Saiba as principais razões para viajar para o Chile e para onde ir: o país está em alta!

Viajar para o Chile está em alta: de acordo com o Serviço Nacional de Turismo (Senatur), o número de turistas brasileiros no país cresceu 115 % em 2023. O Brasil é a segunda principal nação a enviar visitantes ao destino, ficando atrás apenas da Argentina.

Na temporada de neve de 2024, houve outro crescimento: 74,8% mais visitantes brasileiros em relação ao mesmo período do ano passado e 16,5% a mais em comparação ao período pré-pandemia.

Muitas celebridades brasileiras, aliás, vêm compartilhando fotos no Chile, entre elas os atores Nicolas Prattes, Stênio Garcia, Camila Pitanga e Sophia Abrahão. 

Quer entender porque tantos brasileiros têm escolhido viajar para o Chile? Veja razões para conhecer o país:

1- Voos curtos e acessíveis

Apenas 4h30 de voo conectam São Paulo a Santiago, a capital chilena. Também há voos diretos saindo de outras capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis. A grande oferta de passagens aéreas e as promoções constantes fazem com que seja fácil conseguir bons preços para chegar ao Chile.

2- Variedade de paisagens naturais

Das paisagens áridas e desérticas do norte às geleiras e bosques do sul, passando pela imponente Cordilheira dos Andes e seus picos nevados e os vales cobertos de vinhedos, o Chile tem uma enorme gama de cenários distintos. Dá para viajar para lá várias vezes e ter sempre uma experiência diferente!

3- Boa mesa e vinhos

O Chile está entre os maiores produtores de vinhos do mundo. Espalhadas por belos vales por várias partes do país, suas vinícolas recebem visitantes com incríveis experiências de enoturismo, como degustações e refeições harmonizadas. E sim, come-se muito bem no Chile, principalmente pratos com frutos do mar nas regiões litorâneas.

No Chile não faltam boas vinícolas para visitar e degustar os melhores vinhos

4- Não precisa de passaporte

Isso mesmo! Você só precisa do documento de identidade nacional (RG) para viajar para o Chile. É recomendado que o RG tenha menos de 10 anos de uso. 


5- Oportunidade de ver neve

Quer realizar o sonho de ver uma paisagem toda branquinha, brincar na neve e esquiar? Pois se viajar para o Chile entre o fim de junho e o começo de setembro, você pode ir a centros de esqui como Valle Nevado e Portillo.

Estação de Esqui no Chile

Melhores destinos para viajar para o Chile:

Santiago

Uma cidade moderna, organizada, divertida e, de quebra, coroada por montanhas dos Andes. Em seu cardápio de atrações há excelentes museus, belíssimos parques, incríveis monumentos históricos e uma vida noturna animada. Com viagens bate-volta ainda dá para visitar vinícolas e estações de esqui.

Valle Nevado

Apenas 60 km separam a maior estação de esqui do Chile da capital do país. São 40 pistas –, bem divididas entre esquiadores iniciantes, intermediários avançados – espalhadas por 900 hectares de área esquiável. Por ali ainda há spa, lojas, restaurantes e bares, além de várias atrações para crianças brincarem na neve.

Valparaíso e Viña de Mar

A 115 km de Santiago, Valparaíso tem suas ladeiras repletas de murais de arte urbana, cafés e lojas bacanas, além de uma casa-museu do famoso poeta Pablo Neruda. Sua vizinha Viña del Mar vale a visita para almoçar em restaurantes de frutos do mar com vista para a água. 

Arte urbana nos muros de Valparaíso

Valle del Colchagua

No centro do Chile, a 150 km de Santiago, o vale produz renomados vinhos tintos. Hotéis charmosos e vinícolas com belíssimas sedes recebem os visitantes. A Clos Apalta é uma das mais premiadas da região, e promove um tour pelas instalações em carrinhos elétricos. Depois, você pode almoçar no Fuegos de Apalta, do renomado chef argentino Francis Mallmann.

Deserto do Atacama

Beleza selvagem e paisagens sem igual. Assim é o Atacama, o deserto mais seco do mundo, localizado a 2.440 metros de altitude. A base para explorar a região é a pequena cidade de San Pedro de Atacama: a cada dia de viagem você embarca em tours para conhecer vulcões, lagoas, salares, vales rochosos e outros lugares extraordinários.

Laguna Miscanti, no Atacama

Pucón

Essa cidade aos pés do vulcão e do lago chamados Villarrica atrai muitos visitantes no inverno, quando a neve deixa a paisagem branquinha e uma estação de esqui funciona a todo vapor. No verão, é possível curtir trilhas por rios, cachoeiras e cavernas em uma série de áreas de proteção ambiental.

Patagônia chilena

Para fãs de viagens de aventura e de natureza preservada, a Patagônia é imperdível.  Um dos destinos mais procurados é o Parque Nacional Torres Del Paine, com abundante vida selvagem, picos nevados, lagos glaciares e densos bosques: é possível se hospedar em hotéis de várias faixas de preço e até acampar para conhecer seu território.

Parque Torres del Paine