Com todo o seu charme contemporâneo e a mistura de estilos na arquitetura, a cidade de Colônia, na Alemanha, rende um roteiro e tanto! Está relativamente próxima a Berlim e Frankfurt, é cercada pelo rio Reno e mesmo sendo um destino visitado rapidamente por quem está fazendo um tour pela Europa, Colônia rende a viagem por si só. Afinal, é acessível, há diversos museus de qualidade, além das emblemáticas catedrais com séculos de história.
Separamos as principais dicas para você aproveitar o melhor de Colônia na sua primeira viagem para essa cidade alemã. Confira!
O que fazer em Colônia
É imperdível conhecer a Catedral de Colônia, que se mantém conservada e ganhou fama em todo o mundo por abrigar os restos mortais do Três Reis Magos. Acredita-se que essas relíquias estão guardadas na igreja desde o século 17. Para apreciar a arquitetura dessa igreja, composta por torres de pouco mais de 150 metros, dá para fazer visita guiada, curtir a vista do alto de prédios vizinhos ou de hotéis nas proximidades.
Durante o verão, aposte em caminhadas pelo centro histórico, repleto de prédios antigos com fachadas coloridas e que hoje são cafés ou restaurantes. Outra dica é aproveitar os parques e os espaços de convivência nas margens do rio Reno.
Na longa lista de museus recomendados, visite o Museu do Chocolate, que tem uma exposição sobre a história dessa iguaria e uma loja com itens exclusivos. Por falar em chocolate, também dá para incluir no seu roteiro a fábrica de chocolates Lindt. Outro acervo interessante é o Museu do Perfume, com a história da famosa água de colônia, e para encerrar a tarde, combine seus passeios com um tour de barco pelo rio Reno.
O que comer em Colônia
A cidade é considerada uma ótima escolha para quem quer novas experiências gastronômicas. Aproveite para provar o café da manhã típico da cidade, na maioria das vezes servido com pão fresco e geleias. Conheça também a cerveja do estilo kölsch – receita original de Colônia!
Nas demais refeições do dia você encontra um pouco de tudo. A cidade oferece desde culinária internacional a opções de cozinha vegana que têm se destacado mundialmente. Quem procura por tradição tem que visitar os famosos restaurantes que também são cervejarias, a exemplo do Brauhaus Sion, em funcionamento desde o século 16. Nas ruas de Colônia você também encontra pratos típicos como o Rievkooche, um bolo de batata com cebola servido normalmente com geléia de cranberry ou molho de maçã.
Mais dicas para programar sua viagem
Quando ir
No verão, entre julho e agosto, e na primavera, entre março e maio, o turista encontra temperaturas agradáveis e mais conforto para circular pela cidade. A época do Carnaval, também celebrado em fevereiro, é muito movimentada, assim como o período de Fim de Ano e a decoração impecável dos mercados de Natal.
Como chegar
Para chegar de avião, as passagens aéreas saindo do Brasil incluem conexões em outros aeroportos da Europa até chegar ao Aeroporto Internacional de Colônia. Porém, a forma mais popular de se chegar a Colônia é de trem a partir de Frankfurt, em trajeto de 1h. Colônia também é conectada por trens internacionais que vão até Londres, Paris, Amsterdã e Bruxelas.
Documentação
É preciso apresentar passaporte e não há a obrigatoriedade de visto.
Onde ficar
O ideal é se hospedar no centro ou próximo de estações de trem e metrô. Veja as sugestões da CVC: