REÚNE RICA ARQUITETURA, MUSEUS, PARQUES E DIVERSÃO
O melhor de Glasgow, na Escócia, está nas artes, nos museus e nos edifícios históricos. A riqueza cultural e arquitetônica já rendeu à cidade o título de capital europeia da cultura. O passeio pelas ruas seculares mostra uma região cada vez mais dinâmica, repleta de fachadas vitorianas, neoclássicas e traços dos estilos industrial e moderno. Também não faltam esculturas e construções projetadas por grandes arquitetos. O destino rende belas fotos, diversão em festivais e pubs, além de momentos inesquecíveis na região do rio Clyde e no centro, onde estão as famosas ruas Sauchiehall Streete Argyle. Inclua no roteiroo Jardim Botânico e o Museu Riverfront.
QUANDO IR
O verão, entre julho e agosto, oferece temperaturas em torno de 20ºC e é boa opção para aproveitar o período mais quente na Escócia. Já no início do ano, o inverno gera uma queda intensa na temperatura e os dias variam entre 10ºC e 0ºC.
CURIOSIDADES
O Brasil está na lista dos países que mais enviam turistas à Escócia. Glasgow é uma das grandes cidades do Reino Unido que está cada vez mais atrativa, atrás apenas de Londres e Edimburgo.
O QUE FAZER EM GLASGOW
Repleta de museus, endereços históricos e áreas de lazer, Glasgow atrai não só aos apaixonados por cultura, arquitetura e belas paisagens, como também a quem gosta de vida noturna agitada e opções para curtir boa música. Programe seu roteiro e aproveite a cidade da música! Garanta agora seu pacote para Glasgow!
Centro
O centro de Glasgow é conhecido por ser pequeno e cercado por fachadas modernas e de estilo vitoriano, além de esculturas, bares, restaurantes e lojas. Conheça a George Square, repleta de monumentos históricos. As populares ruas Sauchiehall e Argyle, somadas à rua Buchanan, conhecida pelo perfil sofisticado, formam uma ampla área comercial com calçadões, facilmente acessíveis de ônibus e metrô. Em vias próximas também há locais que homenageiam o famoso arquiteto escocês Charles Rennie Mackintosh, como o Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove.
Rio Clyde
As águas do Clyde são referência em Glasgow. Às margens do rio, conheça a famosa ponte Clyde Arc, cartão-postal da cidade. O moderno Clyde Auditorium, importante centro de eventos, também chama a atenção pelo design ousado e rende fotos incríveis.Naquela região você também encontra diversos restaurantes, cafés e bares, além de áreas de lazer e espaços culturais. Entre os destaques estão o Kelvingrove Park, o Centro de Ciências e o Museu Riverside.
Necrópole
O cemitério Necrópole está entre as principais atrações de Glasgow. Além da arquitetura vitoriana e das áreas verdes que lembram um grande jardim, o local está num ponto elevado que oferece vista privilegiada da cidade. O cemitério é um dos mais importantes da Europa e concentra sepulturas de famosos, consideradas verdadeiros monumentos projetados por grandes arquitetos. A Necrópole fica ao lado da Catedral de Gasglow.
Museu Riverside
Vencedor de vários prêmios pelo design e pela contribuição cultural, o Museu Riverside está instalado em um prédio projetado pela arquiteta Zaha Hadid. Nele você descobre o universo dos transportes e o avanço da engenharia na indústria da cidade, já que Glasgow foi potência da indústria naval. O acervo tem ambientes que reproduzem ruas antigas, telões interativos, objetos e exposições. A entrada é gratuita.
ENDEREÇO: 100 Pointhouse Place | Glasgow
Museu e Galeria de Arte Hunterian
Conheça o museu mais antigo da Escócia, fundado em 1807. O Hunterian preserva objetos, obras de arte, fotografias e vários outros materiais que reúnem ricas informações sobre a história natural. Alguns dos destaques do acervo são os artefatos romanos, os fósseis e as múmias. O museu faz parte de um complexo com outros museus e galerias localizadas na Universidade de Glasgow, onde você também pode conhecer a Casa Mackintosh, com mobiliários originais do arquiteto escocês Charles Rennie Mackintosh. A entrada é gratuita.
ENDEREÇO: University Of Glasgow | University Avenue | Glasgow
Áreas verdes
Próximo ao centro da cidade, o Glasgow Green é um dos parques mais populares e também o mais antigo. O local tem monumentos históricos e é endereço do Palácio do Povo e seus jardins. Destaque para a fonte The Fountain Collins, datada de 1881, e o portal Mclennan Arch, que lembra o Arco do Triunfo, de Paris. Dentre os mais de 20 espaços verdes de Glasgow, conheça ainda o Jardim Botânico, repleto de bosques e estufas com flores de várias partes do mundo, com destaque para as orquídeas. Além disso, é opção tranquila para aproveitar a paisagem ao lado do rio Kelvin e caminhar entre árvores.
Música e vida noturna
Opções para ouvir música boa e se divertir não faltam em Glasgow, eleita cidade da música pela Unesco. Estima-se que cerca de 130 eventos musicais são realizados por semana na cidade. Curta festivais, clubes de bandas de rock e os pubs descolados do bairro West End. O famoso Glasgow Royal Concert Hall já recebeu shows de BB King e outros ídolos mundiais. Os apaixonados por atrações eruditas também encontram apresentações de ballet clássico e tradicionais concertos.
Bate-volta
Aproveite a viagem até Gasglow para conhecer outras cidades. Edimburgo, por exemplo, está a uma hora de carro. Outro passeio interessante é conhecer a destilaria Glengoyne, com mais de 180 anos de história, localizada a apenas 30 minutos da cidade. Além de visita, você participa de degustação e conhece o processo de fabricação da bebida.
ONDE FICAR EM GLASGOW
A maior oferta de hotéis está no centro de Glasgow (Downtown), próximo a ruas de comércio, estações de metrô e pontos turísticos, como a Necrópole e o Glasglow Royal Concert Hall, entre outras atrações. Reserve agora seu hotel em Glasgow!
The Grand Central Hotel
Próximo à estação central e de ruas de compras, o Grand Central Hotel é perfeito para quem procura praticidade durante a viagem. As acomodações possuem TV, cofre e acesso à internet wi-fi. A propriedade conta ainda com restaurante e bar. Informe-se com antecedência sobre o uso do estacionamento.
Hilton Garden Inn Glasgow City Centre
O Hilton Garden Inn Glasgow fica perto do rio Clyde, de lojas, restaurantes e bares. As acomodações contam com internet wi-fi gratuita, mesa e minibar. Aproveite o bar, a academia e o terraço, ideal para curtir a vista da cidade. Há serviço de quarto, business center e fácil acesso ao transporte público.
Novotel Glasgow Centre
Decoração moderna, restaurante, academia, sauna e área para uso de computadores estão entre as facilidades do Novotel Gasgow Centre. Nos quartos, aproveite o conforto de TV, mesa de trabalho e dock para iPod. No saguão, você pode acessar a internet gratuita. Serviço de quarto, serviço de câmbio e business center também estão à disposição.
Millenium Hotel Glasgow
Sinta-se à vontade com o conforto dos quartos do Millenium Hotel Glasgow, próximo a várias opções de transporte público e à rua Buchanan. O hotel oferece restaurante e cervejaria, além de acomodações com TV, cofre e amplas janelas.
Informações importantes
Idioma | Inglês |
---|---|
Moeda | A moeda oficial é a libra esterlina, mas o euro também é aceito |
Fuso horário | De quatro a cinco horas a frente do horário de Brasília, de acordo com o horário de verão de cada país |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Internacional de Glasgow |
Voltagem | 230 volts | Tomada tipo G |
Peso da bagagem | Consulte sua companhia aérea |
Documentação | É necessário apresentar passaporte. O visto não é exigido. |
Embaixada | 14-16 Cockspur Street | SW1Y 5BL | Londres |