HISTÓRICA, ÚNICA E APAIXONANTE: HAVANA É VIAGEM INESQUECÍVEL
A capital de Cuba é daquelas cidades em que você se sente vivendo em outros tempos. Prédios antigos e malconservados, carros dos anos 50 pelas ruas, e objetos da metade do século passado fazem parte da paisagem urbana, assim como monumentos à Revolução Cubana. Andar pela cidade sem roteiro é a melhor forma conhecê-la de fato, conversando com o povo simpático e amistoso, visitando a Plaza de la Revolución, palco de manifestações e dos famosos discursos de Fidel Castro, e finalmente apreciando o pôr do sol no Malecón, calçadão à beira-mar.
QUANDO IR
O clima é quente o ano inteiro, mas a alta temporada em Havana vai de novembro a março, quando o tempo é mais seco. A temporada de furacões ocorre de junho a novembro.
CURIOSIDADES
Nem sempre Havana ficou localizada onde se encontra atualmente. Quando foi fundada no século 16, a cidade ficava em uma área pantanosa no litoral sul. Alguns anos depois foi transferida para o litoral norte da ilha, onde está hoje.
O QUE FAZER EM HAVANA
São muitos os pontos turísticos de Havana. Percorra sem pressa as ruas de Habana Vieja, com seus edifícios antigos, igrejas, museus, para depois conhecer locais como o Capitólio Nacional e a Plaza de la Revolución, com seu imenso tributo a Che Guevara. Nos dias muito quentes, aproveite as Playas del Leste e Santa María del Mar.
Malecón
Um dos símbolos da cidade, o Malecón é a avenida que corta a beira-mar e onde fica um extenso calçadão. É comum encontrar casais de namorados, pescadores, pessoas fazendo exercícios por ali. Um dos passeios obrigatórios de Havana é ver o belo pôr do sol.
Plaza de La Revolución
A grande área aberta é diferente das demais praças da cidade. Ao seu redor ficam edifícios altos ocupados por empresas e centros comerciais. Em um deles ficam os murais de fotos famosas dos revolucionários Che Guevara e Camilo Cienfuegos.
Capitólio Nacional
A construção mais imponente de Havana foi inaugurada em 1929 e se parece muito com o capitólio de Washington, nos Estados Unidos. Foi sede do governo de Cuba e hoje funciona como Biblioteca Nacional e Academia Cubana de Ciências.
ENDEREÇO: Centro, Havana.
Memorial a José Martí
O memorial dedicado a José Martí fica em frente à Plaza de La Revolución e possui uma grande estátua em mármore, um museu e um observatório com quase 130 metros de altura. Aproveite para fazer fotos incríveis da cidade.
ENDEREÇO: Plaza de La Revolución.
Catedral de San Cristóbal de La Habana
Um dos pontos turísticos mais famosos da capital, a catedral demorou quase 30 anos para ser construída. Uma curiosidade é que suas duas torres possuem formas completamente diferentes uma da outra. O melhor momento para visita-la é aos domingos de manhã, quando são celebradas missas.
ENDEREÇO: Plaza de la Catedral, Habana Vieja.
Gran Teatro de La Habana
O Gran Teatro é a casa do Balé Nacional de Cuba e com frequência oferece espetáculos de ópera e exposições artísticas.
ENDEREÇO: Paseo del Prado, Centro Habana.
Museus
Entre os museus que não devem faltar em seu roteiro de viagem está o Museu da Revolução, que retrata a história e os acontecimentos que levaram Cuba ao regime comunista. Lá você encontra recortes de jornais, fotografias e falas dos revolucionários as salas explicam a história da revolução cubana. Já o Museu da Cidade fica na antiga casa de capitães generais cubanos e possui pátio arborizado e arquitetura barroca.
Santa María del Mar
Este é o trecho de praia de Playas del Este que mais tem hotéis e faz sucesso com os turistas. Aproveite os quiosques e as espreguiçadeiras disponíveis.
ENDEREÇO: Playas del Este.
ONDE FICAR EM HAVANA
Planejamento é a palavra de ordem para quem vai viajar a Havana. Reserve seu quarto com antecedência, já que internet limitada dificulta um pouco o processo. Em relação à localização, boa parte dos hotéis da cidade fica concentrada em três áreas: Habana Vieja, Centro Habana e Vedado.
Chateau Miramar
O hotel fica a cerca de 5 minutos do centro da cidade, perto de diversos bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais. Num raio de 1 quilômetro poderá conhecer pontos turísticos como o Parque Museo de la Venta e o Centro Administrativo Pemex. Dispõe de 232 quartos, piscina aquecida, jacuzzi, academia, recepção 24h, cofre, café, bar, restaurante e acesso à internet. Os quartos contam com frigobar, secador de cabelo, telefone, TV via satélite e ar-condicionado.
Hotel H10 Habana Panorama
Localizado bem próximo ao mar, o hotel fica na zona de embaixadas de Miramar, perto do Miramar Trade Center. O centro histórico da Velha Havana e o Congresso e o Centro de Convenções ficam a 10 minutos de carro, e o aeroporto internacional José Martí fica a 25 quilômetros. O hotel conta com recepção 24 horas, wi-fi, salas de reuniões, 3 restaurantes, 4 bares, SPA, piscina adulto e piscina infantil, transporte gratuito para Old Havana, assistência médica e serviço de lavanderia.
Gran Caribe Complejo Vedado
O hotel situa-se em um bosque que antigamente servia de esconderijo e proteção para piratas e corsários. Fica a poucos minutos a pé de Rampa, uma das mais importantes ruas de Havana e dispõe de 203 quartos. Possui piscina, sauna, bares, restaurantes, café e acesso à internet. Os quartos contam com telefone, televisão via satélite, ar-condicionado e cofre.
El Bosque
O hotel fica a poucos minutos das zonas empresariais de Miramar e Vedade, e a 10 quilômetros de Velha Havana. Possui café, bar, restaurante, instalações de conferências, acesso à internet e estacionamento. Por uma taxa adicional, os hóspedes podem usufruir dos serviços de quarto e de lavanderia.
ONDE COMPRAR EM HAVANA
Havana não é uma capital de compras, mas é possível encontrar locais para levar lembrancinhas de viagem para casa. Uma dica é a Calle Obispo, rua movimentada da capital, e o Mercado de San José, lugar com mais opções como pinturas, placas, camisas e artesanato local.
Calle Obispo
Uma das principais ruas de Havana e muito movimentada, a Calle Obispo possui lojas de lembranças, restaurantes, bares e comércio local.
Mercado de San José
Este é melhor espaço da cidade para garantir suas compras de viagem. Entre os artigos disponíveis estão camisas, peças em madeira, placas, quadros e instrumentos musicais.
ENDEREÇO: Habana Vieja.
Real Fábrica de Tabacos Patargás
A fábrica de charutos mais conhecida de Havana fica em um belo edifício. Aproveite a visita para fazer compras na loja.
ENDEREÇO: Industria, 520, Centro Habana.
ONDE COMER EM HAVANA
Influenciada pela cozinha criolla, a culinária cubana se parece com a brasileira e tem entre seus pratos típicos o feijão preto, arroz, carne de porco ou de boi, além de vegetais. Uma das vantagens de Havana é conseguir bons restaurantes a um preço camarada, então aproveite!
Café Kaila
O lugar é pequeno e descolado, mas tem pratos deliciosos a preços justos. Experimente o ceviche a piña colada.
ENDEREÇO: Calle Habana, 61.
Alan Wong’s
Um dos melhores restaurantes da cidade, o San Cristobal é charmoso e serve deliciosos pratos inspirados na culinária caribenha.
ENDEREÇO: San Rafael, 469.
Uncle Clay’s House of Pure Aloha
Com inspiração nas culinárias italianas, caribenha e internacional, o restaurante prima pelo serviço e qualidade dos pratos.
ENDEREÇO: Tejadillo, 163.
Informações importantes
Idioma | Espanhol |
---|---|
Moeda | Há dois tipos de moedas: o Peso Nacional Cubano, também denominado Moneda Nacional, utilizado pela população local, e o Peso Conversível Cubano, valor de troca para o turista |
Fuso horário | de 4 a 2 horas a menos em relação a Brasília |
Aeroporto mais próximo | Aeropuerto Internacional José Martí |
Voltagem | A voltagem costuma ser de 110 volts, mas há algumas tomadas 220 volts. As tomadas são do tipo americano ou europeu |
Peso da bagagem | Consulte sua companhia aérea |
Vacina | É recomendado tomar a vacina contra febre amarela ao menos 10 dias antes da viagem e possuir o Certificado Internacional de Vacinação |
Documentação | É necessário visto de entrada |
Embaixada | Avenida 3ª entre 70 e 79 | Edifício Beijing – Escritório 206 | Miramar – Havana |