Se você está de viagem marcada para João Pessoa, na Paraíba, saiba que existem passeios que não podem faltar em seu roteiro. Dona de um litoral impressionante, a cidade oferece um atrativo a mais: as belas piscinas naturais mar adentro.
As piscinas mais famosas por lá são as Piscinas do Seixas, distante 500 metros do Ponto mais Oriental das Américas. Para chegar até o imenso banco de corais, que ficam visíveis quando a maré está baixa, é necessário utilizar um serviço de catamarã – prepare-se para um viagem bem animada, com serviço de bar, som e guia de turismo. Do embarque até o local de chegada são apenas 10 minutos.
Chegando nas piscinas, a visão não poderia ser mais bonita: com águas mornas e cristalinas, é possível ver o fundo do mar, corais, peixinhos coloridos e outros animais marinhos. É possível alugar equipamentos como snorkel e máscara de mergulho.
Quando ir
O melhor período para o passeio é de novembro a janeiro, quando as águas estão mais claras. Já o melhor horário para visitar as piscinas vai depender da maré. A sugestão é consultar a tábua de marés para saber a hora da maré baixa, já que as piscinas só aparecem nesta ocasião. Há dias em que o passeio não acontece justamente por isso.
Ilha de Areia Vermelha
Outro passeio imperdível é para a Ilha de Areia Vermelha. Os barcos partem da praia da Camboinha, no município de Cabedelo, cidade vizinha de João Pessoa. Quando a maré está baixa é formado um banco de areia avermelhada, cercada por piscinas naturais. Bares flutuantes atendem aos turistas no local e a dica é experimentar o delicioso caranguejo no molho de coco.
Assim como nas Piscinas do Seixas, é preciso ficar atento à tábua de marés. A altura ideal das águas é de, no máximo, 40 centímetros. O visual do lugar muda também dependendo da época do ano e do dia da semana que se visita. O passeio para lá geralmente é feito por barco, jet ski ou catamarã e dura cerca de três horas.
Dicas de hotéis na Paraíba
*Fotos cedidas pela Luck Receptivo