Por Isadora Ferreira
00Sabia que nem todos os lugares comemoram a Páscoa da mesma forma? Os coelhos não distribuem ovos de chocolate em todos os países, como acontece no Brasil. Em cada parte do mundo, as pessoas têm seus costumes, seja com comidas, tradições ou símbolos diferentes dos nossos. Confira como a Páscoa é celebrada em seis outros países:
Ovos pintados na Alemanha
Na Alemanha, a comemoração é para a deusa da primavera, Ostara. Por lá, a tradição é furar ovos de galinha, esvaziá-los e pintá-los de formas coloridas. Na tradição do povo eslavo, essa arte é símbolo de fertilidade e sorte. E as pinturas, podem evitar que espíritos ruins e o azar entrem em suas casas. A tradição acontece desde o século 17, e, se você for até a cidade de Schleife, consegue ver os ovos, que ficam em exibição no Mercado de Ovos de Páscoa da cidade.
Omelete gigante na França
Aqui os ovos também não são de chocolate! Na França, desde 1973, são utilizados cerca de 15 mil ovos para fazer uma omelete gigante. Vários cozinheiros se unem e fazem o prato juntos. Depois a comida é dividida para a população de cada cidade.
O marsupial nativo da Austrália
A Austrália, conhecida por ter tanta diversidade de fauna, tem como símbolo da Páscoa o bilby, um marsupial nativo australiano. No país, os coelhos são considerados uma praga não controlada após terem sidos exportados para caça esportiva e se reproduzido em uma escala que fugiu do controle. Assim, eles aproveitaram para ligar a memória afetiva da população com o bilby, já que ele está ameaçado de extinção.
Gincana de ovo nos Estados Unidos
Os Estados Unidos fazem todo ano uma gincana conhecida como Egg Rolling. A história conta que a tradição começou na Europa pré-cristã com os povos saxões. A brincadeira consiste em rolar, com a ajuda de uma colher, ovos de galinha decorados do alto de uma colina até a parte de baixo. Hoje, a proporção se tornou tão grande que a Casa Branca passou a promover uma cerimônia oficial da prática.
Gostosuras e travessuras na Finlândia
Na Finlândia, a Páscoa se parece muito com o que conhecemos como Halloween. As crianças passam de porta em porta em seus bairros pedindo doces e, quando ganham, entregam para os moradores uma carta decorada, conhecida como “Carta de Páscoa”.
Carpete de flores na Guatemala
Na Guatemala, o foco é religioso. Ocorre um ritual lindo e colorido, com trajes tradicionais do país e carpetes de flores de várias cores. As pessoas caminham pelos carpetes para chegar à igreja e fazer uma celebração cultural. Além disso, as ruas das cidades ficam cheias de incensos, contribuindo para que todos os lugares fiquem enfeitados e coloridos.