6 países para viajar sem passaporte na América do Sul

Você sabia que dá para viajar sem passaporte para vários países aqui na América do Sul? Para embarcar rumo a esses destinos, você só precisa do RG original, recente e com foto.
Importante: outros documentos, como CNH e certidão de nascimento, mesmo que originais e em bom estado, não são aceitos.

Aqui, fizemos uma lista de países para viajar sem passaporte, como os vizinhos Argentina e Uruguai. São perfeitos para explorar novas paisagens e culturas sem precisar se preocupar com burocracia. Confira!

Argentina

O norte da Argentina tem paisagens surpreendentes

Toda hora é hora de viajar para a Argentina, já que o país vizinho tem boa conectividade de voos de muitas das capitais brasileiras. A porta de entrada é a charmosa capital Buenos Aires, com muitos passeios embalados por tango, parrilla e doce de leite. Fãs de vinho podem seguir viagem à Mendoza, enquanto os mais aventureiros podem desbravar as paisagens áridas do norte, em Salta e Jujuy. Na Patagônia, há estações de esqui agitadas em Bariloche, geleiras impressionantes em El Calafate e colônias de bichos como lobos-marinhos e pinguins em Ushuaia. Veja aqui 5 motivos para planejar uma viagem para Argentina agora mesmo.

Uruguai

A escultura La Mano é local disputado para fotos em Punta del Este

Esse pequeno país tem atmosfera sossegada e segura e um cardápio variado de destinos e atrações – suas curtas distâncias podem ser facilmente percorridas de carro. A cidade mais badalada é Punta del Este, que ferve no verão. A capital Montevidéu é perfeita para ser explorada em um fim de semana prolongado regado a churrasco, mate (ou chimarrão) e doce de leite. E Colônia de Sacramento tem o encanto característico das cidades coloniais, com ruas de pedra e casario colorido. Para ir além, dá para explorar as nuances do litoral, com locais rústicos como Punta del Diablo, e visitar vinícolas na charmosa região de Carmelo. Veja aqui tudo sobre o Uruguai.

Chile

Cajon del Maipo, Embalse El Yeso
A região dos Lagos Andinos é um local que você pode descobrir sem passaporte

Múltiplos destinos e paisagens fazem do Chile um país muito procurado pelos brasileiros. A capital Santiago, emoldurada pela Cordilheira dos Andes, é repleta de shoppings, atrações históricas, museus e restaurantes. De lá, dá para visitar vinícolas nos arredores e em destinos como o Vale de Colchagua. Ou então partir para explorar a natureza: no inverno, em estações de esqui como Valle Nevado e Portillo; no verão, nas paisagens de outro mundo dos Lagos Andinos. O ano todo dá para ir ao deserto do Atacama, com vulcões, lagos e gêiseres.

Bolívia

No Salar de Uyuni, céu e terra se confundem

O país se destaca pelas belezas naturais, como montanhas, florestas, desertos e lagos. E é impossível não se encantar com a riqueza cultural, já que os povos originários são maioria na população. Coloque na lista de viagem o vilarejo de Samaipata, com matas intocadas, a cidade de Sucre, com belas construções coloniais, e a ilha de Copacabana, na imensidão azul do lago Titicaca. O Salar de Uyuni faz da Bolívia destino-desejo dos mais aventureiros: o deserto de sal exibe lagoas coloridas, gêiseres, formações rochosas e cactos gigantes.

Colômbia

San Andrés: um pedacinho de Caribe para onde dá para viajar sem passaporte

Comece por Bogotá, com centro histórico interessante e vida cultural pulsante. Da capital colombiana, siga viagem para Cartagena, com um dos centrinhos coloniais mais adoráveis das Américas, cheio de lojinhas e restaurantes charmosos, além de passeios de barco para ilhas paradisíacas como as Islas del Rosario. Falando em paraíso, o próximo destino pode ser San Andrés, parte de um arquipélago que fica a pouco mais de 700 km do continente. Ali, o Mar do Caribe ali atinge tons quase inacreditáveis, entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda.

Peru

Cidade inca, Machu Picchu
Machu Picchu, nos Andes peruanos

Destino com muita história, cultura e rica gastronomia rica, o Peru está entre os lugares mais visitados do continente. A capital, Lima, é especialmente conhecida pela gastronomia top. Em Cusco, veja muitos sítios arqueológicos e arquitetura colonial espanhola. É por ali que fica Machu Picchu, a joia da civilização inca com monumentos de pedra sobre uma montanha e vista espetacular para o Rio Urubamba. A região do chamado Vale Sagrado ainda tem outras ruínas, como as de Pisac e Ollantaytambo. Quem tiver mais tempo pode conhecer também a cidade de Arequipa e o incrível Vale do Colca.