Encantado com as cenas da nova novela das nove da TV Globo, “Travessia”, que estreou em 10 de outubro? Portugal, e principalmente Lisboa, é assim mesmo: apaixonante.
A capital do país é cheia de cantinhos fotogênicos, de suas construções cobertas de azulejos a seus tradicionais bondes amarelos e mirantes que deixam ver belos pores do sol com o Rio Tejo ao fundo. A língua é a mesma que a nossa, a comida é deliciosa e os preços ainda são consideravelmente mais baixos do que outras cidades europeias como Roma e Paris.
Veja aqui mais dicas para conhecer Lisboa – muitos dos lugares indicados aparecem na novela “Travessia”:
Onde fica Lisboa:
No continente europeu. Lisboa é a capital de Portugal.
Como chegar em Lisboa:
Há voos diretos para Lisboa saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e de Salvador. E várias companhias aéreas europeias levam à cidade com apenas uma conexão.
Quando ir para Lisboa:
O inverno, de dezembro a março, tem temperaturas entre 5° e 10°C, sendo menos rigoroso do que em alguns outros países da Europa – aliás, não neva na capital portuguesa. No verão, de junho a setembro, faz 30°C, a cidade fica cheia de turistas e tem muitos festivais e eventos na rua. Os termômetros marcam, em média, 22°C na primavera, quando a cidade fica florida e ainda mais charmosa. No outono, a temperatura se mantém amena durante o dia, com o entardecer e a noite mais friozinhos.
Quantos dias ficar em Lisboa:
Para conseguir checar as principais atrações de Lisboa, o ideal é ficar, pelo menos, três dias inteiros na cidade (sem contar os dias da chegada e da partida).
O que fazer em Lisboa:
Passear pela Baixa
O miolinho histórico da Baixa Pombalina é um bom ponto de partida para começar suas andanças pela cidade. É lá que estão atrações como a Rua Augusta, apinhada de lojas e cafés, o espaço multimídia Lisboa Story Centre, com áudio tour sobre a cidade, e o Terreiro do Paço (também chamado de Praça do Comércio), à beira do Tejo, rodeado de restaurantes com mesinhas ao ar livre.
Subir o Elevador Santa Justa e caminhar pelo Chiado
No final da Rua do Ouro, suba por esse elevador de estrutura metálica e traços góticos para admirar a vista e chegar até o bairro do Chiado. Ali ficam as ruínas da Igreja do Carmo, edifício medieval que foi quase totalmente destruído em um terremoto de 1755. De lá, vire à esquerda para chegar à rua Garrett, onde estão o famoso café A Brasileira e várias lojas.
Comer no Mercado da Ribeira
Ao redor de uma ampla área com mesas compartilhadas, há mais de 40 estandes representando restaurantes e empórios famosos da cidade, inclusive de chefs renomados. São deliciosas as receitas do Sea Mea Peixaria Moderna, os pastéis de nata do Manteigaria, o leitão confitado do chef Henrique Sá Pessoa e os sorvetes do Santini. Aproveite: cliente CVC 10% de desconto em todas as compras de vinho na loja Vinhos de Lisboa.
Leia mais: 9 pratos típicos deliciosos para saborear na capital portuguesa
Ver as atrações de Belém
A cerca de 10 km da Baixa, o bairro guarda heranças da Era dos Descobrimentos. Veja a Torre de Belém, que funcionava como um posto de vigia no século 16, o Padrão dos Descobrimentos, monumento erguido nos anos 1960 para homenagear navegadores, e o Mosteiro dos Jerônimos, onde estão sarcófagos de Vasco da Gama e de Luís de Camões. E, claro: não deixe de provar o famoso pastel de nata feito na Antiga Confeitaria de Belém desde 1837.
Fazer um tour pelas ruas de Alfama
O bairro é um charme só: ruelas e becos apertados, antigas casas forradas de azulejos e roupas no varal são característicos. É ali que fica o Castelo de São Jorge, construção de mais de nove séculos de idade e que tem uma das panorâmicas mais bonitas da cidade. Também é o lugar certo para ver uma apresentação de fado, ritmo típico português, em locais como a Parreirinha de Alfama. Se der tempo, passe no Museu do Azulejo, que tem peças datadas desde o século 15.
Ir ao Oceanário de Lisboa
Super passeio para fazer com crianças, o Oceanário é um dos maiores aquários da Europa, com mais de 8 mil espécies. Ali você se sente mesmo debaixo d’água, encarando bichos exóticos como dragões-marinhos, peixes-lua e quimeras. Dica: garanta os ingressos com antecedência na CVC.
Ver o luxo da Avenida da Liberdade e o Parque Eduardo VII
A via mais sofisticada de Lisboa foi traçada no século 19 à imagem dos bulevares de Paris – daí a semelhança com a Champs-Élysées. É o endereço de grifes hoteleiras e lojas de marcas como Louis Vuitton, Gucci, Miu Miu e Panerai. Do outro lado da praça e estação de metrô Marquês de Pombal, o Parque Eduardo VII tem belos canteiros ajardinados para passear em dias ensolarados.
Onde se hospedar em Lisboa:
A CVC tem hotéis com tarifas incríveis em regiões centrais para você poder explorar o máximo de Lisboa a pé e com rápidos trajetos de transporte público. O HF Fénix Garden e o Exe Liberdade, por exemplo, ficam a poucos passos do Parque Eduardo VII e da Avenida Liberdade. Já o Dream Chiado Apartments fica bem no miolo da Baixa, assim como o Lisboa Prata Boutique Hotel.