1911. Acredita-se que a região ficou abandonada e perdida entre os Andes peruanos durante 300 anos após a queda do império inca.
O QUE FAZER EM MACHU PICCHU
Lugares incríveis não faltam na lista de atrações dos pacotes para Machu Picchu e região. Além do famoso santuário e da cidade inca, aproveite para fazer trilhas e passeios pelo Vale Sagrado e em Cusco. Não é a toa que viagem tem um significado mágico a muitos turistas.
Cidadela de Machu Picchu
A cidade inca foi descoberta por um historiador norte-americano em 1911. Caracterizadas pelas grandes com pouco espaço entre os encaixes, as construções originais representam 80% da área atual. O restante foi reformado após o período inca. Toda planejada, a cidade tem uma área agrícola formada por terraços e recintos para armazenar alimentos, e a zona sagrada, com templos, praças e museus. Sua planta aproveita os espaços com escadarias para passagem do sol. Tombado com Patrimônio da Humanidade ela UNESCO, o sitio arqueológico fica dentro do Santuário Histórico de Machu Picchu, que protege várias espécies biológicas ameaçadas de extinção. A cidade foi eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Trem para a Cidadela de Machu Picchu
Existem duas formas de chegar à cidadela de Machu Picchu, para os mais ousados, que buscam aventura ao extremo, há uma trilha de pelo menos 4 noites partindo de Cusco. A segunda opção é partir de trem de Cusco ou Vale Sagrado até o vilarejo de Aguas Calientes. Para quem sai de Cusco, a viagem dura 3h30, do Vale Sagrado a duração é 1h30. No trem não há bagageiro, então é possível levar apenas uma mochila que o passageiro levará consigo durante todo o passeio.
Montanha Machu Picchu
Ao lado da entrada do sitio arqueológico, a Montanha Machu Picchu proporciona uma bela vista da cidadela e da montanha Huayna Picchu. A subida a pé até o topo demora cerca de duas horas e meia. A montanha só pode receber 400 pessoas por dia e sugerimos que a reserva seja feita no Brasil, antes do embarque. Para fazer este passeio é necessário pernoitar em Águas Calientes.
Montanha Huayna Picchu
Do alto do pico da Montanha de Huayna Picchu, 300 metros acima da cidadela, o visitante tem uma vista panorâmica indescritível de Machu Picchu, com seus terraços incas, e também do vale do Rio Urubamba. A trilha para a subida, que dura aproximadamente duas horas, começa na praça principal da cidadela de Machu Picchu. Apenas 400 pessoas podem percorrer esse caminho por dia e sugerimos que a reserva seja realizada do Brasil, antes do embarque. Para fazer este passeio é necessário pernoitar em Águas Calientes.
Aguas Calientes
Aguas Calientes, vilarejo localizado a 9 km de Machu Picchu, é o vilarejo mais próximo à cidadela inca. Tem toda a infraestrutura de hotéis, restaurantes e lojas, sendo a melhor localização de hospedagem para que deseja fazer a Trilha da Porta do Sol ou subir as montanhas Machu Picchu e Huayna Picchu.
ONDE FICAR EM MACHU PICCHU
Cusco, Águas Calientes e Vale Sagrado estão entre as regiões com boa infraestrutura hoteleira próxima a Machu Picchu. Na maior parte dos estabelecimentos você encontrará conforto, acesso fácil às estações de trem e vistas para as montanhas. Confira as melhores opções de hotéis em Cusco com a CVC!
El Mapi by Inkaterra
Localizado no povoado de Aguas Calientes, fica a duas quadras da estação de ônibus para subir à Machu Picchu e do mercado artesanal, o hotel tem restaurante e bar, TV a cabo, cofre e secador de cabelo, o wi-fi é gratuito nas áreas sociais e pago nos apartamentos.
Sumaq Machu Picchu Hotel e SPA
Localizado no povoado de Aguas Calientes, o hotel está a quatro quadras do mercado de artesanato e da estação de ônibus para subir a Machu Picchu, fica a cinco quadras da estação de trem de Machu Picchu. Com vista para o Rio Urubamba, tem spa, restaurante de cozinha peruana e bar, TV a cabo, telefone e aquecedor. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e pago nos apartamentos.
Reserve agora seu hotel em Águas Calientes!
Casa Andina Machu Picchu
Localizado no povoado de Aguas Calientes, o hotel moderno e acolhedor está a duas quadras da estação de trem e tem uma linda vista para o Rio Vilcanota. O hotel tem restaurante, bar, lanchonete, centro de internet e lavanderia, cofre, TV a cabo e secador de cabelo, o wi-fi é gratuito em algumas áreas sociais e pago nos apartamentos.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Idioma | Espanhol, quéchua e aymara |
---|---|
Moeda | Novo Sol. O real é bem aceito em Lima e Cusco. Você também pode viajar com dólares ou cartão de crédito internacional |
Fuso horário | De 2 a 3 horas menos em relação ao horário de Brasília, dependendo do horário de verão brasileiro |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete – Cusco |
Voltagem | 220 volts | Tomadas tipo A, B e C |
Peso da bagagem | Consulte sua companhia aérea |
Vacina | Não há necessidade |
Documentação | É necessário apresentar RG ou passaporte válido |
Embaixada | Avenida Jose Pardo, 850 | Miraflores | Lima |