Caribe na América do Sul

Los Roques

Mar azul, areias brancas, clima tropical. Esse cenário nos remete imediatamente às praias do Caribe como Cancún, Punta Cana, Aruba ou Bahamas. Mas saiba que existe Caribe na América do Sul! San Andrés e Los Roques, respectivamente na Colômbia e na Venezuela esbanjam belezas e aquele tom de azul perfeito do oceano.

San Andrés
O belo mar de sete cores de San Andrés é um dos mais belos da América do Sul (Crédito: Shutterstock)

San Andrés

Com águas cristalinas que variam em diferentes tons de azul e verde, o arquipélago que pertence à Colômbia fica localizado no Mar do Caribe e é um dos destinos mais impressionantes do país.A coloração das águas é tão rica que ganhou o apelido de Mar de Sete cores.

Formado pelas ilhas de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, fica bem próximo da Nicarágua (motivo pelo qual o país reclama o domínio até hoje!). É o paraíso para os mergulhadores, com mais de 40 pontos para a prática e uma rica vida marinha.

San Andrés, mergulho
O mergulho é uma das principais atividades para os turistas em San Andrés (Crédito: Shutterstock)

Os turistas curtem atividades como kitesurf, windsurf e jet-ski, aproveitam as piscinas naturais que se formam nas rochas e ainda apreciam o melhor da culinária local, com pratos que levam lagosta, pargo, caranguejo e até mesmo o exótico caracol.

Entre as principais atrações estão a Caverna de Morgan, com formações rochosas incríveis e que – diz a lenda – guarda ainda hoje o tesouro de um pirata protegido por um caranguejo gigante! Outro ponto que não deve faltar no roteiro de viagem a San Andrés é o Balneário West View, conhecido como La Piscinita. Repleto de piscinas naturais, trampolim e escorregador, o local parece um aquário em que você pode praticar snorkel. Confira nossas promoções especiais de pacotes para San Andrés!

Los Roques
Los Roques fica em pleno Mar do Caribe e tem praias de com um azul impressionante (Crédito: Thinkstock)

Los Roques

Considerado o destino mais belo da Venezuela (e um dos mais bonitos de toda América do Sul), o arquipélago Los Roques fica a cerca de 170 km da costa do país, em pleno Mar do Caribe. Possui aproximadamente 50 ilhas, sendo a Gran Roque a mais povoada da região.

Para quem gosta de mergulho, Los Roques é um prato cheio. Pontos como Boca de Cote, Las Salinas e La Guasa são destaque. As praias são um convite para relaxar, com o mar azul transparente e águas calmas. As ilhas com as praias mais conhecidas são Francisquí, Madrisquí e Crasquí. Para famílias com crianças, a dica é visitar Dos Mesquises, onde existe o projeto “Adote uma tartaruga”.

Los Roques, Ilha Crasquí
Conheça as praias da Ilha Crasquí em relaxantes passeios de barco (Crédito: Shutterstock)

Como chegar

Não existem voos diretos entre o Brasil e Los Roques, portanto é preciso pegar um voo até Caracas e seguir em um avião pequeno até o arquipélago. Na hora da hospedagem, prefira gastar um pouco a mais para garantir mais conforto. Hotéis pequenos não costumam contar nem com itens mais básicos, como um chuveiro quente. As opções de alimentação também são limitadas e não existem muitos restaurantes disponíveis. Mais uma vez, a escolha do hotel é importante, já que a maioria dos turistas fecham pacotes de pensão completa com pousadas e hotéis.