Da escapada de fim de semana às férias dos sonhos, viajar é um dos mais genuínos motivos de felicidade. Não é à toa que as histórias vividas em viagens têm aquele lugar especial na nossa memória.
Em 20 de março comemora-se o Dia Internacional da Felicidade. Para você entrar no clima, a CVC fez uma listinha com destinos inspiradores, para alegrar diferentes tipos de viajantes.
Para ser feliz na praia: Aruba
No sul do Caribe, Aruba ostenta o slogan de Ilha Feliz. Os motivos de alegria são vários: praias espetaculares de areia branquinha, mar azul turquesa, clima quente, pouca chuva e nada de furacões – diferentemente de outros destinos caribenhos, dá pra curtir a praia o ano inteiro.
Outro bônus de Aruba: a areia nunca fica quente demais. Isso porque ela resulta da decomposição de corais. Dá para andar descalço tranquilamente na praia, mesmo ao meio-dia.
Para ser feliz na natureza: Bonito (MS)
Mata Atlântica e cerrado. Rios, grutas, cachoeiras. Lontras, tamanduás, macacos, jacarés e, com alguma sorte, até um lobo-guará ou uma onça! Visitar Bonito (MS) é se ver cercado de natureza e conectar-se com ela flutuando em águas cristalinas, na companhia de peixes coloridos.
Mas quem adora um desafio também encontra seu rumo por aqui: para chegar ao fundo do Abismo Anhumas, é preciso encarar um rapel de 72 metros de descida vertical, entre estalactites e estalagmites, com direito a mergulho (de snorkel ou cilindro) na chegada.
Para ser feliz na cidade grande: Londres, Inglaterra
Para quem aquece a alma com o agito cosmopolita e opções infinitas das grandes cidades, Londres precisa estar na lista de capitais a ser visitada. É muito fácil se deslocar usando o excelente sistema de transporte público e há atrações de sobra para alegrar todos os perfis de visitantes.
Quem viaja com criança vai adorar a interatividade do Science Museum, os fósseis de dinossauros do Natural History Museum e a visita ao estúdio da Warner Bros para fãs de Harry Potter (a cerca de 32km de Londres).
A turma do agito vai ficar feliz com o clima vibrante de Camden Town e com a quantidade de pubs (dos mais sóbrios aos mais animados). Quem ama comer vai à loucura nos mercados de rua (não perca o Borough Market) e restaurantes de chefs badalados. E quem não perde a oportunidade de rechear a mala de compras vai pirar em grandes lojas como Harrods e com as vitrines da Oxford Street.
Para ser feliz na neve: St. Moritz, Suíça
Ama neve e glamour? Então aposte em St. Moritz, na Suíça, apontada como um dos 50 melhores destinos para visitar em 2022 pela Travel+Leisure – uma das principais publicações do mundo especializadas em viagem.
Ser emoldurada pelos Alpes já é uma atração por si só, mas a cidade abriga ainda resorts mega exclusivos para uma temporada de inverno em grande estilo, com esqui e snowboard de primeira. Pela ferrovia Rhätische Bahn, declarada Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, circulam os trens panorâmicos das rotas Glacier Express e Bernina Express, garantindo vistas espetaculares das montanhas no inverno ou verão
Para ser feliz com aventura: Brotas (SP)
Para quem turbina a felicidade com boas doses de adrenalina, a pedida é Brotas, a 250km de São Paulo, famoso polo de turismo de aventura.
Descer as corredeiras do rio Jacaré Pepira em um rafting é um passeio quase obrigatório – além de ótima maneira de se refrescar do calor. Mas o cardápio de atividades de aventura é vasto: tem canionismo (rapel em cachoeira), tirolesa, cavalgadas e arvorismo. Em noites de lua cheia acontecem ainda rafting noturnos: emoção pura sob o luar.