As águas claras de Alagoas são perfeitas para visualizar peixes em um banho de mar ou durante a prática de snorkelling, principalmente nas piscinas naturais. A cor do mar, emoldurado por coqueirais e a areia branca, tornam paradisíacas praias de destinos como Maceió, Maragogi, Barra de São Miguel, Gunga e Praia do Francês. E todas elas têm infraestrutura impecável para você curtir as atrações da região. Confira:
A linda orla de Maceió e a gastronomia local
Maceió tem a fama de ter a orla urbana mais bonita do Nordeste. Por isso é uma delícia caminhar pelo calçadão das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. No caminho, você encontra atrações como playgrounds com brinquedos de madeira, academias a céu aberto, estátuas de celebridades e quiosques de petiscos.
O programa mais clássico de Maceió é o passeio de jangada às piscinas naturais da Praia de Pajuçara, contratado com o próprio jangadeiro na praia. Mas atenção: a maré precisa estar entre 0 m e 0,5 m para o passeio ser viável – mesma característica exigida para os passeios a quaisquer piscinas naturais de Alagoas.
Maceió também tem uma variedade enorme de restaurantes para você degustar as delícias da gastronomia local, como o caldo de sururu, feito com o molusco das lagoas do Estado; o chiclete de camarão, que fica puxa-puxa por causa da sua mistura de queijos; e a caldeirada alagoana, com vários frutos do mar. A cidade também tem uma diversidade de restaurantes de cozinha internacional reconhecidos dentro e fora do país, em especial das culinárias peruana, japonesa e italiana.
As piscinas naturais e as praias de Maragogi
Você sabe o que é saberé? É um peixe típico da região de Maragogi, no Norte de Alagoas, caracterizado pelas listras pretas e manchas amarelas. Você nada entre esta e outras espécies durante o passeio de barco pelas piscinas naturais de Maragogi. Parece até que está dentro de um aquário.
Outra atração turística imperdível de Maragogi é o passeio de buggy pelas praias do Xaréu, de Antunes e Burgalhau, cada uma com um cenário incrível para você tirar fotos dignas de cartão-postal. O bugueiro te ensina a subir no coqueiro, cita os diferentes tipos de coco e conta que o caranguejo-uçá é chamado de “Tony Ramos” por ter muito pelo nas patas, entre outras curiosidades.
Seu ponto de apoio em Maragogi entre um passeio e outro pode ser o beach club Praiano, com redes, coloridos murais com temas ecológicos e delícias gastronômicas como as bolachas de Maragogi, com sua crocante massa folhada, e as cocadas de brigadeiro, leite condensado e tradicional.
Os beachs clubs de Barra de São Miguel
O mar da Barra de São Miguel muda de acordo com a maré. Na baixa, as águas ficam protegidas por recifes e se transformam em tranquilas piscinas naturais perfeitas para um banho em família. Na alta, as ondas atraem surfistas em algumas praias do município.
Já o mar da praia do beach club Praêro está sempre tranquilo. E é uma delícia passar o dia no local, que tem piscina, playground, redário e restaurante. Seu cardápio tem pratos com nomes criativos como o pastel de feira com cara de besta e camarão coroado, que é empanado e servido com purê de batata gratinado no queijo. Do Praêro saem passeios de barco para a Praia do Gunga, situada no município vizinho de Roteiro.
Os coqueiros e as falésias da Praia do Gunga
É incrível o visual todo verde da Praia do Gunga, localizado dentro de uma fazenda privativa de coqueiros. Ali você pode simplesmente relaxar nos sofás e redes de beach clubs como A Francesinha, que tem um belo terraço panorâmico e cardápio variado.
Também pode explorar as belezas da região. O passeio de buggy passa por uma linda estrada de terra margeada por coqueiros, revela falésias multicoloridas com uma areia que se transforma em cosmético medicinal quando misturada com água e termina com uma refrescante parada para banho na Lagoa do Roteiro.
Já o passeio de lancha passa pertinho de manguezais e por criadouros de ostras, que até podem ser pescadas na hora pelos barqueiros da região para você degustar os moluscos recém-saídos do mar. Uma delícia!
O agito da Praia do Francês
O mar da Praia do Francês tem uma encantadora variação de cores que vai do azul-turquesa ao verde escuro. Essa paleta combina muito bem com sua areia dourada.
Muita gente visita a charmosa Praia do Francês, situada a apenas 25 km de Maceió, apenas para fazer um bate e volta. Mas vários turistas preferem pernoitar na cidade para aproveitar bares, restaurantes e beach clubs.
A Praia do Francês é um distrito da cidade de Marechal Deodoro, onde nasceu o primeiro presidente do Brasil e que tem um centro histórico com arquitetura colonial. Vale a pena fazer um passeio por lá depois da praia.