Portugal é um país repleto de cultura, tradições e eventos durante todo o ano. De outubro a janeiro, há diversas atividades imperdíveis que permitem que você viva o melhor deste destino encantador.
Se você planeja uma viagem durante esses meses, confira algumas dicas que separamos do que fazer em Portugal.
Outubro: aventura nas ondas gigantes de Nazaré
Para os amantes de esportes radicais e belas paisagens, outubro marca o início da temporada de ondas gigantes em Nazaré, um dos destinos de surfe mais famosos do mundo. Aproveite para assistir aos campeonatos de surfe e sinta a adrenalina ao acompanhar os melhores atletas desafiando as ondas impressionantes, que podem chegar a mais de 20 metros de altura. Para uma vista privilegiada, vá ao Forte de São Miguel Arcanjo e ao Farol, de onde é possível ver de perto o espetáculo.
Entre setembro e outubro ocorre o período de vindimas (colheita de uva). Nesta época do ano, quem percorre o Vale do Douro, pode ver os agricultores colhendo as uvas pelas estradinhas íngremes do vale, e muitos vinhedos oferecem passeios e experiências de pisa das uvas, além de degustações de vinhos.
Novembro: Dia de Todos os Santos
Em novembro, no dia 1º, Portugal celebra o Dia de Todos os Santos, uma tradição religiosa que homenageia os entes queridos que já partiram. Durante esta época, as casas são enfeitadas com flores e velas, e as crianças saem pelas ruas pedindo o “bolinho de Deus” ou “Pão por Deus”, que recitam versos e recebem como oferenda pão, broas, romã, broas e frutos secos. Participar desta celebração é uma maneira única de se conectar com as tradições locais e entender mais sobre a cultura portuguesa.
Todos os anos, a vila de Marvão promove a Festa da Castanha e do Castanheiro, em que é possível encontrar os produtos locais, como castanhas, frutos secos, enchidos (alimentos que são produzidos ao encher tripas de animais), queijos, vinhos, licores, azeite, compotas e doces caseiros. Além da gastronomia, para quem aprecia a arte, visite a Praça de Touros de Lisboa, cercada por artesanato, shows, restaurantes e cinema. Já para quem gosta de ciência, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência é uma boa opção de passeio, em que você pode conhecer o Jardim Botânico, Observatório Astronômico e o Laboratório Químico.
Dezembro: encantos do Natal
O Natal em Portugal é um verdadeiro espetáculo de sabores e luzes. As ceias são fartas, com pratos tradicionais como o bacalhau e peru assado, além de doces, como o famoso “Bolo Rei” e rabanada. As vilas de Óbidos e Monsaraz se destacam pelas iluminações natalinas, que transformam esses locais em verdadeiros contos de fadas. Além disso, cidades como Bragança e Guarda mantêm a tradição de acender uma fogueira nas igrejas na noite de 24 de dezembro, proporcionando um ambiente aconchegante e acolhedor.
Há também os espetáculos típicos de inverno, como o bailado “Quebra-Nozes”, em teatros tradicionais, como o Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. Dentre outros locais para visitar em dezembro, estão: Perlim, um evento de Natal em Santa Maria da Feira, uma aldeia de Natal Ecológica na cidade de Seia, conhecer a rampa de gelo e tobogã de gelo de 40m de extensão em Bragança e até mesmo o menor e o maior Pai Natal de Portugal em Águeda.
BONUS! O que fazer em Portugal em Janeiro?
Janeiro: celebrando o Dia de Reis
Após a passagem de ano, as festividades em Portugal se estendem até o Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro. Neste dia, é comum ouvir as “janeiras”, cantos tradicionais que desejam votos de um Bom Ano Novo. Os cânticos são entoados em praças, igrejas e monumentos, trazendo um clima festivo e alegre às cidades. Participar desta celebração é uma maneira encantadora de encerrar sua viagem com uma imersão na cultura local.
Para quem quer diversão, visite a Serra da Estrela, a maior montanha de Portugal continental, onde é possível esquiar ou praticar snowboard. Além disso, janeiro também é um ótimo mês para ir às compras, se o seu objetivo é economizar. Com lojas prontas para vender os estoques do Natal, você pode economizar em até 80%.
Portugal é um destino que oferece uma rica experiência cultural em qualquer época do ano, mas entre outubro e janeiro, suas tradições e festividades ganham um charme especial. Prepare-se para viver momentos inesquecíveis com a CVC e conhecer o lado mais autêntico de Portugal.