Você já pode começar a se programar para a temporada de neve no Chile, que começa em junho. É hora ver os preços de passagens e hotéis com seu agente CVC para conseguir as melhores tarifas.
O inverno no Chile oferece possibilidades de viagem maravilhosas, com paisagens branquinhas e estações de esqui para praticar esportes de neve.
Veja aqui quatro dos melhores destinos de inverno no Chile para você se inspirar.
Santiago e estações de esqui próximas
Uma boa ideia de viagem de inverno no Chile é passar alguns dias na capital, entre bons restaurantes e vinhos, e depois visitar as estações de esqui próxima, em passeios bate-volta ou se hospedando por lá. Valle Nevado é a maior estação do país e tem alguns hotéis, além de mais 40 pistas, aulas com instrutores de esqui que falam português, spa, lojas, restaurantes e bares. Farellones é praticamente um parque de diversões na neve, com teleférico, tirolesa, tubing, trenó e várias outras atividades, ótimas para famílias. Já La Parva e El Colorado são mais focadas em quem quer esquiar.
Pucón
Essa cidade aos pés do vulcão e do lago chamados Villarrica atrai muitos visitantes no inverno, quando a neve deixa a paisagem branquinha e a estação de esqui funciona a todo vapor (o snowboard é especialmente bom ali). Também tem atividades invernais como passeio de trenó puxado por cães. O centro da cidade é um charme, cheio de lojinhas e restaurantes. Outro passeio legal é ir ao Parque Nacional Huerquehue para fazer caminhadas e ver cachoeiras congeladas. Nas Termas Geométricas, você pode relaxar em águas quentinhas. Para chegar lá, é preciso pegar um voo até o Aeroporto de Temuco.
Portillo
A primeira estação de esqui do Chile, a 160 km de Santiago, é marcada por seu icônico hotel amarelo no meio das montanhas nevadas, debruçado sobre a laguna del Inca. Ela recebe esquiadores de todos os níveis – para quem quer aprender, aliás, a escola é top.
O clima é mais pacato e familiar do que os centros de esqui maiores – como o local recebe apenas 450 hóspedes de uma vez e tem limite de esquiadores por dia, não é preciso se preocupar com lotação nos meios de elevação e nas pistas. Bem completa, a infraestrutura conta com sala de cinema, parede de escalada e quadra poliesportiva indoor, além de aulas de yoga e pilates disponíveis para os hóspedes. O restaurante principal serve iguarias chilenas com vinhos premiados.
Nevados de Chillán
Esse complexo turístico de inverno fica a cerca de 430 km de Santiago (é possível ir de ônibus ou avião, parando no aeroporto de Concepción). O que mais impressiona ali é a beleza da paisagem, com montanhas, crateras vulcânicas e florestas. A estação de esqui é pequena e acolhedora – uma das atrações locais é a pista mais longa da América do Sul, com 13 km. Outro programão de Chillán é relaxar em suas famosas piscinas de águas termais naturais. O hotel mais emblemático do destino é o Gran Hotel Termas de Chillan, que tem spa, restaurantes e centro de aluguel de equipamentos de esqui.
Patagônia chilena
Essa fantástica região compartilhada entre Chile e Argentina também é muito atraente no inverno. Próximo a Puerto Varas e a 80 km do Aeroporto de Puerto Montt, há o centro de esqui Volcán Osorno, com uma vista surreal do Lago Llanquihue e do vulcão. Esse destino é vantajoso para quem quer seguir viagem para a Argentina, porque de lá dá pra ir à Bariloche de barco. Outra ideia é ir mais ao sul, até a cidade de Punta Arenas, onde está o Cerro Mirador, estação com uma das temporadas de neve mais longas do continente. De lá, dá para ir à Puerto Natales e visitar o famoso Parque Nacional Torres del Paine, que fica lindo durante o inverno no Chile.