Localizado mar adentro, a 500km de Recife/PE, Fernando de Noronha está em meio ao azul profundo do Atlântico, onde as Ilhas Vulcânicas formaram um abrigo perfeito para a fauna marinha. Lá você pode praticar mergulho, seja de superfície, ou de cilindro para ver de perto a vida marinha. A pequena ilha de apenas 17 km² sabe receber os turistas e preza pelo seu ecossistema acima de tudo. Há uma taxa ambiental para os visitantes e todo o lixo produzido e até passeios são controlados para beneficiar o meio ambiente.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina está localizado no interior da Bahia, abrangendo 24 municípios. Nos 38 mil km² do Parque Nacional da Chapada Diamantina, já foram catalogadas mais de 200 espécies vegetais e animais endêmicas. Para explorar a região é fundamental ter um guia em cada passeio. Ao chegar nas cidades que abrigam o parque nacional como Lençóis, Mucugê, Andaraí e Vale do Capão, todas as ofertas de passeios já contam com os guias especializados.Procure ainda intercalar passeios mais tranquilos com os mais desgastantes e leve dinheiro papel pois por lá poucos são os lugares que aceitam cartão.
Localizado na divisa entre Sergipe e Alagoas, é um destino turístico relativamente novo e se tornou uma das maiores maravilhas naturais do Nordeste, localizado a 200 km da capital Aracaju/SE.
Este é o 5º maior cânion navegável do mundo e sua água verde esmeralda do Rio São Francisco com os paredões que chegam aos 15 metros de altura constroem o caminho de uma viagem inesquecível.São 60 km de extensão e até 190 metros de profundidade! É um passeio de um dia e pode ser feito até com crianças pequenas. Tivemos aqui no Dicas de Viagem um post exclusivo sobre o destino!
O Brasil é mesmo o país da natureza e o Jalapão é mais uma prova exuberante da nossa diversidade.
Localizado no Estado de Tocantins, entre as cidades de Palmas e Ponte Alta do Tocantins, o Jalapão é um conjunto de cinco áreas de conservação que inclui um parque estadual, com uma área preservada maior que o estado do Rio de Janeiro.
O cenário é um dos mais exuberantes e inusitados do Brasil, com cachoeiras cristalinas, piscinas naturais num tom de verde-esmeralda de encher os olhos, dunas alaranjadas e chapadões, uma imensidão sem fim.
Uma cidade pequena em Minas Gerias que é muito famosa pela produção e venda de malhas. Ou seja, destino que combina muito com dias de inverno. Em todas as estações do ano você pode aproveitar muito os passeios ao ar livre fazendo trilhas a pé, à cavalo e até mesmo de mountain bike. A região tem dezenas de hotéis ecológicos e hotéis fazenda que oferecem a experiência perfeita de viagem para toda a família.
Em Lagoa Santa, Minas Gerais, está um dos mais famosos conjuntos de grutas do Brasil, a Lapinha. Suas cavernas e grutas são repletas de pinturas rupestres. Além disso aqui está o Museu Arqueológico de Lagoa Santa com um acervo formado por funerárias indígenas, esqueletos, ossadas, crânios e arcadas. A mais famosa delas, Luzia, é a ossada mais antiga já encontrada e acredita-se que ela tenha vivido aqui nesta região onze mil anos atrás.
No Sul de Minas Gerais essa pequena região é cercada por Mata Atlântica e oferece o melhor do ecoturismo em um destino rural cheio de charme. Faz parte do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira e do Caminho Velho da Estrada Real, é também uma estância mineral por conta das várias fontes de água. Seus principais passeios envolvem trilhas de caminhada, escalada, jipes 4×4 e muita aventura. Para quem quer uma viagem mais leve, vale embarcar no Maria Fumaça no Trem da Serra da Mantiqueira para se deslumbrar com a paisagem.
A imponência natural da Chapada dos Guimarães justificou a criação, em 1989, do parque nacional que leva seu nome. Na área de conservação e em seus arredores ficam a maior gruta de arenito do Brasil, cachoeiras como a emblemática Véu de Noiva, uma profusão de paredões de pedra alaranjados e belos rios. Recentemente, a cidade ganhou um estruturado parque de ecoturismo. Muitos restaurantes só abrem nos fins de semana, quando as pousadas costumam lotar. Perfeito para viajar no verão, caminhas sob o sol e mergulhar nas águas de uma cachoeira para se refrescar.
É território habitado por povos indígenas da tribo bacairi e é uma região rica em belezas naturais. Nos meandros da serra do Tombador e do distrito de Bom Jardim escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras, lagos, rios e grutas, algumas totalmente inexploradas. Existem sítios arqueológicos de grande valor científico, onde proliferam pinturas e inscrições rupestres, que atestam a antiguidade da vida humana na região. Você poderá aproveitar passeios de flutuação em balneários, conhecer o Reino Encantado da Lagoa Azul, visitar a Lagoa das Araras, cachoeiras como a Serra Azul e para os mais aventureiros fazer boia cross pelo Duto do Quebó. Encerre o dia no Mirante do Cerrado com uma vista de tirar o fôlego.
Este é simplesmente o melhor destino para mergulho fluvial do Brasil. Na nascente cristalina do Rio Baía Bonita, que forma o Aquário Natural você nada ao lado de diversas espécies de peixes coloridos. Perfeito para uma viagem em família com muita aventura. O local tem ótima estrutura para receber todo tipo de turista. É possível fazer rappel, descer corredeiras, mergulho e trilhas. Aqui a preocupação com o meio ambiente é levada a sério. Parece até que muitas das atrações da cidade foram descobertas recentemente, de tão intocadas.
Um dos pontos turísticos mais procurados em Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um dos mais famosos locais para Ecoturismo. Na região, é possível encontrar várias cachoeiras com as mais variadas alturas. Para chegar a algumas delas, é necessário percorrer trilhas que variam de 2 km a 12 km, considerando a ida e a volta. Alguns dos caminhos são planos em grande parte e bem sinalizados, enquanto outros apresentam nível de dificuldade mais elevado por terem terreno íngreme e acidentado. Então sempre procure por guias especializados para transitar pela região. São também vários os mirantes, pontos de escalada e vale também a visita ao incrível Vale da Lua.