Com mais de 320 mil km2, a Chapada dos Guimarães, localizada no Mato Grosso, é o lugar perfeito para viver uma grande aventura. Com dezenas de cachoeiras, cavernas, lagoas, trilhas e paredões, atrai milhares de turistas todos os anos em busca de bela paisagens e boas energias. Confira 5 motivos para fazer agora suas malas e embarcar nessa trip:
1 -Paredões e mirantes
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães conta com mais de 150 km de paredões e, do alto deles, existem diversos mirantes ótimos para fotos panorâmicas. Entre eles está o Mirante do Véu da Noiva, que conta com restaurante e lojinha. Outro famoso é o Mirante Geodésio, que fica a 800 metros de altitude e o melhor ponto para visualizar o encontro da Chapada e o Pantanal. Já do alto dos cerca de 1000 metros de altitude do Morro de São Jerônimo você terá uma das melhores vistas da região.
2 – Cachoeiras e cavernas
A Chapada conta com diversas cachoeiras, que surgem uma atrás da outra ao longo do curso do rio Sete de Setembro. Uma das mais famosas é a Véu de Noiva, com 86 metros de altura. No Circuito das Cachoeiras você passa por sete quedas d’água, em cerca de seis quilômetros. O melhor do passeio é poder nadar nas piscinas naturais – as mais famosas estão nas cachoeiras da Prainha e das Andorinhas. Destaque também para as cachoeiras do Pulo, da Geladeira e Sete de Setembro. Durante o Circuito das Cachoeiras, passe pela Casa de Pedra, caverna próxima a um córrego e famosa pelos desenhos rupestres. Já a caverna Kiogo Brado tem paredes de arenito, caminhos estreitos e entrada gigante, com cerca de 30 metros de altura. E finalmente conheça a caverna Aroe Jari (“Morada das Almas”), a maior gruta de arenito do país com 1,5 km de extensão, trechos submersos e muitas pinturas rupestres.
3 – Fauna e flora
Com vegetação típica do cerrado, a Chapada dos Guimarães tem diversas trilhas em que você terá um contato direto com a natureza. A paisagem local é formada por grandes esculturas de pedra com árvores contorcidas, sendo considerada um dos melhores destinos para o ecoturismo no mundo. São mais de 400 espécies de animais vivendo no local, como o gavião-tesoura, tamanduá-bandeira, lobo-guará, jaguatirica e onça-pintada. A Chapada também é um excelente local para observação de aves.
4 – Infraestrutura
Chapada dos Guimarães também é o nome da cidade onde fica o parque nacional e o acesso para o município é muito fácil. São cerca de 70 km a partir do aeroporto de Cuiabá. Em muitos mirantes é possível chegar de carro, sem precisar caminhar muito, o que é ótimo para quem viaja com crianças e idosos. Muitos locais também contam com cercas de proteção, pontes e plataformas, além de comércio organizado de água e outros produtos. Existem também muitas opções de hospedagem na Chapada e o destaque fica para o Malai Manso Resort, um dos mais completos do Brasil. Localizado às margens do Lago do Manso, possui ampla estrutura de lazer com piscina, restaurantes e bares, complexo esportivo, campo de golfe, esportes radicais, SPA e outras comodidades.
5 – Gastronomia
Aproveite sua viagem para a Chapada dos Guimarães para apreciar a cozinha mato-grossense, que tem influências da culinária africana, portuguesa, italiana e síria. Alguns dos pratos mais famosos são Maria Isabel (carne seca com arroz), pacú assado com farofa de couve, carne seca com banana-da-terra verde e arroz com pequi. Entre os doces típicos da região estão o Furrundu (feito de mamão e rapadura de cana), doce de mangaba e o de goiaba, além dos licores de pequi, caju e de mangaba. Anote aí: no Mirante Morro dos Ventos fica um restaurante com o mesmo nome e que serve o melhor da culinária regional e ainda tem uma vista incrível. 😉
Dica de oferta CVC
Malai Manso Resort
Diárias a partir de
R$ 949
- All inclusive
- Piscinas
- SPA
- Bares e Restaurantes
*Ofertas sujeitas à disponibilidade e alteração.
Aproveite e compre sua viagem com o cartão Vale-Viagem da CVC! Com ele você pode parcelar em até 6x sem juros, recarregar quantas vezes quiser (a partir de R$ 200) e o crédito tem validade de 18 meses. Confira!