PERU

LEGADO INCA E GASTRONOMIA REFINADA MARCAM O TURISMO NO PERU

Peru abriga sítios arqueológicos em Machu Picchu e Vale Sagradogastronomia requintada em Lima, arquitetura impressionante em Cusco e o enigma das Linhas de Nazca, o suficiente para tornar sua viagem inesquecível. Você vai se encantar com uma nação que respira história e cultura, presentes em cada ruína inca e construção colonial, heranças de um povo mestiço que mantém suas tradições até hoje.

QUANDO IR

Em Machu Picchu e Cusco, a alta temporada vai de maio a setembro. Evite as chuvas de verão, de novembro a março – alguns sítios arqueológicos fecham em dias chuvosos. Em Lima quase não chove durante o ano inteiro.

CURIOSIDADES

Devido às grandes altitudes de Cusco e Machu Picchu é comum sentir um mal estar conhecido como soroche. Descanse no primeiro dia, para o corpo se acostumar, e amenize os efeitos tomando chá de coca.

O QUE FAZER EM PERU

A principal atração no Peru é o legado dos incas. Nos pacotes para o Peru você conhecerá sítios arqueológicos e ruínas de vários tipos complementam as belas paisagens naturais e montanhosas que você vai encontrar em Machu Picchu e no Vale Sagrado. Já Cusco abriga construções de influência arquitetônica europeia.

Machu Picchu

Este cartão-postal do país vale sua viagem ao Peru. Trata-se de uma cidade erguida pelos incasem região montanhosa, feita com pedras pesadas e de encaixe perfeito, o que aponta o conhecimento avançado dos incas – as explicações de um guia fazem a diferença no passeio. Além da vista magnífica, você pode subir as montanhas Huayna Picchu e Machu Picchu. Considerando a saída de Lima, você pode acessar a região é: avião até Cusco, trem até Aguas Calientes e ônibus a Machu Picchu.

Cusco

Com ótima infraestrutura turística, Cusco é ponto estratégico para sua viagem a Machu Picchu, além de reservar atrações dentro da cidade e nos arredores. A Plaza de Armas concentra serviços locais, como restaurantes, casas de câmbio e hotéis, enquanto o Museo Qorikancha e a Catedral de Cusco são paradas obrigatórias.

Linhas de Nazca

No Deserto de Pampa Colorada, no sul do Peru, estão as Linhas de Nazca, misteriosos desenhos feitos no solo observados em sobrevoos. Ainda não existem muitas certezas sobre o fenômeno, mas acredita-se que as gigantescas figuras animais, humanas e geométricas tenham sido feitas entre 400 e 650 anos d.C.. A maioria dos estudiosos aponta função religiosa a estas figuras.

Vale Sagrado

O passeio ao Vale Sagrado dos Incas te leva a paisagens montanhosas incríveis, percorrendo povoados como PísacUrubambaOllantaytambo e Chinchero. No caminho, você vai conferir monumentos arqueológicos, ruínas incas, templos, terraços agrícolas, mercados de artesanato, casebres típicos e terá contato com a população local.

Lima

Em Lima você pode conhecer a conceituada gastronomia peruana, uma das mais diversificadas do mundo. Outra atração imperdível é o Huaca Pucllana, sítio arqueológico bem no meio da cidade – com pirâmide e tudo! À noite, o encanto fica para as luzes e águas do lindo Circuito Mágico del Agua, no Parque de la Reserva. Você também pode aproveitar para se divertir na noite agitada nos bairros de Miraflores e Barranco. Museus, belos parques e grandes igrejas completam os atrativos de Lima.

Ilhas Ballestas

Acessada de barco pela cidade de Paracas, a 3h50 de Lima, o passeio pela região permite avistar um dos geoglifos das Linhas de Nazca (o candelabro), belas e gigantescas grutas e uma grande quantidade de animais que habitam a costa, como leões-marinhos, pinguins, pelicanos, gaivotas e outras aves.

 

ONDE FICAR EM PERU

Para visitar os principais pontos turísticos da região de Machu Picchu, a indicação é se hospedar em Cusco. Nos hotéis no Peru oferecidos pela CVC, devido à altitude, você tem oxigênio auxiliar, se necessário. Aproveite para se hospedar na Lima, com opções de hotéis simples até os mais luxuosos.

 

ONDE COMER EM PERU

culinária do Peru é reconhecida internacionalmente, famosa pela mescla das culturas andina, europeia e asiática. A capital, Lima, concentra ótimas opções para o tradicional ceviche, além de outros pratos da gastronomia peruana. Não deixe de experimentar o pisco sour, a “caipirinha” peruana.

Central

Eleito um dos melhores restaurantes da América Latina, o Central oferece experiência gastronômica impressionante, com receitas que levam ingredientes típicos peruanos, além de peixes, carnes e frutos do mar. O restaurante ainda possui horta própria e tem esquema especial de purificação da água.

ENDEREÇO: Calle Santa Isabel, 376, Lima.

Brujas de Cachiche

Os pratos da clássica cozinha peruana ganham um leve toque internacional nesse restaurante de Miraflores, que tem várias salas privadas e um bar dedicado a diferentes tipos de bebidas e drinques. O cardápio inclui carnes, frutos do mar e saladas, além de uma excelente carta de vinhos.

ENDEREÇO: Calle Bolognesi, 472, Lima.

Huaca Pucllana

O restaurante oferece cardápio variado de frutos do mar, peixes, carnes e especialidades da gastronomia peruana em ambiente requintado e com vista espetacular para o sítio arqueológico Huaca Pucllana.

ENDEREÇO: General Borgoño, Cuadra 8, Lima.

Restaurante La Rosa Náutica

Especializado em frutos do mar, o tradicionale requintado La Rosa Náutica serve refeições com vista para o oceano Pacífico. Inaugurado em 1983, o restaurante é um dos mais famosos de Lima e possui franquia na Argentina e na Colômbia.

ENDEREÇO: Espigón 4, Circuito de Playas, Lima.

MAP Café

Localizado dentro do Museu de Arte Pré-Colombiana, o MAP Café serve pratos que são reinterpretações de clássicos da gastronomia peruana, como o canelone de quinoas e o ceviche com camarões. O ambiente refinado, dentro de uma “caixa de vidro”, contrasta com a arquitetura colonial do museu.

ENDEREÇO: Plaza Nazarenas, 231, Cusco.

El Mapi

O restaurante El Mapi oferece receitas da culinária internacional no hotel de mesmo nome, em Aguas Calientes, entre café da manhã, almoço e jantar, preparados com ingredientes locais e orgânicos.

ENDEREÇO: Avenida Pachacutec, s/nº, Aguas Calientes.

Tinkuy Buffet Restaurant at Sanctuary Lodge

Aproveite a facilidade de almoçar dentro do sítio arqueológico de Machu Picchu, no Tinkuy Buffet Restaurant, que funciona no hotel Sanctuary Lodge. A vista é impressionante e o restaurante também atende pessoas não hospedadas no local. Você pode escolher entre pratos da culinária internacional e peruana.

ENDEREÇO: Sítio arqueológico de Machu Picchu.

 

Informações importantes

Idioma Espanhol e, em alguns lugares, quíchua
Moeda Novo sol
Fuso horário 2h a menos em relação ao horário de Brasília. No horário de verão, a diferença é de 3h
Aeroporto mais próximo Aeroporto Internacional Jorge Chávez (Lima)
Voltagem 220 volts | Tomadas tipo A, B e C
Peso da bagagem Varia de acordo com a companhia aérea
Vacina Não existem vacinas obrigatórias para os visitantes do Peru
Documentação Você pode ingressar no Peru com RG ou passaporte válido. O visto não é obrigatório
Embaixada Embaixada do Brasil em Lima | embaixada.lima@itamaraty.gov.br | Endereço: Avenida Jose Pardom, 850, Miraflores, Lima | Telefone: 51-1-512-0830