Safári na África do Sul: Parque Kruger ou reservas privativas?

safari-africa-do-sul

Ir para a África do Sul é sempre uma aventura, isso não tem como negar, mas o que você pode não saber é que dá para escolher o seu nível de aventura e curtir a vida selvagem mais de perto ou não.

Para te ajudar nessa escolha é importante entender que há mais de 20 parques nacionais no país, sem contar as reservas naturais privativas, que ocupam uma área de cerca de 150 mil hectares. Tanto as reservas quanto os parques não são separados por cercas e os animais ficam livres. Entenda melhor a diferença dos safáris em parques nacionais ou em reservas privativas:

safari-kruger-parkParques nacionais

Nos parques nacionais, como nos parques Kruger e Pilanesberg, os safáris são realizados em veículos 4×4 fechados, geralmente em grupos grandes e passa pelas principais estradas. Dá para ver animais circulando normalmente em seu hábitat, como as girafas, leões, elefantes e muito mais. Um dos momentos mais inesquecíveis é o final da tarde, quando os animais contrastam com o céu alaranjado.

O Kruger Park está incluso em grande parte dos pacotes de viagem para as cidades de Johanesburgo e Pretória. Por lá passam mais de 1 milhão de pessoas anualmente. É recomendado se hospedar nos arredores ou nos lodges (alojamentos) de reservas privativas e ficar ao menos dois dias.

Reservas privativas

Normalmente as áreas privadas oferecem acomodações especiais, como os hotéis de selva e lodges, voltados para oferecer uma experiência exclusiva no meio da mata. Outro diferencial desses locais é que o safári é restrito aos hóspedes e percorre estradas diferentes dos parques nacionais. Os tours são realizados em carros 4×4 abertos e em grupos menores, ou seja, as chances são menores do passeio ficar lotados de turistas. Os custos dependem das taxas cobradas por cada reserva.

Um exemplo é a Sabi Sands Private Game Reserve, próxima ao Parque Nacional Kruger, reserva que ficou famosa por concentrar os “Big Five” – búfalo, elefante, leão, leopardo e rinoceronte – como são popularmente chamados os cinco animais mais desafiadores da África do Sul.

*Oferta sujeita à disponibilidade e alteração