A 250 km da capital São Luís, os Lençóis Maranhenses atraem muitos viajantes em busca do fenômeno das lagoas interdunares à beira-mar, que formam um cenário único e especial. Para te ajudar, confira quando ir, dicas de hospedagens e tudo sobre a sua viagem para a região:
Quando ir para os Lençóis?
Para viajar para os Lençóis Maranhenses é preciso estar atento à temporada de chuvas, que ocorre entre janeiro e junho. É nesse período em que as lagoas enchem e a paisagem ganha os contornos com dezenas de piscinas de água doce em meio às dunas.
Assim que os dias chuvosos diminuem, as lagoas começam a secar. A partir de setembro, já ficará bem difícil encontrar lagoas com água suficiente para mergulhos. Fique atento a isso.
O que fazer?
Todo mundo sonha em dar altos mergulhos nas lagoas dos Lençóis Maranhenses, não é mesmo? Para conhecê-las, há vários passeios oferecidos pela CVC com saídas em Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.
Entre os mais conhecidos está o passeio 4×4 (estilo jardineira). Neste tour panorâmico pela região, você e a sua família passeiam entre as dunas e mergulha nas lagoas do parque.
Saindo do hotel à tarde, o veículo atravessa o Rio Preguiças de balsa e depois segue por uma trilha de 12 km, passando por vegetações de restinga, até o início das dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Na chegada ao parque, o visitante faz uma parada na Lagoa Azul, a mais famosa da região, onde pode mergulhar nas suas águas doces e transparentes. Em seguida, caminha por cerca de meia hora até a Lagoa do Peixe, onde tem tempo livre para tomar banho. Ali também admira a vegetação ao fundo e seus pequenos peixes, presentes mesmo após o período chuvoso, quando se reproduzem enterrando os ovos na areia. A última parada do passeio é no alto de uma duna para admirar o lindo pôr do sol.