Capitólio: um tour pelas cachoeiras e cânions

Entre montanhas aos pés de água doce, cachoeiras, dias ensolarados e muita tranquilidade, a pequena cidade de Capitólio, em Minas Gerais, rende um roteiro e tanto! Sem falar que está localizada a cerca de 5h de São Paulo, de carro. Além de perto da capital paulista, é tanta beleza natural no entorno e boa comida, que o difícil é querer ir embora.

 

O destino oferece experiências que encantam casais e famílias e também tem sido a escolha de viagens entre amigos. A primeira parada de 9 entre cada 10 turistas que vão para lá é o Mirante dos Cânions, local que fica próximo à rodovia MG-050 e tem estacionamento. Depois de esticar as pernas ao sair do carro, basta uma curta caminhada para avistar a fenda que se abre entre paredões de pedra e o rio Grande, também chamado de Lago de Furnas.

icon-camera  Fique por dentro: O que é o Lago de Furnas?

É a maior extensão de água do estado de Minas Gerais e engloba 34 cidades que oferecem atividades ao ar livre, como passeios de lancha, trilhas por cachoeiras e pesca esportiva. Na região de Escarpas, bairro de Capitólio, há um balneário repleto de casas de veraneio e é também onde está instalada a maior marina fluvial da América Latina.

Bem pertinho do cânion, há passeios de lancha que levam pequenos grupos às cachoeiras e pontos de concentração de tucanos. A água é cristalina, com tons de azul e verde e, dependendo da época, bem geladinha. As lanchas ou chalanas partem da beira do rio, perto da Ponte Sobre o Rio Turvo, onde você também encontra postos de gasolina, estacionamentos e restaurantes com comida típica, como o Restaurante do Turvo, famoso por servir traíra desossada, um tipo de prato que você só encontra em Capitólio.

Reserve pelo menos 1 dia para curtir as cachoeiras espalhadas pela zona rural do município. Uma das maneiras de se programar é acordar cedinho para ir à Trilha do Sol, uma área particular aberta para visitantes (a entrada é cobrada) onde os visitantes percorrem uma trilha para ter chegar a três cachoeiras, todas disponíveis para banho. Dá para ficar quanto tempo você quiser em cada uma delas e ainda descansar no redário ao final do passeio.

Outras áreas de lazer que valem a visita são: Cachoeira do Lago Azul, Paraíso Perdido, Cascata EcoParque, Cachoeira Diquadinha (acesso gratuito) e muito mais. Com mais tempo, dá para ir à cidade vizinha de Piumhi (município produtor do Queijo Canastra), muito procurada para comprar e (provar, claro!) doces mineiros e queijos.