Por Célia Nascimento
Fotos Thiago Lorenzoni
Jericoacoara é um paraíso, sem nenhum exagero. Todos se encantam com as praias de Jericoacoara, seu estilo rústico com um toque chique, suas lagoas com um azul-turquesa intenso e sua deliciosa gastronomia.
Tivemos dias deliciosos de muito sol, praia e piscina em Jericoacoara. Veja a seguir o que fazer em Jericoacoara e nossas dicas no charmoso vilarejo do Ceará:
Como chegar a Jericoacoara
A distância de Fortaleza a Jericoacoara é de 300 km. O trajeto foi uma divertida aventura e durou cerca de seis horas. Partimos para Jeri numa Hilux 4×4. Em alguns pontos, a estrada é de terra ou pela praia, dando mais emoção ao passeio. No caminho, tomamos um delicioso café da manhã caseiro. Hoje já existe aeroporto em Jeri, o que é uma boa pedida para quem tem um tempo curto de viagem.
O que fazer em Jericoacoara
Duna do Pôr do Sol
A caminhada até a famosa Duna do Pôr do Sol é bem tranquila, pela praia, com a brisa fresca e a água do mar sob os nossos pés. O paredão em tons de dourado nos encantou com seus variados desenhos formados pelo vento. Vimos o sol sumir no horizonte, como se estivesse mergulhando no mar. Um colorido alaranjado tomou conta do céu. Um espetáculo!
Pedra Furada
A incrível formação tem um furo bem no meio, formado pela ação da água e do vento durante milhares de anos. Existem dois trajetos até a Pedra Furada: pela praia e por cima de um paredão de areia.
O caminho pela praia é mais curto, porém um pouco mais difícil, pois há muitas pedras no percurso. E só pode ser feito quando a maré está baixa. O legal dessa opção é ver algumas pequenas cavernas que se formam nas rochas.
O outro caminho até a Pedra Furada, passando por cima de um paredão de areia, é mais fácil. A única pequena dificuldade é descer pela duna fofa no final. Você pode fazer sozinho os dois caminhos. Se quiser companhia, todos os dias grupos se reúnem na vila para caminhar até a Pedra Furada.
Lagoa do Paraíso e Árvore da Preguiça
Alugamos um quadriciclo e partimos para o lado leste de Jericoacoara na companhia de um guia. No caminho, paramos em uma piscina natural que se formou no meio das dunas. A água era uma delícia: cristalina, refrescante e com um azul-turquesa de encantar. A sensação ali é incrível, pois éramos só nós no meio do “deserto” mergulhando naquele lugar espetacular.
A Lagoa do Paraíso tem inúmeras mesas, cadeiras, barracas e gazebos. O charme ali são as redes bem no meio da lagoa, onde pudemos deitar e relaxar. Aproveitamos também para praticar stand-up paddle. Levamos um tempinho para encontrar o equilíbrio, mas logo que pegamos o jeito, nós nos divertimos remando pela Lagoa do Paraíso.
Na volta para a vila de Jericoacoara, paramos para conhecer a Árvore da Preguiça. Ao vê-la, me senti como se estivesse dentro de uma pintura de Salvador Dali, pois ela cresceu num sentido que jamais poderia imaginar: paralela ao chão. Ficamos um tempão ali, admirando sua beleza. Além do curioso formato da Árvore da Preguiça, o verde de sua copa é tão vivo que hipnotiza as pessoas.
Mangue Seco, Tatajuba e esquibunda
O passeio à praia de Mangue Seco, no lado leste de Jericoacoara, é delicioso. No caminho, paramos em uma lagoa para mergulhar na água de esquibunda, uma espécie de escorregador natural.
A descida é rápida e divertida, vale cada segundo. O vento chega junto com a emoção, numa sensação única. Vale a pena ficar ali um tempo, assistindo as outras pessoas descendo. Cada mergulho é mais engraçado que o outro.
Na chegada à Praia de Mangue Seco, tivemos a oportunidade de conhecer a comunidade local. A diferente paisagem é composta por árvores secas e retorcidas, com as raízes saindo para fora da terra. Fiquei surpresa com os balanços presos nas árvores, o barzinho rústico e o belo artesanato à venda. Eu me apaixonei pelos lustres de conchas. Coisa mais linda! A aldeia é puro charme.
Fomos de bugue 4×4 até Tatajuba, passando pelas dunas. Ao chegar, ficamos encantados com a atmosfera do local. Tatajuba é rústica, com uma personalidade única. Ficamos sentados em um quiosque com os pés na água, onde diversos peixinhos vinham nos beliscar. Almoçamos um delicioso banquete preparado na hora com peixe, lagosta e frutos do mar, pescados ali mesmo.
Noite e gastronomia em Jeri
Jericoacoara tem diversas opções de restaurantes e barzinhos com comida boa e música ao vivo. A maioria das ruas é de terra ou areia, trazendo ainda mais charme para a vila. A Feira Caipirinha dos Nativos concentra muitas barracas com os mais variados drinques de frutas da região, por preços incríveis. Já o famoso Forró da Dona Amélia anima os baladeiros madrugada adentro.
A comida em Jeri é deliciosa! Você se surpreenderá com os restaurantes. Um dos pratos mais famosos é o camarão no abacaxi: leve, tropical e saboroso. Vale destacar as lagostas da região: graúdas, adocicadas e macias, servidas com manteiga de garrafa.
Ofertas CVC para Jericoacoara
Pousada Capitão Thomaz: diárias a partir de R$ 151 por pessoa em apartamento duplo. Faça sua reserva aqui
Pousada do Norte: diárias a partir de R$ 161 por pessoa em apartamento duplo. Faça sua reserva aqui
Confira mais ofertas de hotéis em Jeri