Sabe aquela viagem de sonho, em um lugar exótico e espetacular, praias de mar azul, bangalôs sobre a água e uma cultura rica e diferente? Tanto Maldivas quanto Seychelles cumprem esses requisitos e são exemplos de viagens luxuosas. Quer saber mais sobre esses destinos? Vem com a gente!
Sobre os destinos
Os dois países são arquipélagos formados por várias ilhas, ambos no Oceano Índico. O que difere é o continente onde estão localizados: Maldivas fica na Ásia e Seychelles na África. O primeiro é composto de mais de 1190 ilhas divididas em 26 atóis, enquanto Seychelles é formado por 115 ilhas.
A capital das Maldivas, Male, conta com boa infra-estrutura e facilidade para se movimentar entre os atóis, mas é pequena e não tem muitos atrativos turísticos. Victoria, capital de Seychelles, é considerada a menor capital da África, dona de praias lindas e vegetação exuberante.
Quando ir
A melhor época do ano para visitar as Maldivas fica entre dezembro e abril, principalmente para fazer pegar dias de muito sol na praia, pois chove pouco e a temperatura é superior a 30°C. A baixa temporada vai de maio a novembro e é uma ótima oportunidade de aproveitar descontos dos resorts.
Em Seychelles, as temperaturas são agradáveis o ano inteiro, mas a época mais quente fica entre dezembro e abril, quando a umidade também está em alta. Neste caso, a dica é ir entre abril e novembro, período em que você evita a época de chuvas. Para quem gosta de mergulho, os meses de abril e maio e outubro e novembro, a temperatura da água chega a 29°C e a visibilidade do fundo do mar aumenta.
O que fazer
Praia, passeios de barco e esportes aquáticos. Os dois destinos são bem parecidos quanto às atrações, que ficam praticamente por conta do visual espetacular de paraíso tropical. Aproveite os dias para conhecer as ilhas, passear nas praias, nadar em águas mornas e mergulhar entre peixes e corais.
Onde ficar
Na hora de escolher sua hospedagem nas Maldivas, é importante seguir algumas dicas, como dar preferência para ilhas desabitadas, que tenham apenas resorts e hotéis. Geralmente o preço é mais salgado, mas em ilhas habitadas há restrições por conta da religião muçulmana, como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas e do uso de biquíni nas praias. A escolha do resort também é algo que deve ser feita com cuidado. Embora os preços das diárias variem, considere o custo-benefício e tudo o que aquele empreendimento oferece. Vale a pena gastar um pouco a mais para curtir tudo o que esse destino pode te dar, como aqueles bangalôs sobre a água e a praia azul dos sonhos.
Em Seychelles, as distâncias entre as ilhas são longas, então escolha bem onde ficará hospedado. A dica é observar com atenção todos os serviços e amenidades oferecidos pelos hotéis. Entre os locais mais procurados estão o grupo de atóis Alphonse, St. François e Bijoutier, a Denis Island, Desroches, Felicité e Frégate Island.
Como chegar
O aeroporto internacional de Maldivas fica em uma ilhota próxima a Male e que recebe voos de diversas partes do mundo. Do Brasil é possível pegar um voo da Emirates até Dubai e outro da mesma companhia para Male. Chegando lá, é preciso pegar um hidroavião ou barco para o seu hotel – dependendo da distância.
Não há voos diretos do Brasil para Seychelles. Para chegar lá é preciso fazer escalas em Frankfurt (Alemanha), Joanesburgo (África do Sul), Adis Abeba (Etiópia), Nairóbi (Quênia), Zanzibar (Tanzânia), Dubai e Abu Dhabi (Emirados Árabes) ou Doha (Catar). O principal aeroporto de Seychelles é o da ilha de Mahé, que serve a capital Victoria. Para transitar entre as ilhas há barcos e voos.