ÁFRICA DO SUL

REVELA SURPRESAS COM SAVANAS E PRAIAS

Savanas, animais selvagens, montanhas, rota de vinhos, esportes radicais, hotéis luxuosos e praias – uma delas exclusiva para os pinguins – são apenas alguns dos atrativos da África do Sul, banhada por dois oceanos (Atlântico e Índico) e com três capitais (PretóriaCidade do Cabo e Bloemfontein). O país, localizado no extremo sul do continente africano, guarda tantas surpresas que é impossível não querer voltar. Uma delas se chama Champman’s Peak Drive, uma das estradas mais bonitas do mundo. Confira nossas dicas e boa viagem!

QUANDO IR

Caso seu objetivo seja fazer safári, saiba que no inverno (de junho e agosto) chove pouco e a vegetação está mais baixa. Já no verão, entre dezembro e fevereiro, é possível ver mais filhotes. Caso vá para a Cidade do Cabo, escolha os meses mais quentes, entre outubro e abril.

CURIOSIDADES

África do Sul também é a terra dos esportes radicais. Port Elizabeth tem um dos maiores bungee jumps do mundo, com 216 metros de altura. O salto, da ponte Bloukrans River, pode alcançar 120 km/h.

CIDADES DA ÁFRICA DO SUL

Nem só de savana vive a África do Sul. O país certamente te surpreenderá e fará você querer voltar algumas vezes para conseguir aproveitar ao máximos os safáris – um passeio emocionante, acredite! –, as montanhas da Cidade do Cabo, as praias de Port Elizabeth os museus de Joanesburgoe a simpatia de um povo muito parecido com o brasileiro. Escolha seu destino e aproveite! Garanta agora seu pacote para a África do Sul!

Cidade do Cabo

Também conhecida como Cape Town, é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo. Tal título se deve ao fato de ter geografia privilegiada, com montanhas (como a Table Mountain, considerada uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo), muito verde e mar incrível – algumas pessoas comparam a Cidade do Cabo com Rio de Janeiro, pois até o bondinho está presente nas duas. A região ainda tem uma praia habitada por pinguins (Boulders Beach), uma ilha cheia de focas, o Cabo da Boa Esperança e a Ilha Robben, onde Nelson Mandela ficou preso.

Joanesburgo

Porta de entrada para a ÁfricaJoanesburgo impressiona pelo tamanho. Entre os pontos turísticos mais famosos está o Museu do Apartheid, que conta a história do regime separatista vivido no país até a década de 1990 e, como consequência, apresenta a trajetória de Nelson Mandela, um dos maiores líderes do movimento contra o racismo. Você também pode conhecer o Soccer City (estádio que recebeu jogos da Copa do Mundo de 2010), a tradicional região de Soweto e o parque Cradle of Humankind (um misto de museu da história da evolução de humanidade com cavernas).

Port Elizabeth

Banhada pelo oceano Índico, Port Elizabeth tem mais de 40 quilômetros de praias e ainda guarda traços da colonização inglesa. A cidade também está próxima da famosa Rota Jardim (região bastante procurada por amantes de vinhos), possui parques, reservas naturais, museus, ótimas opções gastronômicas e de compras.

Pretória

Capital executiva da África do SulPretória une prédios históricos, arquitetura moderna, museus, boas opções de lojas e galerias de arte, tudo isso sem perder o ar de anterior. Coloque na lista de pontos turísticos o Museu de Ciência e Tecnologia, a Church Squere (antigo mercado de agricultores), o zoológico e o Freeddom Park, que oferece vista panorâmica da cidade.

Durban

Uma das maiores cidade da África do Sul também é a maior colônia indiana fora da Índia. As praias atraem surfistas e praticantes dos mais diversos esportistas radicais, enquanto o calçadão divide espaço entre turistas e moradores locais. Quando estiver pela região, visite o Relógio da Gama, monumento construído para homenagear a passagem de Vasco da Gama durante a saga até a Índia. Há ainda opções de compras e lazer, como o aquário com shows de focas e o Jardim Botânico, um dos mais antigos do país.

 

O QUE FAZER EM ÁFRICA DO SUL

África do Sul oferece opções de passeios para todos os gostos. Os safáris são obrigatórios, pois a experiência de ver de perto animais selvagens vivendo livremente é indescritível. O mesmo vale para o mergulho com tubarão branco. Se preferir algo mais tranquilo, pode subir na Table Mountain e curtir o visual incrível lá de cima, percorrer as vinícolas da Rota Jardim, conhecer museus e aproveitar as atividades oferecidas no completo hoteleiro de Sun City. Compre sua passagem para a África do Sul e divirta-se!

Sun City

Apesar do nome, Sun City não é uma cidade, mas sim um grande complexo hoteleiro ao lado do Parque Nacional Pilanesberg, com tudo o que você tem direito: cassinos, centro de compra, entretenimento, restaurantes, piscinas, praia artificial, spa, campo de golf, quadras de tênis, viveiro de crocodilos, lago, danceteria, um labirinto cheio de mistérios e muitas outras opções de lazer e descanso. O hotel The Palace, considerado por muito tempo o único seis estrelas do mundo, fica localizado aqui.

Rota Jardim

Este é o nome dado ao trajeto de 316 quilômetros entre as regiões da Cidade do Cabo e Port Elizabeth, passeio obrigatório caso você não abra mão de paisagens de tirar o fôlego, pois fica na encosta dos oceanos Atlântico e Índico. Praias, montanhas e vinícolas fazem parte do caminho.

Safári

Os dois principais parques onde você pode fazer safári são o Kruger e o Pilanesberg. O primeiro é o mais antigo da África do Sul e possui mais de 800 espécies de animais espalhados em 20 mil quilômetros quadrados. Já o Pilanesberg foi criado dentro da cratera de um antigo vulcão e possui 572 quilômetros quadrados. Ambos possuem hotéis no meio da selva e opções de safáris diurnos e noturnos. Aproveite ainda e voe de balão para ter um ângulo inusitado dos animais.

Table Mountain

De qualquer lugar da Cidade do Cabo você conseguirá ver a Table Mountain, montanha considerada uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e que, como o próprio nome diz, lembra uma mesa. Se olhando de baixo ela já é fascinante, a paisagem lá do alto é indescritível, com vista panorâmica da cidade, do mar, do pôr do sol e das montanhas vizinhas. Para subir até lá você tem três opções: bondinho (rápido e confortável), caminhada (o esforço vale a pena) e escalada (só para os experientes).

Cabo da Boa Esperança

Apesar de alguns estudiosos contestarem esta informação, acredita-se que é neste local onde os oceanos Atlântico e Índico se encontram. Um bondinho te leva até a metade do caminho, mas para chegar ao farol é necessário subir uma longa escadaria. O esforço vale a pena, pois a vista é incrível. Durante o trajeto você poderá ver babuínos brincando e escalando as construções locais.

Museu do Apartheid

Localizado em Joanesburgo, este museu é parada obrigatória para quem deseja entender o regime de segregação que vigorou entre 1948 e 1994 na África do Sul. Logo na entrada os visitantes são separados entre ‘brancos’ e ‘não brancos’, sem muita lógica, com o objetivo de forçar a reflexão sobre uma época onde os negros eram considerados cidadãos de segunda classe. Foto, vídeos, sons e instalações ao longo do prédio contam a história de heróis e anônimos que se tornaram símbolo da luta pela igualdade.
ENDEREÇO: Northern Parkway and Gold Reef Road | Joanesburgo

Tubarão Branco

Se você procura adrenalina, nada melhor que mergulhar em uma gaiola e ficar de frente para dezenas de tubarões brancos. Os passeios costumam sair bem cedo de Gansbaai (vila próxima à Cidade do Cabo), horário que estes ‘vilões dos mares’ iniciam a caça às focas. A dica é escolher os meses mais frios (entre maio e outubro) para encarar esta experiência e, assim, conseguir ver mais tubarões.

Pinguins e Focas

Aproveite sua viagem até a África do Sul para ver de perto milhares de pinguins. Eles ficam na Boulders Beach, praia localizada na Cidade do Cabo. Para que os turistas acompanhem parte da rotina destes animais sem prejudicá-los, plataformas de madeiras foram montadas ao longo da orla. Perto dali também existe um paraíso das focas. Elas escolheram uma ilha como endereço.

Ilha Robben

Foi nesta ilha que Nelson Mandela e centenas de outros presos políticos passaram anos encarcerados por defenderem o direito à igualdade entre brancos e negros. No local, antigos prisioneiros contam como era a rotina neste presídio de segurança máxima. Entre os destaques está a cela onde o ex-presidente e Nobel da Paz passou a maior parte dos 18 anos que ali viveu.

 

ONDE FICAR EM ÁFRICA DO SUL

Os hotéis instalados no meio da savana roubam a cena quando o assunto é ousadia. Exemplo disso são as cercas elétricas que os separam dos animais selvagens (é seguro, acredite!) e os chuveiros ao ar livre, ótima oportunidade para ter contato com a natureza sem perder o conforto. Na Cidade do Cabo há opções bem localizadas, enquanto em Sun City a palavra de ordem é luxo! Reserve agora seu hotel na África do Sul!

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Idioma O país tem 11 idiomas oficiais, mas o inglês é bastante utilizado na comunicação com os turistas
Moeda A moeda oficial é o Rand, mas o dólar americano é aceito em vários lugares
Fuso horário 4h ou 5h a mais com relação ao horário de Brasília
Aeroporto mais próximo Aeroporto Internacional de Joanesburgo. Caso o voo escolhido faça conexão em outro país, é preciso observar os documentos exigidos para entrada no país de conexão.
Voltagem 220 volts | Tomada do tipo M
Peso da bagagem Uma mala de até 32kg
Vacina A África do Sul exige a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.
Documentação A África do Sul não exige visto de passageiros brasileiros. É necessário passaporte com validade mínima de 6 meses e, no mínimo, duas páginas em branco no passaporte para carimbos na imigração. Menores de 18 anos devem viajar com os mesmos documentos acima e, a partir de junho de 2015, mesmo que estejam acompanhados dos pais, devem apresentar certidão de nascimento com tradução juramentada para o inglês. Os menores não podem fazer check-in no hotel desacompanhados.
Consulado Riebeek Street, 22 | Cidade do Cabo | Telefone: (2721) 421-4040

Imagens: Divulgação CVC