É A VIAGEM INESQUECÍVEL NA FRONTEIRA DO CHILE E BOLÍVIA
Beleza selvagem e paisagens sem igual. Este é o Atacama, a região mais árida do mundo, localizada a 2.440 metros de altitude e onde a chuva não passa de 35 milímetros por ano. Tanta aridez garante ao local aparência de outro mundo – literalmente. Não é atoa que o solo do Atacama é comparado com o de Marte. A base para explorar a região é a pequena cidade de San Pedro de Atacama e seu principal ponto de visitação é o imponente Licancabur, vulcão com 5.916 metros de altura, bem na fronteira do Chile com a Bolívia. Local sagrado que ainda hoje recebe oferendas do povo local, a montanha oferece vista fantástica do deserto. Outras atrações que fazem parte deste roteiro de aventura são os vales da Lua e da Morte, as lagoas de Cejar, do Altiplano, Chaxa e Tebenquiche, além das Termas de Puritama, com águas quentes e relaxantes.
QUANDO IR
Devido a grande amplitude térmica nos meses de verão e inverno, quando as temperaturas variam muito em um único dia, prefira viajar ao Atacama durante a primavera (setembro a novembro) e no outono (entre março e maio).
CURIOSIDADES
Em alguns lugares específicos do deserto não chove há mais de 400 anos. Mesmo assim, a cada cinco ou dez anos acontece o fenômeno “Deserto Florido”, quando o Atacama fica coberto de flores coloridas.
O QUE FAZER NO DESERTO DO ATACAMA
Prepare-se para muita aventura no deserto! Entre as atrações mais procuradas na região estão os vales da Lua e da Morte, além de uma estrutura do século 12 chamada Pukara de Quitor, construída para proteção das invasões inimigas. Tulor, aldeia formada por uma série de construções circulares que hoje se encontram soterradas devido à ação do vento forte, também faz parte da lista de atividades. Visite ainda as lagoas de Cejar, do Altiplano, Chaxa e Tebenquiche, além do incrível Salar de Atacama e os gêiseres de El Tatio.
Vales da Lua e da Morte
Um dos passeios mais populares do Atacama, os vales costumam ser visitados durante a tarde para que os turistas contemplem o pôr do sol entre o vulcão Licancabur e as dunas de areia. O tour tem início no Mirante de Cari, passando por impressionantes paisagens do deserto.
Gêiseres de El Tatio
Este passeio começa bem cedo, já que a fumaça dos gêiseres desponta entre 6h e 7h da manhã. Para ver de perto este espetáculo é preciso subir 4.300 metros de altura. Aproveite ainda para tomar banho em piscinas de águas vulcânicas bem quentinhas.
Salar de Atacama
Nesta área com mais de 320 mil hectares é possível ver crostas de sal de até 70 centímetros de altura, criadas a partir da evaporação das águas subterrâneas, causando um acúmulo de cristais. O Salar fica a 2.300 metros acima do nível do mar e suas principais atrações são duas crateras, chamadas de “olhos”, com água de cor azulada e de origem desconhecida. Há teorias de que são causadas por meteoritos ou pela erosão do terreno.
Lagoas
E quem disse que oásis no deserto são lendas? Ao visitar o Atacama não deixe de conhecer as lagoas Miscanti e Miñiques, formadas devido ao estancamento de água após a erupção do vulcão Miñiques, há um milhão de anos. A região atrai grande variedade de animais como flamingos. No Salar do Atacamaficam as lagoas Chaxa e Tebenquiche, muito belas ao pôr do sol. A 24 quilômetros de San Pedro fica a Lagoa de Cejar, que acumula as águas mornas provenientes de vulcões. A alta concentração de sal impede que os visitantes afundem.
Pukara de Quitor
Em quéchua – idioma dos incas – a palavra pukara quer dizer “fortaleza”. A estrutura do século 12 foi construída pelo povo do deserto como proteção contra invasões inimigas. O pukara oferece ao visitante vista panorâmica da região, além de ruínas e um pequeno museu.
Aldeia de Tulor
Formada por uma série de construções circulares, a aldeia possui casas que datam de 800 a.C. a 50 d.C. e apenas 7% do sítio arqueológico está aberto para visitação. Atualmente, muitas das construções estão soterradas pela ação dos ventos fortes da região.
Catarpe
Situado no Vale de Catarpe, o povoado tem grande valor arqueológico devido às muralhas incas – tambo inca, como são chamadas. As construções serviam de refúgio e descanso para os incas que estiveram na região.
Museu Arqueológico Gustavo Le Paige
O museu localizado em San Pedro de Atacama possui vasto acervo de sítios pré-colombianos. O local ainda promove mostras temporárias ao longo do ano.
ENDEREÇO: Calle Gustavo Le Paige, 380.
Termas de Puritama
Com temperaturas que chegam a 30°C, estes poços são abastecidos pelas águas do rio Puritama. Reza a lenda que as águas quentes têm propriedades curativas para doenças reumáticas.
ONDE FICAR NO DESERTO DO ATACAMA
Com muitas opções de hotéis e pousadas, a melhor cidade para procurar por hospedagem é San Pedro de Atacama. De lá também parte a maioria dos passeios para as atrações turísticas. Em geral, os estabelecimentos são simples, mas existem opções mais luxuosas.
Hotel Casa Don Tomás
Com clima rústico, o destaque deste hotel fica para a área externa. Aproveite a piscina e a vista para o vulcão Licancabur. Os quartos estão distribuídos entre suítes e cabanas. Ele oferece café da manhã, restaurante e internet wi-fi gratuita.
Reserve agora seu hotel no Deserto do Atacama!
Hotel Altiplánico
Neste hotel você aprecia a bela vista do deserto e ainda pode aproveitar o chuveiro externo para ver o céu estrelado, disponível apenas em algumas acomodações. A arquitetura e a decoração interna se destacam pelas referências étnicas. Aproveite ainda a piscina, os jardins e o restaurante. A internet wi-fi é gratuita.
Reserve agora seu hotel no Deserto do Atacama!
Explora En Atacama Hotel De Larache
Este belo hotel oferece facilidades como wi-fi gratuito, estacionamento, restaurante, bar, serviço de quarto, quatro piscinas, spa, trilhas e saunas. Os quartos são equipados com banheira, secador de cabelo, escrivaninha e cofre.
Reserve agora seu hotel no Deserto do Atacama!
Hotel Tierra Atacama
Localizado a apenas 2,5 quilômetros da rodoviária de Atacama, o hotel possui jardim com piscina, spa, biblioteca, restaurante, bar e wi-fi gratuito em todas as áreas. Os quartos contam com terraço, aquecimento central, ar-condicionado e cofre.
Reserve agora seu hotel no Deserto do Atacama!
Hotel Tulor
Situado no coração de San Pedro de Atacama, o hotel fica a 500 metros da Plaza de San Pedro de Atacama. Oferece café da manhã, wi-fi gratuito, estacionamento, restaurante, bar, piscina e lavanderia. Os quartos possuem telefone, cofre e varanda.
Reserve agora seu hotel no Deserto do Atacama!
Hotel Kimal
Com estilo étnico, este hotel confortável possui piscina, jacuzzi e jardim. Os quartos contam com telefone, frigobar e internet wi-fi. Também há restaurante, bar e café da manhã, além de estacionamento gratuito e fácil acesso a locais para passear, como museus e feirinhas.
Reserve agora seu hotel no Deserto do Atacama!
ONDE COMER NO DESERTO DO ATACAMA
Devido ao constante fluxo de turistas, não é difícil encontrar em San Pedro de Atacama restaurantes com pratos internacionais, como massas e pizzas. Se você procura por uma experiência culinária mais regional, prove as carnes de lhama e vitela, queijo de cabra e as tradicionais empanadas de carne ou de queijo.
Pizzeria El Charrua
O ambiente simples e pequeno, além da excelente qualidade dos ingredientes, conquistam o público nesta pizzaria.
ENDEREÇO: Tocopilla 442, San Pedro de Atacama.
Barros
Neste restaurante animado, com shows ao vivo, prove a ótima culinária chilena, pizzas e bebidas.
ENDEREÇO:Calle Tocopilla, San Pedro de Atacama.
La Estaka
Esta é uma ótima opção para os vegetarianos e quem gosta de comida típica. Prove a excelente salada de quinoa e os pratos a base de peixe.
ENDEREÇO: Caracoles 259, San Pedro de Atacama.
Informações importantes
Idioma | Espanhol |
---|---|
Moeda | Peso chileno |
Fuso horário | Uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília |
Aeroporto mais próximo | O trajeto mais comum é pegar um voo de Santiago (Aeroporto Comodoro Arturo Merino Benítez) a Calama (Aeroporto El Loa) |
Voltagem | 220 volts | Existem vários tipos de tomadas, por isso é recomendável levar um adaptador universal |
Peso da bagagem | Consulte sua companhia aérea |
Vacina | O Chile não exige Certificado Internacional de Vacinação |
Documentação | Dois documentos são aceitos para viajar ao Chile: passaporte válido e/ou carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil com foto que identifique o portador |
Embaixada | Avenida Apoquindo 3039, piso 2, oficinas 201 y 202 | Las Condes | Santiago |