Por Marcela Cartolano
Os imigrantes italianos contribuíram muito para a riqueza cultural e gastronômica do Brasil. Quem não ama uma pizza, uma massa ou um vinho? Para comemorar o Dia da Imigração Italiana, em 21 de fevereiro, sugerimos visitar atrações incríveis que mostram todo o legado italiano no país. Confira:
Os típicos bairros italianos de São Paulo
São Paulo tem a marca italiana registrada em bairros como Bixiga, Vila Pompeia, Bela Vista e Mooca. Nessas regiões, você curte o charme das casinhas de vila e encontra uma arquitetura com um ar provinciano, além de se deliciar em pequenas cantinas e trattorias que preparam maravilhosas massas. Além da gastronomia, esses restaurantes têm toda uma ambientação típica da Itália, fazendo você se sentir no país.
Outros pontos turísticos que vale a pena destacar na capital paulista são o Instituto Cultural Ítalo Brasileiro, com atividades como cursos de língua e seminários; o Museu da Imigração, com exposições de fotos e documentos ligados ao tema; e o Eataly, grande centro gastronômico nos moldes dos mercados italianos, com restaurantes, cafeterias, confeitarias, bar de vinhos e muito mais. Consulte a loja CVC mais próxima para reservar sua viagem para São Paulo.
As saborosas vinícolas da Serra Gaúcha
A colonização italiana na Serra Gaúcha contribuiu profundamente para a formação da identidade de cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi e Gramado. Foram os italianos que introduziram as vinícolas na região, produzindo deliciosos vinhos premiados. A região fica ainda mais alegre e colorida na época da Vindima, a festa da colheita das uvas, com rituais italianos como a pisa das uvas e um farto lanche debaixo dos parreirais chamado merendim.
A imigração é tão importante na região que tem até um parque temático sobre o tema: Epopeia Italiana, em Bento Gonçalves. Lá você assiste a um espetáculo teatral contando a história da chegada de um casal italiano à região. É emocionante. O parque fica pertinho da estação da Maria-Fumaça e por isso você pode combinar a visita ao passeio de trem até Carlos Barbosa, com degustações de vinhos e shows típicos ao longo do trajeto.
A CVC tem passeios para a Vindima e também um passeio chamado Uva e Vinho, que combina o parque Epopeia italiana e o trajeto de Maria-Fumaça. Consulte a loja mais próxima para saber detalhes.
Passeio de gôndola em plena Santa Catarina
Quer navegar em uma típica gôndola veneziana sem sair do Brasil? Em Santa Catarina, há uma pequena e charmosa cidade chamada Nova Veneza. Rodeada de lindas paisagens montanhosas, Nova Veneza proporciona um verdadeiro mergulho na tradição e nos costumes italianos.
Por lá você pode viver românticos momentos durante um passeio na gôndola Lucille, que navega em um lago artificial da Praça Humberto Bortoluzzi, no Centro. Vale também conhecer a Casas de Pedra, construída por imigrantes italianos no século 19, e a cantina Borgo, com sua estrutura em forma de castelo, excelentes vinhos, restaurantes e um terraço incrível.
Toda a energia do bairro da Santa Felicidade
Só pelo nome já é possível deduzir que a Santa Felicidade existe, sim. E está localizada em Curitiba. O bairro é perfeito para quem gosta de consumir produtos artesanais e comer bem, aliás, muito bem. Afinal, ali ficam enormes restaurantes italianos, servindo fartas porções de comida em esquema de rodízio. O mais famoso deles é o Madalosso, que tem capacidade para mais de 4.600 pessoas.
Durante o seu passeio pela Santa Felicidade, você encontra atrações que foram trazidas pelos imigrantes italianos, como o belo Portal Santa Felicidade, destacando a entrada ao bairro típico; e o Bosque São Cristóvão, onde são celebrados eventos típicos da cultura italiana. Consulte a loja CVC mais próxima para reservar sua viagem para Curitiba.