Os passeios na Chapada Diamantina revelam algumas das paisagens naturais mais extraordinárias do Brasil. Um oásis no sertão, o parque nacional da região é marcado por montanhas de topos chapados, que podem ser observadas a partir de uma série de mirantes, além de cachoeiras imensas, poços de água azulada e formações rochosas surreais.
As cidades de Lençóis e Mucugê, principais bases para os passeios, têm centrinhos coloniais coloridos com barzinhos animados e restaurantes que servem de bufê por quilo a pratos refinados com ingredientes regionais. As opções de hospedagem são igualmente diversas: há tanto pousadas simples para quem não quer gastar muito quanto hotéis boutique superconfortáveis. O clima permite visitar o destino o ano inteiro – ainda bem, já que há muitos festivais e eventos interessantes.
Conheça abaixo os principais passeios na Chapada Diamantina organizados pela CVC e seus parceiros:
RIBEIRÃO DO MEIO
Pertinho do centro de Lençóis, o conjunto de quedas d’água do rio Ribeirão é uma boa pedida para quem quer fazer uma trilha que não exige muito esforço. Ali tem um “tobogã” de pedra natural para escorregar e cair direto em águas claras e refrescantes.
Duração média do passeio: 3h. Dificuldade: leve.
TOUR DAS GRUTAS + MORRO DO PAI INÁCIO
A vista incrível do topo do Morro do Pai Inácio, com o famoso Morro Três Irmãos ao fundo, é a primeira parada desse tour, um dos principais passeios na Chapada Diamantina. De lá, segue-se para a Fazenda Pratinha, uma das mais visitadas da região, onde ficam a Gruta Azul e a Gruta Pratinha – dá para mergulhar e fazer tirolesa em águas translúcidas. Depois do almoço delicioso na fazenda, o tour segue até a Gruta da Lapa Doce: o guia leva por cerca de 850 metros do interior da gruta apontando inúmeras formações rochosas.
Duração média do passeio: 10h. Dificuldade: leve.
CACHOEIRA DO SOSSEGO
Essa trilha ligeiramente desafiadora passa por terrenos bastante variados, com trechos em meio à mata e entre as pedras do leito do rio Ribeirão. A Cachoeira do Sossego, com 20 metros de queda em uma parede rochosa avermelhada, aguarda os visitantes com um merecido banho em seu grande poço.
Duração média do passeio: 7h. Dificuldade: avançada.
CACHOEIRA DO MOSQUITO
Na Fazenda Santo Antônio, a 40 km de Lençóis, a cachoeira tem uma queda forte e certeira de 60 metros de altura – pare no mirante da estrada para admirar sua grandiosidade em meio à vegetação. O guia leva por uma caminhada de 30 minutos até ela, com muitos lugares para tomar banho. O nome é menção aos diamantes miúdos encontrados ali na época do garimpo.
Duração média do passeio: 4h. Dificuldade: leve.
TOUR SERRANO
No Parque Municipal do Serrano, a trilha sobe pelo leito do rio Lençóis até o Poço Haley, passando por piscinas naturais chamadas de “caldeirões”, formadas pela força das águas. O caminho continua pelo bonito salão de Areias Coloridas, pelas quedas d’água da Cachoeirinha e da Cachoeira da Primavera e por um mirante com ampla vista para a cidade de Lençóis.
Duração média do passeio: 3h. Dificuldade: leve.
CACHOEIRA DA FUMAÇA
Prepare o fôlego! Além de a caminhada ser longa, com cerca de 12 km (ida e volta) e trechos de subida íngreme, a cachoeira em si despenca por quase 400 metros, sendo uma das maiores do Brasil – e você pode vê-la do alto. Na volta, há parada para banho na cachoeira do Riachinho, no Vale do Capão. É um dos melhores passeios na Chapada Diamantina.
Duração média do passeio: 10h. Dificuldade: avançada.
POÇO AZUL E POÇO ENCANTADO
Esses dois atrativos entre Lençóis e Mucugê rendem um dia tranquilo e cheio de belezas na chapada. No Poço Azul, você é convidado a flutuar com snorkel dentro de uma gruta com água azul vibrante e transparente. No Poço Encantado, você observa uma lagoa azul dentro de uma caverna, que entre abril e o início de setembro fica ainda mais especial com a incidência da luz do sol, mostrando rochas a até 40 metros de profundidade.
Duração média do passeio: 10h. Dificuldade: leve.
E aí, já escolheu seus passeios na Chapada Diamantina? Visite uma de nossas lojas e reserve já!