CAPITAL MAIS ALTA DO MUNDO, LA PAZ É PURA AVENTURA!
A metrópole sul-americana com maior influência da cultura indígena no continente e capital mais alta do mundo, La Paz está localizada em um vale profundo, cercada pelas montanhas e os picos nevados dos Andes. Embora a pobreza de seu povo fique evidente pelas construções sem acabamento das casas, esta é uma cidade repleta de riquezas naturais e tradições milenares, além de mistérios arqueológicos que fazem desta viagem uma grande aventura. Nesta mistura inusitada de passado e presente, visite preciosidades como o sítio arqueológico Tiwanaku, feito de pedras de até dez toneladas, principal vestígio de uma das culturas mais antigas da América. Se procura por paisagens impressionantes, pegue uma bicicleta e faça a famosa Rota da Morte pelas encostas íngremes dos Andes, caminhe por uma antiga trilha de pedra que une o Altiplano boliviano à Amazônia ou vá ao Vale da Lua, com formações geológicas esculpidas durante milhares de anos pela ação dos ventos e das chuvas. E se tudo isso ainda não o impressionou, prepare-se para o Mercado de las Brujas, onde se pode comprar os mais variados ingredientes para rituais andinos, como fetos de lhama secos, sapos e ervas medicinais.
QUANDO IR
Devido à altitude – La Paz fica a 3.600 metros acima do nível do mar –, a cidade tem clima de montanha, com verões chuvosos e invernos secos. As temperaturas em geral são baixas, ficando em torno dos 11°C. No verão, os termômetros chegam aos 19ºC.
CURIOSIDADES
A Bolívia possui três idiomas: o espanhol, o aimará e o quichuá, línguas indígenas pré-colombianas. O quichuá é considerado língua oficial em mais dois países além da Bolívia: Peru e Equador.
O QUE FAZER EM LA PAZ
Não espere muito luxo e construções supermodernas em La Paz. Ali a grande atração é mesmo a história que pode ser contada através das ruínas, dos costumes e de seus museus. Entre os passeios obrigatórios estão o Vale da Lua, o sítio arqueológico Tiwanaku, o Mercado das Brujas e o curioso Museu da Coca.
Tiwanaku
O sítio arqueológico, localizado a 3.885 metros acima do nível do mar, guarda o que restou da capital de Tiwanaku, cultura que se desenvolveu em 1580 a.C. e manteve-se até o ano de 1172. Existem teorias de que uma grande seca causou o colapso deste povo, mas a verdadeira razão ainda é um mistério. Quando os incas chegaram à região, encontraram somente ruínas, deixando-as intactas por medo e respeito. Os principais atrativos do lugar são a Porta do Sol, um templo semissubterrâneo e restos de uma pirâmide.
Vale da Lua
Uma das paisagens mais espetaculares da região, o vale é formado por rochas esculpidas durante milhares de anos pela ação dos ventos e das chuvas, que deram um aspecto lunar para o lugar. Muitas das rochas ganharam formas inusitadas, como rostos e objetos. O local ainda é habitado por lhamas e viscachas (pequeno roedor).
Caminhos pré-colombinos
Se você gosta de caminhar, não perca esse passeio. Os caminhos de pedra que unem o Altiplano aos vales da Amazônia boliviana foram construídos pela civilização Tiwanaku e depois reutilizados pelos incas. As trilhas serviam para ligar comunidades.
Rota da Morte
Aventura é a palavra de ordem para quem cruza a Ruta de la Muerte, estrada que desce pelos desfiladeiros dos Andes até a zona de floresta da Bolívia. A descida é feita de bicicleta, podendo chegar a 60 quilômetros por hora. A estrada é uma das mais perigosas do mundo, com abismos de até mil metros. A recompensa é um visual incrível do alto dos penhascos.
Mercado de Las Brujas
Uma ótima forma de mergulhar na cultura local é conhecer esse mercado, onde são vendidas mercadorias como fetos de lhama fossilizados, sapos, amuletos e ervas medicinais. Os artigos “mágicos” são comercializados pelas feiticeiras indígenas chamadas de kallawayas.
ENDEREÇO: Entre as ruas Jiménez e Liñares.
Igreja e Convento San Francisco
Construída em estilo barroco-mestiço em meados do século 18, a igreja é o templo católico mais bonito da capital. No interior funciona uma pinacoteca com obras de arte renascentistas, barrocas, maneiristas e neoclássicas.
ENDEREÇO: Plaza San Francisco.
Museus
A cidade tem vários museus interessantes, a começar pelo Museu da Coca, que traz textos e imagens sobre as propriedades terapêuticas e nutricionais da folha de coca, consumida em larga escala pelos povos dos Andes. No Museu Nacional de Arqueologia Tiwanaku estão expostos artefatos, tecidos, tapeçarias, armas e cerâmicas da antiga civilização e de outras culturas que habitavam a Bolívia antes da chegada dos espanhóis. Outra opção é o Museu Nacional de Etnografia e Folclore, que expõe mostras de artesanato, trajes típicos e variados instrumentos de corda, percussão e sopro.
Calle Comercio
Quem gosta de fazer compras durante a viagem pode passar pelo calçadão ladeado por construções antigas que começa na Plaza Murillo. Concentra o maior número de lojas e de vendedores ambulantes.
ONDE FICAR EM LA PAZ
O centro de La Paz possui grande concentração de acomodações mais simples, ideais para quem procura por estadia despojada. Os hotéis mais confortáveis ficam no entorno dos bairros Sopocachi e San Jorge, situados a dez minutos do centro histórico.
ONDE COMER EM LA PAZ
Os sabores da gastronomia andina podem ser apreciados nos restaurantes da cidade. Entre os pratos que você deve experimentar estão o “ppi com buñelo”, iguaria servida no café da manhã, que consiste em uma bebida de milho com canela e cravo e bolinhos de massa frita com açúcar e mel. Prove também as deliciosas sopas e a carne de lhama.
Chez Moustache
Especializado em culinária francesa, o restaurante tem excelentes pratos, como o pato com molho de vinho, a truta e o filé de carne de boi.
ENDEREÇO: Calle Fernando Guachalla Esq. 20 de Octubre.
Gustu
O restaurante de comida sul-americana conta com ótima seleção de vinhos, ambiente animado e petiscos. Perfeito para um happy hour.
ENDEREÇO: Calle 10 no. 300, Calacoto.
Namas Te
Uma boa opção de restaurante para os vegetarianos e veganos, com ambiente agradável. Destaque para os sanduíches.
ENDEREÇO: C. Zoilo Flores, 1334.
Paladar
Se pintar aquela saudade da comida de casa, vá ao Paladar, restaurante de cozinha brasileira. Lá você pode pedir um arroz com feijão, bife e batata frita. E ainda tem coxinha e caipirinha no cardápio!
ENDEREÇO: Calle Ferrecio,B-28, San Miguel.
Informações importantes
Idioma | Espanhol e línguas indígenas como quichuá, guaraní, entre outras |
---|---|
Moeda | Peso boliviano |
Fuso horário | 1h a menos em relação ao horário de Brasília |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Internacional de El Alto |
Voltagem | 115 volts | Tomadas tipos A e B |
Peso da bagagem | Consulte a companhia aérea |
Taxas | É obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela com pelo menos 10 dias de antecedência da data de chegada ao país |
Documentação | Com passaporte brasileiro ou RG é possível ficar até 90 dias na Bolívia, sem a necessidade de visto |
Embaixada | Edifício Multicentro – Mezanino Av. Arce, s/nº, esquina com Rosendo Gutierrez | La Paz |
Imagens: Divulgação CVC