Confira o que fazer em Orlando além dos parques: 8 passeios imperdíveis

Ao planejar uma viagem para Orlando, os parques da Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort e SeaWorld são obviamente os programas mais procurados. Mas há muito o que fazer em Orlando além dos parques.

A seguir, listamos oito atrações bem bacanas para você se divertir ainda mais nesse destino com a família toda.

São passeios por cidadezinhas encantadoras, parques públicos e temáticos menos conhecidos, partidas de basquete e até pelos pântanos da Flórida.

O que fazer em Orlando além dos parques:

Winter Park

A sensação é de estar na Europa, mas na verdade, a Winter Park fica a apenas 12 km da área central de Orlando. Fundada no século 19 por magnatas da Nova Inglaterra, a arborizada cidadezinha de 30 mil habitantes tem longas calçadas boas para caminhadas, casas históricas e sete lagos nos arredores  – um ótimo programa bate-volta de Orlando. Quase tudo gira em torno da Park Avenue, a principal via da cidade e endereço de lojas, livrarias, restaurantes e do Charles Hosmer Morse Museum, que exibe a coleção de obras de arte de Louis Comfort Tiffany, o filho do fundador da joalheria Tiffany & Co. A Park Avenue divide atenção com o Scenic Boat Tour, o passeio de barco que atravessa três lagos de Winter Park.

Kennedy Space Center/Nasa

Se tem um passeio bate -volta que vale muito a pena fazer em Orlando é a esticada até o Cabo Canaveral, a 75 km, onde fica a Nasa, a agência espacial norte-americana, com a base de lançamentos de seus foguetes e ônibus espaciais. A parte turística do complexo é o Kennedy Space Center, praticamente um parque temático. Reserve um dia inteiro porque há muito o que ver por lá. Um tour de ônibus passa por uma área onde apenas funcionários da agência têm acesso, como áreas operacionais. Maior espaçonave construída pelo homem, com 110 metros de extensão, o foguete Saturn V pode ser visto em um galpão. O ônibus espacial Atlantis também está exposto aos visitantes, funcionando como museu interativo. No Shuttle Launch Experience, a sensação é de estar no meio de um lançamento de um foguete, podendo comandar os equipamentos. É possível até presenciar (de longe) o lançamento de um foguete – basta consultar o calendário de eventos.

Lake Eola Park

Toda a cidade tem seu parque de estimação, aquele programa para agradar a toda a família. Em Orlando, ele atende pelo nome de Lake Eola Park. Localizado na parte central da cidade, o lago é contornado por uma trilha de 1,4 km usada para caminhadas e passeios de bike. Pelo percurso, há um jardim de pedras e a curiosa escultura Muse of Discovery, uma mulher deitada de bruços, coberta por grama e aparecendo apenas o rosto e as palmas da mão voltadas para cima (muita gente senta na mão para tirar uma foto). Aos domingos, entre 10 e 15h, rola a feira de produtores da região de Orlando, com barraquinhas de frutas, verduras e comidinhas.

Celebration

A comunidade projetada e construída pela Walt Disney Company faz alusão a antigas localidades do norte do Estados Unidos, com casas mesclando os estilos colonial, vitoriano e clássico. Cerca de dez mil habitantes vivem por lá, no que é considerado um dos metros quadrados mais caros da Flórida – a tão falada residência de Silvio Santos em Orlando fica na comunidade, que pertence ao município de Kissimmee. A sensação é realmente de uma cidade cenográfica. A área mais central está entre a Market Street e a Front Street, endereços que concentram restaurantes, cafeterias, lojas e hotéis-boutiques. Uma boa maneira de explorar o local é a bordo de uma bicicleta em um passeio guiado pelas ruas e avenidas. Quem visita Celebration nas manhãs de domingo encontra o Farmer’s Market, uma feira de alimentos com pequenos produtores da região.

Jogos do Orlando Magic

Quando se fala em esportes coletivos, Orlando tem representantes em algumas ligas nacionais. Orlando City (futebol masculino), Orlando Pride (futebol feminino) e Orlando Solar Bears (hóquei no gelo) são equipes tradicionais de suas ligas. Mas o time que é uma paixão na cidade é o Orlando Magic, da NBA, a liga americana de basquete. As partidas são disputadas no moderno Amway Center, em Downtown Orlando. Mais do que um simples jogo de basquete, o evento é um show completo com apresentações de dança e do mascote Stuff, um dragão verde que anima a torcida. A temporada vai de outubro a abril e vale consultar a disponibilidade de ingressos.

ICON Park

Quem trafega pela International Drive, percebe de longe uma longa estrutura entre o Centro de Orlando e o Walt Disney World. Trata-se do ICON Park, um complexo de entretenimento com mais de 50 lojas, restaurantes e atrações. O grande chamariz é a The Orlando Eye, a enorme roda-gigante com 122 m de altura e 30 cabines climatizadas para 15 pessoas – o visual abrange boa parte da cidade e a bola branca do Epcot Center. O Sea Life Orlando Aquarium é dividido em 32 ambientes interligados por um túnel envidraçado para contemplar os 5 mil habitantes aquáticos. A filial do Museu de Cera Madame Tussauds exibe cerca de 50 esculturas de personalidades, entre elas, Neymar vestido com o uniforme da seleção brasileira. O divertido Museum of Illusions tem 50 experimentos que brincam com a imaginação. Os ingressos podem ser adquiridos por atração única ou por um passe com direito a todas as atrações.

Harry P Leu Gardens

Uma das áreas verdes mais bacanas de Downtown Orlando, o jardim botânico fica às margens do Lake Rowena. O parque é dividido em jardins temáticos, como o jardim de camélias, a floresta tropical e o seu grande destaque, o jardim de rosas, com 215 espécies: fica encantador durante a primavera, quando o roseiral está florido. Uma construção de 1888 serviu de residência para a antiga família de proprietários – sob agendamento, é possível visitá-la e ver a reconstituição de uma casa da época com mobília vitoriana.

Passeio de aerobarco pelos Everglades

Uma das características naturais da Flórida é o terreno pantanoso tão presente no entorno de suas cidades. A área de Everglades pode ser conhecida em uma aventura a bordo de barcos largos movidos com hélices instaladas na parte traseira (lembra um ventilador) e cascos frontais levantados para não bater na água. Mais do que passear pelas águas rasas e plantas rasteiras, o grande momento é o encontro com jacarés e crocodilos.