Conhecidos pelos vales profundos, rios sinuosos e formas rochosas singulares, os cânions estão espalhados por todo o mundo e são ideais para praticar caminhadas, escalada, remo, ou simplesmente fazer fotografias de paisagens de tirar o fôlego. A CVC fez a seleção dos 21 cânions mais incríveis do planeta, embarque nesta viagem fascinante.
1. Grand Canyon, Arizona, EUA
O mais famoso dos cânions foi formado pelo rio Colorado e está localizado no estado americano do Arizona. O desfiladeiro fica dentro de um parque nacional de 5 mil km² aberto a trilhas e excursões. (Crédito: Thinkstock)
2. Glen Canyon, Utah, EUA
Localizado no Glen Canyon National Park, em Utah, o cânion possui mais de 1,2 milhões de hectares de área. Nele você encontra o Horseshoe Bend, onde o curso do rio Colorado quase completa um círculo. (Crédito: Thinkstock)
3. Sumidero Canyon, Chiapas, México
Os visitantes do Sumidero Canyon National Park encontram além de uma paisagem única, diversas cachoeiras. Em alguns lugares, os paredões podem chegar a mil metros. (Crédito: Thinkstock)
4. Coyote Buttes, Arizona, EUA
Com formas onduladas e multicoloridas, as “ondas” do Coyote Buttes atrai turistas e fotógrafos de todo mundo. O controle dos turistas é severo, já que as rochas são frágeis. (Crédito: Thinkstock)
5. Colca Canyon, Arequipa, Peru
Duas vezes mais profundo que o Grand Canyon, nos Estados Unidos, o Colca Canyon tem 4.160 metros. O povo do Vale do Colca ainda guarda as tradições e os métodos agrícolas dos incas. (Crédito: Thinkstock)
6. Antelope Canyon, Arizona, EUA
O Antelope Canyon só pode ser visitado com licença e com um guia da Nação Navajo. Com 150 metros de altura é um dos cânions mais visitados e fotografados do sudoeste americano. (Crédito: Thinkstock)
7. Fish River Canyon, sul da Namíbia
Com 160 quilômetros de comprimento e mais de 500 metros de profundidade, é o segundo maior cânion do mundo e uma das mais populares atrações turísticas da Namíbia. (Crédito: Thinkstock)
8. Blyde River Canyon, Mpumalanga, África do Sul
Menor do que seu similar na Namíbia, o Blyde River Canyon tem cerca de 26 quilômetros de comprimento e 2,5 metros de profundidade, sendo o segundo maior cânion da África. (Crédito: Thinkstock)
9. Bryce Canyon, Utah, EUA
Composto por pilares de rocha sedimentados chamados hoodoos, este é o local no planeta com a maior concentração deste tipo de pedra. O cânion também é um ótimo lugar para observar estrelas. (Crédito: Thinkstock)
10. Waimea Canyon, Kauai, Havaí, EUA
Formado por um colapso vulcânico e pela erosão, a palavra Waimea significa “água avermelhada” em havaiano. (Crédito: Thinkstock)
11. Barranca del Cobre (Copper Canyon), Chihuahua, México
O cânion é formado por seis diferentes rios que desaguam no mar de Cortez e partes dele são habitadas pelo povo Huichol, que viaja em peregrinação por lá uma vez a cada ano. (Crédito: Thinkstock)
12. Cânion de Kali Gandaki, Nepal
Localizado no rio Gandaki, o desfiladeiro pode ser percorrido em trilhas ou raftings através do rio, tendo como paisagem as magníficas montanhas do Himalaia. (Crédito: Thinkstock)
13. Santa Elena Canyon, Texas, EUA
O Santa Elena Canyon fica no Big Bend National Park e milhares de turistas se aventuram pelas águas do Rio Grande a remo. (Crédito: Thinkstock)
14. Fjaðrárgljúfur, Südosten, Islândia
Com um nome complicado, o Fjaðrárgljúfur possui uma pista de caminhada que leva até a base. Um dos pontos famosos deste cânion é Heiðarsel, uma fazenda abandonada. (Crédito: Thinkstock)
15. Cânion de Cotahuasi, Arequipa, Peru
Considerado o mais profundo do planeta, o cânion atinge a marca de 3.535 metros. Os visitantes podem apreciar as belezas do local em trilhas e excursões. (Crédito: Thinkstock)
16. Charyn Canyon, Cazaquistão
Localizado próximo da fronteira chinesa, Charyn Canyon chega a 300 metros de profundidade e fica dentro do Charyn National Park, criado em 2004. (Crédito: Thinkstock)
17. Gorge du Verdon, França
O Gorge du Verdon atrai milhares de turistas da Riviera Francesa todos os anos, que fazem passeios de caiaque e escalada. Possui 25 quilômetros de extensão e 700 metros de profundidade. (Crédito: Thinkstock)
18. Dadès Gorge, Marrocos
Entre as montanhas do Atlas e Anti-Atlas, o cânion é lar de muitas aldeias berberes, grupo étnico do norte da África. (Crédito: Thinkstock)
19. Buckskin Gulch, Utah, EUA
O Buckskin Gulch é o cânion mais profundo do sul dos Estados Unidos e é preciso de licença para fazer caminhadas no local. (Crédito: Thinkstock)
Paredões também fazem parte da paisagem brasileira
Cânion Fortaleza, Rio Grande do Sul, Brasil
Uma das paisagens mais belas do Brasil, o Cânion Fortaleza chega 900 metros de altitude e é o principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. O cânion possui 7,5 quilômetros de extensão e o nome se deve ao formato de uma fortaleza.
Itaimbezinho, Rio Grande do Sul, Brasil
Com 5,8 quilômetros de comprimento, 2 quilômetros de largura e 700 metros de profundidade, o Itaimbezinho fica no Parque Nacional Aparados da Serra. A palavra Itaimbezinho vem do tupi-guarani. “Ita” significa “pedra” e “Aimbé” quer dizer “cortar”.