Entre paisagens naturais e vilarejos adoráveis, à beira-mar, pelos campos ou no alto de montanhas, o continente europeu é um desbunde para os olhos. A seguir, reunimos algumas das paisagens europeias mais estonteantes para colocar já roteiro da sua próxima viagem por lá.
Algumas são bem conhecidas, como as casinhas de Santorini, na Grécia, e os campos verdes da Toscana, na Itália. Mas você já ouviu falar nos fiordes noruegueses, ou da curiosa cidade de Ronda, na Espanha, construída no topo de um penhasco?
Confira o nosso top cinco paisagens europeias:
A imensidão dos fiordes, na Noruega
Fiordes são enormes vales rochosos inundados pelo mar; formações criadas pela ação do gelo nos últimos 3 milhões de anos. Enfeitados por vilarejos com casinhas tradicionais coloridas, os fiordes são cartão-postal de várias partes da Noruega – a rota mais comum para visitá-los passa pelas cidades de Bergen, Voss e Flam, com trajetos de trem e barco.
O panorama de casinhas brancas de Santorini, na Grécia
Santorini, uma das ilhas mais visitadas da Grécia, povoa o imaginário dos viajantes com casinhas mediterrâneas brancas e o mar de azul-intenso ao fundo. O pôr do sol no vilarejo de Oia é simplesmente espetacular. Passeios de barco convidam a contemplar pequenas baías, rochedos e outros vilarejos, com vistas de cair o queixo por todos os lados.
Ronda, cidade que fica no topo de um penhasco, na Espanha
A cidade de Ronda, na região da Andaluzia, foi erguida no alto de um maciço rochoso, o que lhe confere um aspecto geográfico único e belo, com casas rentes a um penhasco, pontes a mais de 100 metros de altura e o rio Guadalevín lá embaixo. A graça é explorar a cidade a pé, admirando as paisagens e a arquitetura, que acumula centenas de anos de história.
A imbatível região da Toscana, na Itália
Tudo na Toscana tem uma beleza cinematográfica, entre campos de girassóis, estradas ladeadas por ciprestes e vinhedos enfileirados a perder de vista. Seus encantadores vilarejos provêm uma viagem recheada de construções históricas e bons vinhos. Comece em Florença, a capital da região, pare em Pisa para tirar uma foto com a torre inclinada e siga por cidadezinhas como San Gimignano, Siena e Montepulciano.
A vila e as montanhas de Interlaken, nos Alpes Suíços
Principal centro do turismo alpino na Suíça, Interlaken tem localização atraente entre os Lagos Brienz e Thun e é envolta pelas majestosas montanhas da região de Jungfrau, onde fica o ponto mais alto da Europa. Nos arredores, há diversos vilarejos alpinos com casas típicas e vaquinhas pastando. No inverno, o lugar dá acesso a mais de 200 km de pistas de esqui.