A Serra da Mantiqueira, localizada entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, é um dos locais mais interessantes e bonitos da região Sudeste do país. Para quem mora nas capitais e cidades próximas, é uma ótima dica de passeio ou mesmo de viagem curta, que pode ser bem econômica e cheia de aventura. Confira nossas dicas do que fazer na Serra da Mantiqueira!
Montanhas
A região abriga 4 dos 10 picos mais altos do Brasil: a Pedra da Mina, Pico das Agulhas Negras, Morro do Couto e a Pedra do Sino de Itatiaia. Se você gosta de trilhas e tem fôlego para subida, aproveite para conhecer essas paisagens incríveis.
Aventura
Além de montanhas, a região tem várias nascentes, cachoeiras e mata preservada, cenário ideal para trekking, escalada, ciclismo, cavalgadas e rally. Praticamente todas as cidades oferecem passeios.
Clima
Devido à altitude, o clima da serra é sempre mais ameno. No inverno, é comum a ocorrência da névoa no começo da manhã e geada frequentes. Nos picos mais elevados, as temperaturas podem ser negativas. Mesmo no verão, o clima tende a ser um pouco mais fresco.
Hotéis-fazenda
A Serra da Mantiqueira possui uma ótima infraestrutura de hospedagem, com muitos hotéis e pousadas charmosos, com chalés de madeira para curtir o visual de montanha. Mas se você procura por muita diversão e comer bem, aposte nos hotéis-fazenda. Destaque para o Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira, em Virgínia (MG).
Gastronomia
A região é bem conhecida por produzir muitas delícias caseiras e ter ótimos restaurantes. Em Monte Verde (MG) e Campos do Jordão (SP) o charme está em cada esquina, com pratos deliciosos e muitas lojas de chocolate e cerveja artesanal. Aproveite para comprar doces típicos e apostar em uma noite romântica saboreando um fondue de chocolate.