Por Isadora Ferreira
Recife, a terra do frevo, fervilha com alegria, tradição, cultura e natureza exuberante. Cercada por rios e interligada por pontes, a capital do Pernambuco é repleta de ilhas e mangues. Por causa dessa impressionante geografia, tem o sugestivo apelido de “Veneza Brasileira”. Não bastasse tanta beleza, tem atrações incríveis para todos os públicos. Confira:
Guia de Recife: como curtir a capital pernambucana
A badalada Praia de Boa Viagem
A praia mais badalada de Recife tem mar tranquilo, protegido por uma barreira de corais, que proporciona deliciosos banhos. As ciclovias e os quiosques movimentam o calçadão de sete quilômetros de dia e à noite.
O charme histórico de Recife Antigo
Bares, restaurantes, centros culturais e museus instalados em coloridos edifícios históricos movimentam o bairro que deu origem à cidade de Recife no século 16. Para ver do alto parte dessa região, basta dar um pulo no Marco Zero. Outro monumento imperdível do bairro do Recife (também conhecido como Recife Antigo) é a Sinagoga Kahal Zur Israel, erguida em 1855 na então Rua dos Judeus, onde se concentravam os estabelecimentos comerciais desse povo.
A beleza artística da Oficina Brennand
O ateliê e o museu do artista pernambucano Francisco Brennand exibe curiosas esculturas, painéis de azulejos e pinturas. A oficina funciona desde 1971 em uma antiga fábrica de tijolos e telhas, com um belo jardim projetado pelo paisagista Burle Marx, com fontes e lagos.
Instituto Ricardo Brennand e uma viagem no tempo
O museu instalado na réplica de um castelo medieval reúne armas brancas, jardins com valiosas esculturas, obras de arte sobre o período da ocupação holandesa e pinturas feitas por viajantes dos séculos 18 ao 20.
Passeio por Recife e Olinda
Você tem uma visão geral de Recife, passando por atrações como a Praia da Boa Viagem, a Ponte Maurício de Nassau e a Praça da República. Depois visita o lindo centro histórico de Olinda, onde faz uma parada para fotos panorâmicas no Alto da Sé. O passeio custa a partir de R$ 76 por pessoa na CVC (consulte a loja mais próxima).
Onde comer em Recife
Carne de sol, tapioca, frutos do mar e galinha cabidela são algumas delícias que você pode degustar em Recife. De sobremesa, ninguém resiste ao bolo de rolo, que lembra um rocambole recheado de goiabada, e o cartola, que consiste de banana frita com queijo-coalho ou queijo manteiga, açúcar e canela.
No Restaurante Parraxaxá, você pode experimentar sabores da comida regional em um bufê por quilo no almoço e no jantar e, sendo cliente CVC, ganha 10% de desconto.
O Restaurante Patuá tem foco em frutos do mar e decoração com itens de artistas regionais. Além disso, cliente CVC ganha um mimo especial no local. Para quem gosta de lugares históricos, o Restaurante Leite é o mais antigo do Brasil, com funcionamento ininterrupto desde 1882 e cozinha variada.
Onde ficar em Recife?
Para quem prefere uma hospedagem econômica, o Hotel Onda Mar fica a duas quadras da Praia de Boa Viagem. Tem piscina na cobertura e não cobra hospedagem para até duas crianças no mesmo quarto dos pais.
Com um orçamento um pouco maior, no Hotel Internacional Palace você pode ficar em frente ao trecho de mar onde se formam piscinas naturais, com opção de apartamentos com varanda voltada para o oceano. Na CVC, a diária custa a partir de R$ 120 por pessoa de março a dezembro, incluindo feriados. Reserve aqui
Se você quer uma viagem luxuosa, o Radisson Recife pode ser sua escolha à beira-mar, com direito a sauna e vista garantida de seu apartamento para praia.