MUITO REGGAE E PRAIAS DESLUMBRANTES TE ESPERAM NA JAMAICA
Berço do cantor de reggae Bob Marley, a Jamaica é conhecida pela filosofia rastafári, pelo rum e principalmente pelas belezas naturais que incluem vegetação exuberante e praias paradisíacas. A terceira maior ilha das Caraíbas, localizada no arquipélago das Grandes Antilhas, encanta a todos que ali chegam. Não por acaso Cristóvão Colombo, quando a descobriu em 1494, a descreveu como “a ilha mais bonita que os meus olhos já viram”. Um dos pontos turísticos mais importantes é a imponente cordilheira Blue Mountains, que divide as costas norte e sul da ilha. Em Montego Bay – também chamada de MoBay – conheça a Cockpit Country, que abriga cachoeiras, cavernas e um grande bosque de pedras. Em todos os cantos, a Jamaica oferece lugares espetaculares, que ficam ainda mais simpáticos com o sorriso dos moradores e o famoso jargão “no problem”.
QUANDO IR
A Jamaica pode ser visitada durante todo o ano. Ao longo da costa, as temperaturas variam entre 22⁰C e 31⁰C, caindo um pouco nas regiões montanhosas. O período mais procurado é o início de agosto, quando acontecem os grandes festivais de reggae, como o SumFest e o Sunsplash.
CURIOSIDADES
O nome Jamaica veio de Xamaica, que significa na língua aruaque “terra dos mananciais”. O país é rico em cachoeiras e rios.
PRINCIPAIS CIDADES NA JAMAICA
Além da capital Kingston, com vida noturna agitada, outras cidades devem fazer parte da sua lista de lugares a conhecer: Montego Bay, Ocho Rios e Negril. Em MoBay estão alguns dos maiores e melhores resorts all inclusive do país, além de um porto que recebe cruzeiros que passam por outras ilhas do Caribe. Já Negril contagia com seu ar alegre e praias encantadoras.
Kingston
A capital do país sempre foi uma metrópole subestimada e durante muitos anos a maioria dos turistas somente a conhecia pela janela do avião. Kingston, no entanto, tem mostrado ao mundo que possui cultura cosmopolita, vida noturna vibrante e pontos turísticos urbanos interessantes, como praças e monumentos históricos. Não deixe de visitar o museu de Bob Marley, localizado dentro do estúdio do artista, maior ídolo do país.
Montego Bay
A região de MoBay – como é carinhosamente chamada pelo nativos – fica a noroeste de Kingston . Ali acontece o maior festival de reggae do mundo, o Reggae Sumfest, e onde estão algumas das praias mais procuradas da Jamaica, como a Walter Fletcher, que fica dentro do Parque Temático Aquasol, e a Doctor´s Cave Bay, no Parque Marinho de Montego Bay. Para quem procura por compras, o Pier One reúne várias lojas, restaurantes e uma marina.
Negril
Na ponta oeste fica Negril, um dos mais importantes centros turísticos do país, ideal para turistas que procuram um pouco menos agito e mais contato com a natureza. Destaque para a Bloody Bay, baía de águas calmas e um dos cartões-postais da Jamaica. Negril também é o destino jamaicano mais procurado por mergulhadores, que encontram em Deep Plane, The Arches, Ballard’s Reef e Gallery muitos corais coloridos e ampla diversidade marinha.
Ocho Rios
A cidade é a porta de entrada dos grandes transatlânticos, além de abrigar muitos seguidores rastafáris. Na Dolphin Cove, aquário marinho natural construído na praia, você nada com tubarões, arraias ou golfinhos. Para quem procura aventura, tem a cachoeiras do rio Dunn, que culmina em uma praia belíssima. Conheça também o Craft Park, um mercado aberto, e Nine Miles, a vila onde nasceu Bob Marley.
O QUE FAZER NA JAMAICA
Nos pacotes para a Jamaica você conhece, além de belezas naturais espetaculares como Dunn River Falls, cachoeiras que desaguam no Mar do Caribe e a Lagoa Luminosa, um pouco da história desse país no Instituto da Jamaica e também sobre a vida de seu maior ícone, no Museu Bob Marley.
Museu Bob Marley
Em Kingston fica o Museu Bob Marley, maior ídolo do país. O local preserva o quarto do cantor, com móveis, roupas e a cozinha onde ele mesmo preparava as refeições, sempre vegetarianas. Em uma das paredes da casa ainda estão as marcas de balas de um atentado sofrido por ele. Visite a loja de souvenires do museu, que vende todos os discos do pai do reggae.
ENDEREÇO: Hope Rd, 56 | Kingston.
Instituto da Jamaica
Conheça mais sobre o reggae, o rastafarianismo, a história da região e artes locais nos museus que formam o Instituto da Jamaica, no centro histórico da capital. Ali ficam a Galeria Nacional, que mescla a arte clássica jamaicana com exposições de vanguarda; o Museu de História Natural; o Museu de Música da Jamaica e o Liberty Hall, que homenageia Marcus Garvey, ativista jamaicano.
ENDEREÇO: East Street, 10-16 | Kingston.
Blue Mountains
A imponente cordilheira Blue Mountains divide as costas norte e sul da ilha. Na sul encontram-se Kingstone Port Royal, antigo centro de pirataria. Na norte estão Montego Bay, Negril, Ocho Rios e Runaway Bay. Uma das melhores maneiras de conhecer as montanhas é de bicicleta e apreciar a exuberante paisagem local, que rende fotografias incríveis.
Dunn River Falls
É a mais famosa cachoeira do país. Tem 55 metros de altura e 180 metros de comprimento, com escadas naturais de pedras e várias pequenas lagoas onde você poderá se refrescar. As quedas d’água desaguam no Mar do Caribe, em uma paradisíaca praia de areias brancas.
ENDEREÇO: Ocho Rios.
Mystic Mountain
Situado em Ocho Rios, o parque Mystic Mountain oferece atividades cheias de adrenalina em meio à floresta tropical. Na entrada fica o teleférico SkyExplorer, que o levará até o alto da montanha, 214 metros acima do nível do mar. A principal atração é The Bobsled Ride, passeio no trenó inspirado na equipe olímpica da Jamaica, que ficou famosa no filme “Jamaica Abaixo de Zero”. A corrida morro abaixo, com um quilômetro de extensão pela floresta, é feita em alta velocidade.
ENDEREÇO: Ocho Rios.
Doctor’s Cave Beach
Com 200 metros de extensão, a praia fica a apenas 1,6 quilômetro do centro de Montego Bay e possui areias brancas e água azul-turquesa. A praia deve seu nome ao Doutor Alexander James McCatty, médico britânico que dirigiu um sanatório na área no fim do século 19 e abria o local para visita. Embora ainda seja uma propriedade particular, o público pode visitá-la mediante o pagamento de uma pequena taxa.
ENDEREÇO: Montego Bay.
Lagoa Luminosa
Rodeada por manguezais, a Lagoa Luminosa – conhecida por lá como Glistening Waters – é repleta de organismos microscópicos que emitem uma luz fluorescente quando a água é agitada. As excursões são realizadas após o pôr do sol, oferecendo um verdadeiro espetáculo visual. É possível nadar nas águas, que têm profundidade entre 1 e 1,5 metro.
ENDEREÇO: Montego Bay.
ONDE FICAR NA JAMAICA
Não vão faltar opções de hotéis na Jamaica. Uma das vantagens do país são as grandes redes de resorts, que oferecem todo luxo que você pode imaginar.
Informações importantes
Idioma | Inglês |
---|---|
Moeda | Dólar jamaicano |
Fuso horário | 4 horas a menos em relação a Brasília |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto de Kingston e Aeroporto de Montego Bay |
Voltagem | 110 volts | Tipos A e B |
Peso da bagagem | Consulte a companhia aérea |
Vacina | A Jamaica exige Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela |
Documentação | Passaporte com validade de seis meses. Dependendo da conexão do voo, será preciso obter visto americano ou canadense |
Embaixada | Pan Caribbean Building, 10º andar | 60 Knustford Boulevard | Kingston |