GRÃ-BRETANHA

HISTÓRIA, BELEZA E CULTURA EM UM DESTINO COMPLETO!

Formada por três países – InglaterraEscócia e País de Gales – a Grã-Bretanha é um daqueles destinos que une história, belezas naturais, cultura, esportes e toda a agitação de centros urbanos modernos em uma única viagem. A maior ilha do Reino Unido, do qual ainda faz parte a Irlanda do Norte, possui passado rico e fascinante, que data de 6.500 a.C.. Já foi dominada pelos romanos, era o poder industrial e marítimo dominante do século 19 e foi protagonista no desenvolvimento da democracia parlamentar e no avanço da literatura e ciência. Atualmente é um dos locais mais descolados e vibrantes do planeta, com cidades grandes e cosmopolitas como Londres, mas mantém ainda muito de seu charme e imponência, como poderá ver em Edimburgo e Oxford. Embarque nessa viagem incrível e conheça mais sobre a bela e surpreendente Grã-Bretanha!

QUANDO IR

As cidades podem ser visitadas durante o ano inteiro mas, de modo geral, na primavera (março a junho) e no outono (setembro a dezembro) a temperatura é mais agradável.

CURIOSIDADES

O hábito de tomar chá na Grã-Bretanha remonta ao século 17, por causa da princesa portuguesa Catarina de Bragança, esposa do rei Charles II. Ela trouxe o costume de Portugal e rapidamente a bebida virou moda entre a realeza.

PAÍSES NA GRÃ BRETANHA

Embora o Reino Unido inclua a Irlanda do Norte, a ilha da Grã-Bretanha é formada apenas por três países: InglaterraPaís de Gales e Escócia. Com quase 230 mil quilômetros quadrados de área, sua capital é Londres. Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu dominar os países vizinhos e controlar toda a área do Reino Unido.

Inglaterra

Principal país da Grã-Bretanha, a Inglaterra – especialmente a capital Londres – é um dos destinos mais procurados pelos turistas na Europa que buscam monumentos e edifícios históricos, o glamour da monarquia mais badalada do planeta e toda a diversão que uma metrópole pode oferecer. Mas a Inglaterra ainda impressiona por suas áreas rurais bucólicas, tavernas, fazendas e castelos. Outro atrativo é sua magnífica costa, com penhascos e praias tranquilas, além de famosas universidades, como Oxford e Cambridge.

Escócia

País com passado rico e fascinante, a Escócia possui cerca de 800 ilhas, sendo apenas 300 habitadas. Destaque para as paisagens naturais, com lagos, montanhas e seu litoral. Cada pedacinho do país é carregado de cultura e história, onde você poderá apreciar ruínas, castelos e catedrais, além de grandes festivais culturais, como o famoso Festival Internacional de Edimburgo, que engloba apresentações de ópera, teatro, música e dança.

País de Gales

Localizado a apenas 2 horas de trem de Londres, o País de Gales ainda é pouco conhecido dos turistas brasileiros. A capital Cardiff tem ótima infraestrutura, com restaurantes, hotéis e comércio variado, além de museus gratuitos e atrações culturais. Outro motivo para conhecer esse país são os castelos: são 641 ao todo! Belas paisagens naturais e a cultura celta presente no dia a dia são atrações à parte.

 

PASSEIOS NA GRÃ BRETANHA

Existem alguns passeios que não podem faltar no roteiro de viagem pela Grã-Bretanha. Neles você conhece pontos turísticos importantes, que ajudam a contar a história dessa região, além de atrações culturais fantásticas. Confira!

London Eye

Com 135 metros de altura, a roda-gigante oferece vista deslumbrante do rio Tâmisa, do Big Ben e do Parlamento. A atração foi criada para celebrar a chegada do ano 2000 e ficou conhecida como Roda do Milênio. Tem capacidade para 800 pessoas e 32 cápsulas.

ENDEREÇO: Riverside Building |County Hall |  Westminster Bridge Road.

Torre de Londres

Esta fortaleza medieval data do século 11 e já serviu para as mais diversas finalidades: foi residência real, Casa da Moeda, abrigo de animais e prisão. Atualmente guarda as joias da Coroa Britânica, incluindo cetros, trajes, coroas e espadas.

ENDEREÇO: London EC3N 4AB.

Estádio de futebol e pubs históricos

Outro passeio imperdível em Londres é conhecer o estádio Emirates, casa do Arsenal Futebol Clube. A atividade ainda inclui conhecer três pubs históricos da capital inglesa: o The Sherlock Holmes, o Ye Olde Cheshire Cheese e o Craft Beer Co, onde você terá a oportunidade de degustar dois tipos de cerveja.

Beatles e Rock Clássico

O passeio chamado London Rock Tour tem duração de três horas e passa pelos bairros de Chelsea, Kensington, Holland Park, Notting Hill Gate, St John´s Wood, Marylebone e West End. O tour passa pelos principais pontos turísticos que inspiram os grandes astros do rock.

Ônibus panorâmico Hop On / Hop Off

Que tal conhecer algumas das cidades mais descoladas da Grã-Bretanha a bordo dos ônibus panorâmicos Hop On / Hop Off? Os veículos de dois andares têm deck superior aberto, no qual você pode subir e descer quantas vezes quiser em pontos pré-determinados. É possível fazer esses passeios nas cidades de Bath, Belfast (embora fique na Irlanda do Norte, o passeio pela a cidade é imperdível), Cambridge, Cardiff, Edimburgo, Glasgow, Gothenburg, Inverness, Londres, Oxford, Stratford Upon Avon e York.

Palácio de Holyrood

Utilizado como residência de verão da rainha Elizabeth II, este palácio localizado em Edimburgo já foi monastério e moradia de diversos reis. Quando a monarquia não está por lá, você pode visitá-lo em tours guiados e conhecer algumas salas, quartos e a galeria de quadros.

ENDEREÇO: Canongate.

Museu Britânico

Fundado em 1753, foi o primeiro museu nacional público do mundo. Possui um impressionante acervo de quase 8 milhões de peças, que juntas contam a história da humanidade. Entre as peças mais importantes estão a Pedra de Rosetta, os mármores de Elgin, um moai da Ilha de Páscoa e a múmia de Katebet.

ENDEREÇO: Great Russell Street London WC1B 3DG.

 

O QUE FAZER NA GRÃ BRETANHA

São muitos os pontos turísticos famosos que podem fazer parte de seu roteiro, então respire fundo e selecione os que mais tenham a ver com seu estilo de viagem. Alguns, no entanto, são praticamente obrigatórios para fazer de seu tour pela Grã-Bretanha inesquecível.

Abadia de Westminster

A igreja construída em estilo gótico, fundada em 960, é o local onde ocorre as coroações dos reis britânicos e local da sepultura de personagens históricos, como Isaac Newton, Charles Darwin e a rainha Elizabeth I. Ali foi realizado, em 2011, o casamento do príncipe William e Kate Middleton. Algumas de suas missas, chamadas Even songs, têm apresentação de coral.

ENDEREÇO: 20 Deans Yd | Londres SW1P 3PA.

Palácio de Buckingham

Residência oficial da família real, o palácio é palco da tradicional Troca da Guarda Britânica, ritual que acontece diariamente de maio a julho e em dias alternados no restante do ano. Possui 77 mil metros quadrados de área construída e, de julho a setembro, alguns espaços do palácio estão abertos à visitação, como os jardins e os estábulos, quando a rainha faz sua viagem anual à Escócia.

ENDEREÇO: Londres SW1A 1AA.

Big Ben e Parlamento

O Big Ben é, na verdade, o nome do sino de 13 toneladas da torre do relógio, mas com o passar do tempo o nome foi associado ao relógio, construído em 1859. A torre não está aberta à visitação. Já as casas do Parlamento podem ser visitadas e é possível ainda assistir aos debates em uma sala especial.

ENDEREÇO: 20 Dean’s Yard | Westminster.

Stonehenge

O monumento místico construído na época neolítica fica na cidade de Salisbury, na Inglaterra. Os enormes monólitos (estrutura geológica) dispostos em um plano circular ainda são um mistério, já que pouco se sabe sobre quem os colocou ali, quando exatamente foi construído e qual seu objetivo. Estudos recentes indicam que o sítio já era utilizado 5.000 anos atrás.

ENDEREÇO: Amesbury, Wiltshire SP4 7DE.

Castelo de Edimburgo

Na Escócia, no alto de uma rocha vulcânica, fica o Castelo de Edimburgo, um dos principais pontos turísticos da região. Dentro do castelo você confere de perto exposição de peças antigas, coleção de joias, armaduras e até canhões. Algumas pessoas afirmam que o local é mal-assombrado, mas isso torna a visita ainda mais interessante.

ENDEREÇO: Castlehill.

Lago Ness

Também na Escócia, próximo à cidade de Inverness, fica o Lago Ness – maior lago de água doce da Grã-Bretanha. O tamanho, no entanto, não é o motivo da fama. Ao longo dos anos ganhou notoriedade a história de que um monstro habitava suas águas. Fato esse que ainda hoje atrai muitos turistas ao local, para tentar captar uma foto que prove que o animal misterioso existe de fato.

Castelo de Cardiff

O belo castelo fica no centro na capital galesa. Inicialmente foi construído em madeira e depois foi praticamente reconstruído em pedra, no século 12. Sete séculos depois foi novamente reformado em estilo neogótico. Possui belas esculturas, passagens cobertas e uma imponente torre de relógio.

ENDEREÇO: Castle St, Cardiff CF10 3RB.

 

ONDE FICAR NA GRÃ BRETANHA

Em termos de hospedagem, a Grã-Bretanha tem opções para todo o tipo de público, desde quem procura por muito luxo, hotéis simples e confortáveis, até mesmo para quem o orçamento é mais enxuto.

 

Informações importantes

Idioma Inglês e galês
Moeda Libra esterlina
Fuso horário Três horas a mais em relação ao horário de Brasília
Aeroporto mais próximo Aeroporto internacional de Heathrow – Londres
Voltagem 220 volts | Tomada tipo G
Peso da bagagem Consulte a companhia aérea
Vacina A Grã-Bretanha não exige Certificado Internacional de Vacinação
Documentação É necessário passaporte com validade mínima de seis meses
Embaixada ENDEREÇO: 3 Vere Street | Londres

Imagens: Divulgação CVC