SOSSEGO, PRAIAS INCRÍVEIS E ATRAÇÕES DIVERSAS TE ESPERAM NA ILHA
Com praias fantásticas, população animada e arquitetura com referências inglesas, Barbados é um dos destinos caribenhos que vale a pena explorar. A ilha, banhada pelo Oceano Atlântico de um ladoe pelo Mar do Caribe do outro, tem dias ensolarados e calor na maior parte do ano. Além da riqueza cultural, resultado da ocupação indígena e europeia no passado, e da intensa relação com a natureza, você também encontra lugares tranquilos para praticar surfe ou mergulho, assim como opções de passeios na capital Bridgetown. Reserve tempo para conhecer praias paradisíacas, como Accra Beach e Bottom Bay.
QUANDO IR
A alta temporada vai de dezembro a maio. O período de junho a novembro é de preços baixos e a temperatura da água do mar fica mais agradável. Nesta época também costumam ocorrer pancadas de chuva.
CURIOSIDADES
Acredita-se que mais da metade do território de Barbados seja formado por calcário de corais. Segundo especialistas, isso torna a ilha fonte de água pura, diferencial que contribuiu para o sucesso no sabor do rum, bebida produzida no país há mais de 300 anos.
O QUE FAZER EM BARBADOS
Aproveite os pacotes para Barbados e faça deliciosos passeios no centro histórico de Bridgetown e vá às lojas da Broad Street. Quem busca aventura deve dar um pulo na famosa Harrison’s Cave. Se a ideia é se divertir, não deixe de aproveitar o clima descontraído, a beleza marinha, as areias e o mar de Carlisle Bay ou de dezenas de outras praias de norte a sul da ilha!
Bridgetown
Os passeios por restaurantes e lojas de Bridgetown são acompanhados pela beleza natural e o charme de construções em estilo colonial britânico. Destaque para a Broad Street e ruas próximas, região certeira para encontrar shoppings, agências bancárias, artesanato, bares e cafés. Aproveite para fazer um roteiro cultural, já que Bridgetown é uma das primeiras cidades portuárias do Caribe e tem grande importância histórica devido à posição estratégica – durante o século 17, Barbados era utilizado como escala de navios que faziam transporte de açúcar e escravos. A cidade é tombada como patrimônio mundial pela Unesco e abriga lugares icônicos, como a praça Trafalgar Square, o antigo Parlamento de Barbados e a ponte Chamberlain.
Praias
Para explorar o melhor de Barbados, não deixe de reservar pelo menos um dia em cada canto da ilha. Na Costa Oeste, conhecida pelas casas e resorts à beira-mar, você encontrará boas condições para realizar mergulhos em naufrágios repletos de peixes coloridos ou em recifes de corais. Aproveite as areias da praia de Carlisle Bay, localizada a poucos minutos do centro de Bridgetown e de onde partem passeios de catamarã para mergulho com tartarugas marinhas. Já ao sudeste da ilha, aposte em snorkeling nos recifes ou curta o mar calmo da famosa Accra Beach, assim como as falésias e o mar azul da praia de Bottom Bay.
Harrison’s Cave
Considerada uma das sete maravilhas naturais de Barbados, a Harrison’s Cave, localizada na área central da ilha, atrai turistas do mundo inteiro com a beleza de estalactites e estalagmites, formações de cristal e rios subterrâneos. Visite o interior em tours de bonde sobre trilhos. A caverna tem excelente estrutura para visitas e boa iluminação. Acredita-se que as várias cavernas dessa região foram descobertas entre os séculos 18 e 19. Durante o passeio, aproveite para aprender sobre o surgimento da ilha e comprar souvenirs.
Costa Leste
Banhadas pelo Oceano Atlântico, as praias da Costa Leste são conhecidas por serem remotas e de mar agitado. A região é contornada por natureza praticamente intocada e a infraestrutura é mais rústica se comparado às demais regiões da ilha. Algumas praias se tornaram famosas entre os surfistas. Já na Bathsheba, conhecida pelas rochas que parecem esculturas, vale a pena aproveitar a vista das ondas quebrando nos recifes de corais. Em alguns pontos há piscinas naturais.
Passeio de submarino
Perto de Bridgetown, uma das atrações mais famosas é o Submarino Atlantis. A bordo do Atlantis, famílias, idosos e crianças podem conhecer a beleza marinha sem se preocupar com a dificuldade em mergulhar. Você fica dentro do submarino, que chega a 55 metros de profundidade, e conhece o fundo do mar olhando pelas janelas.
Rota do rum
O passado baseado na exportação de açúcar e derivados da cana de açúcar, como o melaço, rendeu a Barbados outro importante legado: o início da indústria do rum. Acredita-se que a bebida tenha surgido na ilha, por volta de 1650. Para conhecer a história do rum, visite a Mount Gay Rum Factory, onde nasceu o mais antigo rum do mundo. Já a construção histórica St. Nicholas Abbey, uma das maravilhas arquitetônicas de Barbados, abriga uma refinaria que utiliza o mesmo processo de produção de 300 anos atrás. Se o objetivo for comprar, conheça as várias lojas especializadas em rum espalhadas por Bridgetown.
Barbados Concorde Experience
O Concorde Experience é um museu montado dentro de uma antiga aeronave. Além de voar em um simulador, você confere atrações relacionadas à tecnologia, engenharia, história da ilha e as primeiras rotas da aviação no Caribe. A entrada é paga.
Florestas
Para ir além das praias, inclua no roteiro uma visita à Reserva Natural de Vida Selvagem. Nessa espécie de parque e zoológico, você conhece várias espécies de animais, como macacos, jacarés, flamingos e pavões, assim como a diversificada fauna e flora da ilha. Outra opção é conhecer os jardins e as áreas de preservação de flores, como o Hunte’s Gardens, jardins de uma propriedade privada, e a Flower Forest, jardim botânico com paisagem privilegiada pelo colorido de flores tropicais.
Festas
O calendário de eventos culturais e de entretenimento é recheado de atrações o ano todo. Uma dos eventos mais famosos é o festival Crop Over, que acontece entre junho e agosto, e lembra o carnaval brasileiro. Já o Festival de Comida, Vinho e Rum, realizado em novembro, reúne gastronomia, vinho e o tradicional rum produzido na ilha. O país também fica animado durante o Réveillon, época em que há festas espalhadas por praias e hotéis.
ONDE FICAR EM BARBADOS
Entre os hotéis de Barbados tem opções de hospedagem luxuosas próximas das principais praias, com destaque para a Costa Oeste. É fácil encontrar resorts com vista para o mar e infraestrutura de piscinas, restaurantes e festas. Aproveite a variedade e boa viagem!
Informações importantes
Idioma | Inglês (oficial) e Bajan (dialeto local) |
---|---|
Moeda | Dólar barbadiano |
Fuso horário | Uma hora a menos que o horário de Brasília |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Internacional Grantley Adams – Barbados |
Voltagem | 115 volts | Tomadas tipo A e B |
Vacina | Não é necessário |
Documentação | É necessário passaporte com validade mínima de 6 meses. Não é necessário visto |
Embaixada | ENDEREÇO: Hastings Main Rd. Highway 7 | Bridgetown |