Aurora Boreal: dicas de destinos para ver esse fenômeno!

aurora-boreal

A aurora boreal é uma daquelas atrações que mais parecem cenário de filme! Mesmo sendo algo difícil de se encontrar, trata-se de um fenômeno natural comum em destinos que estão em regiões remotas no entorno do círculo polar. Alguns desses são: Finlândia, Suécia, Irlanda e Canadá.

Saiba mais sobre como se formam as auroras boreais, os destinos onde esse evento natural acontece e como garantir seu roteiro para ver toda essa beleza de perto. Confira!

Aurora boreal: o que é?

A formação desse fenômeno de coloração esverdeada, amarela, azul ou até em tons de roxo depende do efeito da eletricidade gerada na atmosfera, formando o que é conhecido pelos cientistas como fulgurações solares. Nem sempre é possível visualizar a aurora boreal com clareza e é preciso sorte para encontrá-la, mas vale a pena a tentativa.

Principais destinos

laponia-aurora-borealLapônia, entre a Suécia e a Finlândia

A cidade de Kiruna, perto da fronteira entre os dois países, chega ao frio de -5ºC durante o inverno. Prepare-se para ver muito neve por lá e vivenciar uma experiência inesquecível. Além de observar o céu, os passeios costumam levar os turistas para andar de trenó, visitar uma fazenda de criação de renas o até navegar no mar praticamente congelado. A melhor época para ir é de janeiro a março.

Islândia

islandia-aurora-boreal

Na Islândia, onde está a capital mais ao norte do mundo, Reykjavik, a melhor época para avistar as auroras boreais é entre os meses de setembro a abril.

As regiões perto da costa são as mais indicadas para encontrar as “luzes dançantes no céu”. Para evitar qualquer problema com o acesso às estradas na busca por auroras boreais, prefira fazer expedições com guia. Se a ideia é ir sozinho, considere ir a locais mais abertos, perto das cidades e fique de olhos em sites e app de previsões do céu.

Canadá

canada-aurora-boreal

A região mais próxima do Alasca é a mais indicada para encontrar as luzes coloridas no céu noturno, como na província de Yukon.

Também é comum a formação de auroras boreais na área das Montanhas Rochosas do Canadá. A bela região de Banff, repleta de lagos entre montanhas também é um local que vale a pena incluir na rota. Leve também a câmera fotográfica e certifique-se de que terá transporte seguro no seu pacote.

 

icon-suitcase Tire suas dúvidas com nossos agentes de viagem, procure a loja CVC mais próxima ou acesse o site para reservar seu pacote, hotel ou passagem aérea!